terça-feira, 16 de setembro de 2014

Série: "O Fruto & os Dons do Espírito" - PALAVRA DE CONHECIMENTO



PALAVRA DE CONHECIMENTO

“... a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de Conhecimento;” (1Co 12:8)


Assim como a Palavra de Sabedoria é um dos Dons do Espírito e manifesta-se “PELO” ESPÍRITO (Palavra “DIA” que denota uma ação do próprio Espírito), A Palavra de Conhecimento ou “LOGOS GNOSIS” também é um Dom do Espírito Santo para todos os santos e é dada PELO MESMO ESPÍRITO. Curiosamente a Palavra aí traduzida por “PELO” (com o sentido em português de: ATRAVÉS DE), é a Palavra KATÁ, diferente da Palavra de Sabedoria onde a Palavra usada é “DIA”. “KATA” denota por sua vez que este Conhecimento estava, era, pertencia ao Espírito Santo e Ele te permitiu conhecer.

É como ver, conhecer algo que está escondido, oculto, não foi visto ou revelado ainda, mas, está lá! É a Verdade sobre determinada situação. Quando tal “SEGREDO”, “MISTÉRIO” é revelado, quem o tinha escondido, percebe uma clara atuação sobrenatural, sobre algo que estava guardado em sua mente, mas, diante da Presença de Deus veio à Luz.

Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. (Jo 4:16-19)

Jesus está conversando com a mulher Samaritana e de repente Ele vê, ele toca em algo que queria tratar na vida da mulher, que era o fato dela não ter conseguido ser feliz com homem nenhum em sua vida, e quando ela diz que não tem marido, Jesus, revela, traz à Luz a situação dela estar vivendo com um homem, depois de ter vivido com outros, mas, que de fato não tem agido verdadeiramente como seu marido... A mulher ao ver aquela situação revelada, ali, diante de seus olhos por um estranho, percebe que Ele era da parte de Deus, e passa a crer nele.

Ela diz que via Nele um PROFETA. É muito comum quando alguém é usado por Deus, com uma Palavra de Conhecimento, ou mesmo numa Palavra de Sabedoria, ou também numa Palavra Profética, propriamente dita, as pessoas que são usadas por Deus, são chamados ou confundidos como PROFETAS. Na verdade todos que possuem O Espírito Santo, podem profetizar, mas, não necessariamente são profetas.
Também quando se percebe uma Palavra proveniente da Parte de Deus, generalizamos dizendo ser uma Profecia, ou uma Palavra vinda de um profeta.

O Saber, o conhecer o segredo sempre é para um fim proveitoso, para que alguém seja livre, curado, restaurado, tratado, NUNCA JAMAIS, para ser exposto, ou para ser manipulado ou enganado! Tais situações não vem da parte de Deus.

De muitas maneiras Deus pode trazer ao nosso coração uma Palavra de Conhecimento acerca de alguém. Quando oramos por uma pessoa, ao conversarmos com ela; e mesmo num sonho, ou num momento de oração específico....
A Palavra de Conhecimento pode expor um pecado, jamais exporá o pecador; a Palavra de conhecimento pode vir com uma visão, por exemplo de um objeto, uma frase, a lembrança de uma pessoa.

A Palavra de Conhecimento às vezes pode não fazer sentido, para quem a está recebendo, mas, terá todo sentido para a pessoa com quem Deus quer falar algo especificamente.

A Palavra de Conhecimento pode manifestar-se fisicamente, por exemplo com uma dor, ou alguma sensação física, apontando que há alguém num ambiente que está sofrendo de uma enfermidade ou um problema que Deus está para sarar ou solucionar.

“Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado; os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, prostrando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, declarando que Deus está verdadeiramente entre vós.” (1Co 14:24-25)

O Apóstolo Paulo tratando sobre a Oração em Línguas espirituais fala que é muito importante que oremos em línguas, na verdade ele diz, que de todas as pessoas ele era o que mais orava, mas, quando estamos juntos numa reunião, é fundamental que possamos falar palavra que as pessoas consigam entender, a ponto de Deus comunicar-se com elas, através de nós seu povo.

O exemplo citado justamente é de Palavras de Conhecimento, quando “OS SEGREDOS DO CORAÇÃO”, se tornam manifestos e mais uma vez generalizamos a palavra PROFECIA, como uma manifestação espiritual de um dos Dons do Espirito Santo específicos que é a Palavra de Conhecimento.

Lembremos sempre, que ainda que eu tenha toda a Ciência (Todo o Conhecimento), sem Amor, de nada serei proveitoso... O Dons do Espírito Santo são irrevogáveis, e quando pelo ESPÍRITO discernimos algo, temos que saber DELE, espera NELE, manifestar para a Glória de Jesus Cristo, o que nos foi revelado. Precisamos tratar o Poder que nos é confiado, com todo o quebrantamento e submissão Àquele que se entregou por nós na Cruz do Calvário.

Os dons não são para nós, não é para o nosso benefício, não é para controlarmos as pessoas, ou as manipularmos, mas, para manifestarmos O Amor de Deus através do Serviço aos Santos, e às pessoas que Deus ama e quer alcançar. Assim como um diácono aprende que Deus lhe dá autoridade para que possa servir a Deus, servindo às pessoas, todos nós precisamos de Fé e Disposição para nos colocarmos a favor de Deus, para ser um instrumento do seu Amor.

Creia, quando nos colocamos nas Mãos de Deus, com o desejo de ser um instrumento Dele para abençoar as pessoas, O poder de Deus simplesmente fluirá por nossas vidas...

MINISTÉRIO PASTORAL

IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário