quarta-feira, 10 de abril de 2013

Do Egito para Jerusalém: "Povo de Deus: Bênção ou Maldição?"




POVO DE DEUS: BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?
“... sê tu, uma bênção.” (Gen 12:2)

Deus quando faz esta declaração, ao mesmo tempo que constitui Abraão para ser uma bênção, lhe dá capacidade para isso, lhe marca como um fiel depositário de sua Bênção para os povos, também lhe sugere ser ele “e seus filhos” uma bênção às nações.

O fato que deve ser destacado então é que há nos filhos de Abraão, a condição, a possibilidade a prerrogativa deles serem a bênção do Eterno aonde estão e para quem se relacionam. Isso, SE eles forem (agirem para ser), esta bênção. Do contrário, o povo de Deus, se não usar esta condição dada por Deus, eles serão uma maldição, para um lugar, ou para quem se relacionar com eles.

Você já tinha pensado nisto?

É impossível não liberarmos bênção, ou maldição nos lugares e com quem nos relacionamos? Lidar com o povo de Deus, é lidar com um risco! Alguns se beneficiam disto, outros vão odiar isto.

E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios que a mulher era mui formosa. Até os príncipes de Faraó a viram e gabaram-na diante dele; e foi levada a mulher para a casa de Faraó. E ele tratou bem a Abrão por causa dela; e este veio a ter ovelhas, bois e jumentos, servos e servas, jumentas e camelos. Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.  (Gen 12:14-17)

Abraão o nosso pai da Fé, o pai do povo judeu, foi por sua postura para com faraó, em relação a Sara, sua esposa, responsável pelas pragas que caíram sobre os egípcios. Nem os hebreus, nem os egípcios, deram muita importância à história, quando eles os escravizaram, e principalmente quando o povo de Deus começou a pecar com os deuses e com os costumes do Egito.


“Deus é zeloso, é ciumento, por seu povo. Somos Dele. Ele não aceita ser trocado por falsos deuses, que tem boca mais não falam, tem pernas mas, não andam. Não suporta que pessoas que podiam ouvir sua Poderosa Voz, busquem demônios, achando que estão se relacionando com pessoas de suas famílias que já morreram. Deus não suporta, que as pessoas troquem as bênçãos que Ele tem para nós, como  a esposa, ou o marido (a família); a Paz que só Ele pode dar; o honesto ganho, que não pode ser tocado, por qualquer forma de enriquecimento ilícito, ou que venha acompanhado de dores, porque não foram adquiridos baixo o temor do Senhor e a Sua Bênção.

Jonas, foi uma maldição para os companheiros de viagem que iam para Tarsis, quando O Todo Poderoso queria que Jonas fosse para Níneve.

A Arca da Aliança, símbolo da Presença de Deus, foi uma maldição para os filisteus, que manifestar tumores, porque a possuíram, depois de tê-la roubado na Guerra em que foram mortos os filhos de Eli.
A Arca da Aliança, continha a Vara de Arão que florescera, um pote com Maná e as Tábuas da Lei, coisa que representavam a Jesus Cristo: A ressurreição e a vida, O Pão do Céu e a Palavra de Deus. Hoje, como temos Cristo em Nós (Nossa Esperança de Glória), somos nós como a Arca da Aliança, aonde estamos, e ter-nos por perto, pode ser uma bênção, mas, também pode ser grande maldição!

Quantas experiências vários cristãos já tiverem de estar em lugares onde se invocavam demônios, (como se fossem espíritos familiares, ou guias, etc...), e os pais de santo, ou sacerdotes deste tipo de culto disseram, que os espíritos não podiam se manifestar, porque ali havia alguém que impedia tal manifestação. Aleluia! Somos nós! Uma bênção no meio desta Terra.

Agora, como já mostramos, se não agimos segundo o propósito de Deus, se não marcamos nossa posição segundo a Vontade de Deus, as coisas não vão ficar boas, e os juízos que começarão a cair sobre as pessoas e sobre as instituições onde estamos, deverão nos ser sinal, deste Amor de Deus por nós e da condição que Ele estabeleceu sobre nós de sermos uma bênção (ou não) aonde estamos.

