quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Série: "O Fruto e os Dons do Espírito" - O DEUS VIVO X OS ÍDOLOS MUDOS




Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.  Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos. (I Cor. 12:1 e 2)

Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam. (Slm. 115:4-8)

Quando o Apóstolo Paulo vai nos explicar acerca dos dons espirituais, ele, apóstolo enviado a nós não judeus, sabia da característica mais comum dos povos que não conheciam O Deus vivo, que é a inclinação para a adoração dos ídolos, que como diz o Salmo: Tem ouvidos mas, não ouvem! São surdos, não podem ouvir orações, tão pouco respondê-las.

Ele vai nos mostrar que O Deus vivo, pelo contrário, Ouve, Fala, Vê, Estende Sua Poderosa Mão para curar, libertar, responder, animar, dirigir, amar...

E a verdade descrita no Salmo 115, de que se tornam semelhantes a seus deuses, os que fazem ídolos e os que confiam neles, também, O Apóstolo dos não judeus, explica para nós que estamos aprendendo a respeito do Deus de Abraão, Isaque, Jacó e Moisés, que quem tem O Espírito Santo, manifestará em Sua Vida a Vida deste Deus... Sendo o povo de Deus, O Corpo de Cristo, a Expressão visível, palpável, do Deus Todo-Poderoso. Ou seja através do povo de Deus, o que os ídolos não podem fazer, Deus fará!

Os braços de Deus neste mundo são os teus! A boca é a tua! E através de ti e de nós Ele manifestará O Seu amor prático e verdadeiro.

A diferença entre os deuses que nós ou nossos antepassados buscamos, antes de conhecermos o Deus Vivo, de fato não eram nada, mas, atrás desta adoração e devoção que dávamos a eles, se escondiam os demônios que recebiam o que só Criador do Universo é digno de receber. Antes pedíamos coisas ou nossos antepassados o faziam e a cegueira, e a surdez, e a paralisia, decorrentes da própria idolatria, nos impedia de entender em que engano terrível vivíamos... Mas, através do Espírito Santo! Aleluia!

Mas, através do Deus Vivo, a nós foi dado como que os 5 sentidos espirituais, com os quais No Corpo do MASHIACH (Cristo), se manifesta Sua Vida e Poder.


Vejamos quais são estes dons:

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. (I Cor. 12: 4 a 13)

Paulo nos fala de diferentes Dons (que são estes presentes do Espírito Santo); Ministérios dados por Cristo à Igreja e Atuações ou Operações, que são finalidades diferentes que Deus emprega para atender pessoas de todos os tipos e raças e tribos e línguas, nações e épocas. Para todos há resposta em Deus!

Pense nos dons como os membros do nosso corpo físico onde estão os 5 sentidos:
Boca – Variedade de Línguas; Nariz  (Olfato) – Discernimento Espiritual; Palavra de Conhecimento
Olhos  - Profecia; Palavra de Sabedoria; Ouvidos – Fé (A Fé vem por ouvir a Palavra de Deus); Interpretação de Línguas; Mãos – Dons de Cura, Operação de Milagres (Imporão as mãos sobre os enfermos e estes serão curados)

Talvez você possa encaixar mais de um dom nesta comparação com os órgãos de nosso corpo natural, pois a Profecia muitas vezes se dá através de uma visão ou de ouvir algo de Deus, mas, se expressa através da Boca, através da Palavra...

Porém, o mais importante não seja discutirmos sobre isso, mas, darmos conta de que O Nosso Deus é VIVO! E se manifesta, e os membros são muitos, mas, O CORPO é o mesmo!
As manifestações são diversas, mas, O ESPÍRITO SANTO que manifesta a Vida de Deus na Igreja é UM SÓ!

Qual dom do Espírito Santo você tem? Alguém que diga este ou aquele, porque talvez, para a área que Deus o chamou para ATUAR ou OPERAR, seja mais necessário esta ou aquela característica, porém... NÓS NÃO TEMOS DOM ALGUM! Nós temos O ESPÍRITO SANTO...

E os Dons são DELE, e se os dons são DELE, e somos Dele, e Ele habita em nós, a ponto de dizermos que O TEMOS... Então todos os DONS DO ESPÍRITO SANTO estão em nós, e a qualquer momento, pela necessidade das pessoas com quem nos relacionarmos.... PORQUE TUDO GERA EM TORNO DO AMOR.... Há de se manifestar O Deus vivo, em quem buscamos abrigo, para agora através das nossas vidas, muitos outros serem arrancados das trevas e transportados para O Reino do Filho do Seu Amor, a saber: JESUS CRISTO DE NAZARÉ!

Nós nunca vamos saber o que vai acontecer a próxima vez que nos reunirmos para orar...

Vamos orar pra ver!

Orem uns pelos outros; Quando O Corpo de Cristo está reunido, O DEUS VIVO está prestes a se manifestar!


MINISTÉRIO PASTORAL
IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário