quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Série: Uma Casa Grande e Maravilhosa - Perdão: Só posso dar o que tenho





PERDÃO: Só posso dar o que tenho

“Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem...” (Lc. 23:34)

É muito comum que as pessoas se perguntem: Porque tem gente que nasce defeituosa? Porque tanta pobreza? Porque tanto sofrimento? Porque me aconteceu isso, ou aquilo de ruim? Se sou bom e procuro fazer tudo certo, porque eu tenho que enfrentar muitas vezes situações tão difíceis?

A resposta sempre é a mesma. Deus jamais quis que nós tivéssemos que passar por tudo isso. As nossas lutas, dores, desilusões, sofrimentos, são consequência de termos decidido levar a nossa vida independente da Vontade de Deus. E hoje esta situação é inerente à raça humana, porque desde que o primeiro homem pecou contra Deus, de geração em geração, uma contaminação na semente do homem, gera filhos também rebeldes e pecadores.
Qual em última instância a consequência disto: A MORTE.

Deus advertiu ao homem que se decidisse viver sem se importar com a Vontade de Deus, ele conheceria a Morte.

Mesmo advertido o homem pecou contra Deus, contra sua Palavra e quando confrontado deu desculpas, fez acusações, mas, não ARREPENDEU-SE. NÃO RECONHECEU SEU ERRO.

A Palavra de Deus declara que “O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE.” Por isso, todos pecamos e todos merecemos morrer.

O nosso Deus e Pai, que nos criou à Sua Imagem e conforme à Sua Semelhança, providenciou antes da fundação do mundo. Antes mesmo que pecássemos solução para este problema tão grande que nos afeta de maneira tão terrível. Deus decidiu que era necessário que algum homem justo, sem jamais pecar (e por isso livre da condenação), pagasse o preço injusto da morte, e com isso adquirisse o direito de que todos os homens que quisessem ter uma vida segunda este Justo, pudessem ser perdoados de seus pecados.

Perdão: A Única solução para a Consequência do Pecado.

A morte já havia sido decretada, e portanto, se este decreto for executado, se vê nisto justiça.

Nisto se vê a Justiça de Deus.

Sendo impossível ao homem nascer sem pecado, por causa da sua semente já contaminada, O próprio Deus, enviou a Jesus Cristo, pelo Poder do Espírito Santo. Uma semente santa, no ventre de uma mulher, para que aquele que fosse gerado, não fosse contaminado com O Pecado. Jesus, teve então a mesma oportunidade que Adão outrora tivera. Submeter-se ou não integralmente à Vontade do Pai. E Jesus viveu toda a Sua Vida assim. Em Santidade (SEPARADO PARA DEUS).

Ainda assim Jesus, foi levado ao Tribunal Romano que decidiu crucificá-lo, e Jesus depois de ser espancado e humilhado de todas as formas possíveis, foi pendurado numa Cruz, a Morte mais cruel de todas, por seu uma morte lenta e agonizante.

Jesus surpreendeu no entanto a todos os que assistiam àquele momento terrível gritando em alta voz: “Pai, está consumado! A Ti, entrego o meu espírito.”

Ninguém  podia tirar a vida de Jesus. Não havia possibilidade de um Justo Morrer, porque a Morte só tinha direito sobre os pecadores. Mas, quando Jesus entregou-se , toda a INJUSTIÇA de sua condenação, transformou-se na Nossa JUSTIFICAÇÃO, porque um Justo padeceu pelos injustos.

“Deus amou o Mundo de tal maneira que deu O Seu filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas, tenha a vida Eterna.” - Jo. 3:16

Já crucificado, pouco antes de entregar-se ao Pai, Jesus, pede que Deus perdoasse, a nós, os seres humanos. Aqueles que estavam presentes ali e que decidiram que Ele deveria ser crucificado; Aqueles que viveram antes, na expectativa que viria um para “Esmagar a cabeça da serpente”, e levar sobre si os seus pecados; E nós, que vivemos depois daquele momento e que pela Fé nos apropriamos dele, para que nossos pecados possam ser perdoados e para que tenhamos comunhão com Deus.

DE GRAÇA RECEBETES DE GRAÇA DAI!

“...; e quem quiser, receba de graça a água da vida.” (Ap. 22:17)

O primeiro homem deixou um legado de pecado para todos os homens, mas, Jesus, deixou um legado de Perdão, de Salvação, de Graça, de Vida Eterna, de Santidade, de Justiça, de Amor.

“mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.” (Jo. 4:14)
Quem beber da Fonte que é Jesus, se torna uma Fonte, e por isso, é necessário que aquilo que recebemos sem merecer, possamos compartilhar com as pessoas, que também são amadas por nosso Deus e que estão próximas de nós. Todas as situações de tristeza, de desarmonia, confusões, são como todos os males, frutos do Pecado e de nossa separação de Deus, e é fundamental, que assim como fomos perdoados, que perdoemos.

Ah mas, você não sabe o que aquela pessoa me fez?
Você não sabe o que aquela pessoa me disse?
Você não tem ideia de como aquela pessoa me feriu?

Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos; e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei. O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei. Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu senhor. Então o seu senhor, chamando-o á sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste; não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão. (Mat 18:23-35)

Entenda, que se esta pessoa que te feriu, que te roubou, que te magoou, que te usou, que te violentou, não tinha a menor ideia, do quanto você era amado por Deus, e se ela tivesse, jamais teria feito o que fez contigo. Portanto como Jesus diga:

“Pai, perdoa esta pessoa, porque ela não sabe o que fez (nem o que talvez esteja fazendo).”

Identifique-se com Cristo em Sua Morte e você será identificado com Ele na Sua Ressurreição.

·        Quando perdoamos, nós é que saímos livres! A Falta de perdão nos impossibilita de sermos perdoados!

“Pai perdoa os nossos pecados, assim como nós perdoamos aqueles que tem pecado contra nós...” – (Trecho da maneira que Jesus nos ensinou a orar).

EM OUTRAS PALAVRAS: “Deus eu não quero o teu perdão, porque não vou perdoar aquela pessoa!”

·        A pessoa que nos feriu talvez nem se lembre, ou nem saiba o que nos casou. Não é possível que além do mal que sofremos, estejamos presos, separados do Perdão de Deus, justamente porque somos incapazes de liberar do PERDÃO que recebemos.

Nós já fomos perdoados! Na cruz do Calvário, recebemos O Perdão de Deus, e ainda que venhamos a pecar, foi lá que a Provisão do Perdão foi liberada sobre nós, e portanto, se não perdoarmos, não poderemos ser perdoados.

·        A falta de Perdão é a maior prisão na vida de uma pessoa

Quando não perdoamos, estamos rejeitando O Perdão de Deus, e por consequência, tudo o que O pecado pode causar na vida de uma pessoa, vai poder nos afetar, porque podemos até ter uma vida religiosa, até podemos disfarçar e fingir que nada está acontecendo... Mas, sem Perdão, merecemos nós a Morte, que Cristo tomou sobre Si.

Pode alguém que é um bom crente viver a vida inteira crendo em Jesus e não conseguir perdoar uma pessoa que a feriu muito e ir pra o Inferno por falta de perdão?

Não somos juízes, apenas cremos no que diz a Palavra de Deus. Seria possível alguém recusar o Perdão de Jesus, e ser salvo? Ele não recusou-se nos perdoar, mesmo com todos os pecados que cada dia cometemos contra a Sua Santidade. Como não perdoar quem pecou contra nós?

·        O Perdão é a maior Chave para a Restauração de nossa Alma

Quando perdoamos permitimos que a Fonte de Vida, flua sobre as dores, marcas, mágoas, desilusões, feridas, que havia em nossa memória, e que nos levava a manifestar tantas doenças em nossa alma. Quando libero perdão, quando eu permito que da Fonte que é Cristo flua de mim, eu sou saciado. Eu sou cheio do Amor e da Bondade de Deus, eu sou livre, eu sou sarado... “Por suas feridas fomos sarados!”
Esta é uma boa hora para analisarmos se existe ainda em nosso coração, alguma amarra, por falta de perdão, por lembranças dolorosas, por coisas que fizeram contra nós no passado, para que possamos subir bem mais alto que nossas lembranças e olhar, não para o Futuro, mas, para A Eternidade e para O Eterno, Nosso Redentor, Nosso Rei e Nosso Deus.

“Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos;...”(Lc. 7:47)



Paulo de Tarso,
Igreja Apostólica Betlehem


Nenhum comentário:

Postar um comentário