No Egito, Deus, confrontava o Faraó e toda a estrutura do inferno representada pelo Egito, e que insistia em escravizar e a impedir que o Povo de Deus estivesse livre para serví-lo. Aleluia! Que coisa incrível, no passado, através de José, Deus preparou o Egito, para organizar-se para um tempo maravilhoso de Colheita, e de prosperidade que seriam sucedidos por um tempo de terrível seca. José comprou todas as terras do Egito para Faraó, em troca do alimento que foi armazenado, por José, deste período de grande prosperidade e bênçãos sobre os Egípcios.

Séculos depois, escravizados, o povo de José e dos Patriarcas, são a razão de toda a produção agrícola do Egito ser extinta, pela praga da Chuva de Pedras (Saraiva), que lá não sabemos entender direito como, foi acompanhada por fogo que destruiu quase tudo no Egito. Quando esta praga (que não tocou as terras dos hebreus em Goshen), cessou, veio a praga dos gafanhotos, que comeram até as árvores!
Os gafanhotos, depois de terem comido tudo numa região, antes de voarem para buscarem alimento em outro lugar, comem até a casca das árvores e a última árvore a ser atacada é a Oliveira, de onde é feito o azeite, símbolo da unção.
Deus arrasou com o Egito, e podemos achar que foi bem feito, porque Faraó e o povo do Egito precisavam ver que há um Único Deus que existe, e que eles tinham que dobrar-se ao Seu Glorioso Poder, porém....

Se ainda hoje, os juízos de Deus começar a ser vistos, aonde estamos... A questão é: Será que estes juízos não estão sendo causados porque O Egito de onde fomos tirados, ainda está vivo dentro do nosso coração.

O temor da Palavra do Eterno, foi sentido por alguns dos servos dos egípcios, e se O Temor do Nosso Deus não estiver em nosso coração, pode ser que a proteção que houve ao povo de Deus no Egito, não funcione conosco, porque nossos pecados, e nosso vínculo com o mundo e com o pecado, pode estar trazendo desgraça para as pessoas ao nosso redor... E enquanto como Jonas, fingimos que não é conosco, pode saber que as pessoas estão se perguntando? Porque isso está nos sobrevindo... E quando eles entenderem que a razão somos nós, e nossa falta de compromisso com Deus, pode saber: Eles nos odiarão, e vão querer acabar com a nossa raça. Porque enquanto fomos razão deles prosperarem, e de seu bem estar, tudo bem. Agora, se somos a razão de seus problemas, a coisa ficará difícil para nós. E a culpa é inteiramente nossa, porque, o que é que esse Egito, estas práticas, estas prisões, estão fazendo ainda em nosso coração. Se precisamos de Libertação, Ele pode nos livrar, se não queremos ser livres, mas, queremos continuar com o Egito, haverá pragas, haverá desgraça, haverá problemas, e a culpa é nossa. Deus quer nos livrar! Deixe! Abandone o Egito dentro de teu coração hoje!

Recentemente vimos no Egito uma praga de gafanhotos que destruiu o Egito, e que acabou entrando no Sul de Israel e causando grandes problemas.
Também vimos na China, uma chuva de Pedras, tão grandes como bolas de Tênis, que acabaram por matar muitas pessoas, e destruir uma região inteira...

Se estes juízos estão caindo, a questão é: Deus está fazendo isso, ou permitindo isso, e outras tantas catástrofes que vem acontecendo, para livrar o seu povo, ou para sacudir o seu povo?

Para encerrarmos apenas uma lembrança do Profeta Malaquias:

Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros; assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça. Então a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos. (Mal 3:2-4)

Deus virá julgar a Terra e os primeiros a serem purificados somos nós, o seu povo. Quem suportará o dia da sua vinda?

Sê tu uma bênção pra tua família!

Se há confusão, gritaria, necessidades, enfermidades frequentes, será que o problema é Satanás ou é você?
Se o lugar onde você trabalha está em bancarrota, está para falir e fechar, será que é uma péssima administração dos gestores, ou será que é você que podia ser uma bênção, mas, tem sido uma maldição para este lugar?

Se a igreja que fazemos parte, só é conhecida pelo barulho que faz, e pelo dano ao trânsito que provoca, num bairro, não estamos sendo uma maldição?

Deus quer fazer um jardim, do lugar onde Ele nos plantou, se este jardim, está virando um deserto, com violência, prostituição, sujeira, miséria, mais parece que está virando um Egito, do que um Éden.... De quem é a culpa? Do deus dos egípcios, ou de nós?

De novo O Eterno nos diz, filhos da Fé, do nosso Pai Abraão:

SÊ TU UMA BÊNÇÃO!


Paulo de Tarso,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário