terça-feira, 23 de setembro de 2014

Série: "O Fruto & os Dons do Espírito" - SHALOM


“Mas o fruto do Espírito é:..., a paz,...” (Gál 5:22)

Shalom é um dos nomes pelos quais Jesus é conhecido. A profecia de Miquéias que fala sobre o Lugar do seu nascimento diz que “Ele é a Nossa Paz” (Miq. 5:5); em Isaías, Jesus é chamado de “O Príncipe da Paz” (Is. 9:6), ou seja Ele é quem manifesta a Paz, inaugura a Paz, precede a Paz... É A PAZ!
Um dos cumprimentos mais comuns entre os judeus é: MÁ SHALOMCHÁ? (Como vai a tua paz?), para esta resposta a pessoa deve dizer: SHLOMI TOV! SHLOMI BESSÉDER! Ou SHLOMI LO TOV! (Minha paz vai bem! Minha paz está em ordem! Ou, Não estou em paz..)
Ou simplesmente as pessoas se cumprimentam e se despedem invocando uns sobre os outros simplesmente: SHALOM! (A PAZ)

Se entendermos que a Nossa Paz, ou a Paz de Deus em nós diz respeito à nossa Paz com Ele, este cumprimento ganha um sentido muito maior... Se estamos bem com Ele, a Paz Dele em nós, a nossa Paz, vai bem... Quando não estamos bem com Deus, não estamos em Paz. Não estamos NA PAZ... Está faltando O PRÍNCIPE DA PAZ EM NÓS!!!!!

A PAZ DE CRISTO, A Paz que Jesus vivia é a Paz que podemos ter sobre nossas vidas hoje. A Paz de Jesus era o fruto do seu relacionamento para com O Pai, um Equilíbrio mesmo em momentos terríveis. A paz de Deus flui do nosso relacionamento com Ele (de termos Paz com Deus), quando vivemos em obediência e em confiança.

“Ora, o próprio Senhor da paz vos dê paz sempre e de toda maneira” (II Ts. 3:16).

Jesus, antes de ser crucificado, falou várias vezes com Seus discípulos, buscando prepará-los para o momento de Sua morte. Anunciou-lhes que seria menosprezado pelos anciãos e sacerdotes e depois crucificado e morto. Os discípulos ficaram muito tristes e preocupados. Então o Mestre lhes deu a promessa da descida do Consolador e de que Ele lhes daria de Sua paz: 

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo. 14:27).

Jesus viu o que esses corações turbados e abatidos precisavam; eles urgentemente necessitavam de Sua paz, essa paz que só Cristo podia lhes proporcionar, porque Ele veio para trazer a paz. Ela não é temporária, nem passageira; é perene, eterna. Seja em momentos de vitória ou no meio de lutas e dores que surgem em nossas vidas.
Esta paz não é circunstancial ou falsa, como a que o mundo oferece, mas uma paz que não pode ser tirada de nós, A Bíblia a chama de “PAZ que excede todo o entendimento”.

A Paz do mundo é mentirosa e passageira. É fruto de pactos de paz, fundados em concessões, acordos, promessas, que não podem ser muitas vezes cumpridas pela limitação do homem de prever o futuro, ou de ver-se livre da ganância, da busca dos seus próprios interesses... A Paz do mundo, pode ser quebrada por uma crise financeira, por uma doença qualquer, por uma crise de relacionamentos... A Paz do mundo, muitas vezes é vista como a Alegria que o mundo dá, que não é perene, mas, efêmera e dotada de momentos... Momentos de Paz, momentos de alegria...

ESCONDER-SE NA PAZ DO NOSSO DEUS

O Ap. Paulo quando escreve aos Filipenses, os faz lembrar que devemos buscar a Deus, e fazê-lo conhecedor de nossas angústias e necessidades, e neste relacionamento está justamente a Paz com Deus, de fazermos Nele A Nossa Morada, Dele o Nosso Supridor, Nele O Nosso Refúgio, Dele O Nosso Libertador. A ansiedade, mau deste século, é fruto justamente da Falta de Paz, por falta de relacionamento com Deus, a falta de confiança, de que nós valemos muito mais do que os pardais e as flores, que são também cuidados pelo Criador do Universo. É a falta de certeza de que Ele cuida de nós, e por isso, devemos deixar de andar ansiosos pelo alimento, pelas roupas, pela moradia, pelo dia do amanhã, porque destas coisas O Eterno, a quem chamamos de ABA (PAPAI), cuida pra nós.... Em crer nisto e se refugiar nisto está a NOSSA PAZ!

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Fl. 4:6-7).

Há quem se lembra do dia em que chegou de um culto, de uma reunião, na qual entregou sua vida nas mãos de Jesus. Depois de fazer uma oração de confissão, chamando Jesus Cristo para entrar em seu coração e fazer morada em sua vida, sendo a partir de então Senhor da sua história... Há quem se lembre que a PAZ, que veio habitar o seu coração, é algo que não conseguimos traduzir em Português, não é deste mundo, não pode ser expresso em qualquer idioma conhecido... Esta é a Paz que vêm de Deus, a sensação de que enfim, por Jesus Cristo, O Príncipe da Paz, fomos reconciliados com Deus. Esta sensação de termos sido aceitos, perdoados, amados não apenas inunda nossos corações, mas, é transbordante...

E perceba, isso é apenas a Manifestação do Príncipe da Paz, Jesus Cristo, que veio habitar teu interior através do Espírito Santo, trazendo consigo A SHALOM, que vem de Deus... É só o princípio...

Ah... em algum lugar, lá atrás você perdeu isso? Seu coração hoje está cheio de medo, de ansiedade, temores, angústias... Calma... Fale com Ele novamente hoje! Fale olhando em seus Olhos de Fogo. Diga que você por alguma razão deixou-se envolver com o que não o agradava e que está arrependido(a) disto... Ninguém pode confessar Jesus como Senhor, se não pelo Espírito Santo, O Consolador, O Espírito de Cristo... Ele está em você, e uma das características de sua Presença é a PAZ, permita de novo que Ele se manifeste em você...

O Fruto do Espírito é ...PAZ,....

SHALOM!

MINISTÉRIO PASTORAL

IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário