quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Série: As cartas de Amor de Jesus – Aos Mornos


“E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap 3:14-22)


Jesus, O Alfa e o Ômega; o Princípio e o Fim; O Primeiro e o Derradeiro; O Alef e o Tav... O Amém, a Testemunha Fiel e O Princípio da Criação de Deus. Ele não apenas é o princípio... Ele é O Meio (A Testemunha), que mantém todas as coisas pelo Poder da Sua Palavra, mas, também é O Amém. Depois Dele, ninguém falará. Até que Ele se manifeste, muita coisa há de acontecer... E os seus pensamentos sobre nós não são de mal, mas, bem, são de paz, são de amor.

 “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos. Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa.” (Sl 19:7-11)

Jesus faz uma comparação com as pessoas desta igreja, que nos levou a várias discussões neste dia. Quente e Morno, sabemos o que é, e frio? Aparentemente pior que morno é frio. Mas, não neste texto. Não se pensarmos por exemplo na água. Água quente, é usada pra muitas coisas. Água fria para beber... Mas, água morna... Provoca vômitos.

Nestas muitas discussões, a profetiza Karla  Fernandes, ousou pensar fora do quadrado e disse: Quando que não conhecer a Jesus foi bom? Porque as interpretações que sempre demos a este texto é que os frios, são as pessoas que não conhecem a Jesus e que a qualquer hora podem ser salvos (esquentados)... Pois bem, mas, esta carta não foi escrita à Igreja? Portanta há na Igreja pessoas “frias”, que podem ser esquentadas, e para este tipo de pessoa Jesus não tece nenhuma crítica. Porém aos mornos...

O profeta Jonas Sousa, nesta discussão acalorada, nos lembrou dos santos de Éfeso, que tendo conhecido o Evangelho através de Apólo, e foram batizados no batismo de João, o batismo de arrependimento, não conheciam no entanto O Batismo no Espírito Santo, e Paulo, ao impor as mãos sobre eles, todos foram cheios do Espírito. Foram esquentados...

Nos parece pensando fora de nossas convicções, que há muitas pessoas que estão chegando na Igreja, e aparentemente não estão entendendo muitas coisas ainda... Comparados às criancinhas cujo Reino dos Céus, lhes pertencem, mas, que a qualquer momento, poderão ser cheios do Espírito Santo, inspirados, treinados, discipulados, impactados, justamente, por aqueles que como O Apóstolo Paulo, estavam a arder, “quentes”, cheios do Espírito Santo e do Fogo de Deus, porém, os mornos... A Palavra de Jesus Cristo para a Igreja de Laodicéia, tem haver com os MORNOS. Não são mais bebês, mas, não estão mais se importando com Cristo e com Sua Palavra. Estão sempre no entanto uma vez por semana nas igrejas, quando entregam seus dízimos e ofertas, sentem-se como bons pagadores de todos os seus compromissos, já que são pessoas íntegras, pessoas que sabem separar o momento de estar com os irmãos e o momento de ser responsáveis com seus afazeres profissionais, familiares, etc. Tem o equilíbrio de uma vida tranqüila, praticam esportes, possuem uma boa organização até para desfrutar do lazer e dos confortos que a vida lhe trouxe. São do tipo de pessoas que dizem a respeito dos filhos: “Eu trabalho tanto, para poder dar uma boa educação e estrutura para meus filhos. O que importa pra mim, e ter um tempo de qualidade com eles, já que eu estou fora de casa quase 18 horas por dia”...Bla, bla, bla, bla, bla... MISERÁVEL, POBRE, CEGO e NU!

Importantíssimo é frisarmos que quando Jesus estava falando com esta igreja, Ele estava tratando com as pessoas, como eu e você, que formam o Corpo de Cristo, A IGREJA.

Semelhante a esta repreensão de Jesus, é a advertência feita pelo autor da carta aos Hebreus, sobre as pessoas que tendo sido iluminadas, tendo conhecido o dom celestial, O Espírito Santo, a Palavra de Deus, o Reino, E DEPOIS CAIRAM, (deram as costas para tudo isso), sejam novamente renovados para O ARREPENDIMENTO, pois estão CRUCIFICANDO DE NOVO A JESUS CRISTO, e o expondo novamente ao SOFRIMENTO. Que terrível é esta Palavra, mas, não é palavra de homens. É A PALAVRA DE DEUS!

“Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério.” (Heb 6:4-6)


Os mornos não estão num processo de aquecimento, eles se deixaram esfriar, como se fosse possível um adulto, esquecendo-se que é adulto, quisesse agir como uma criança. O que é lindo numa criança é o Coração Puro, e isso pra sempre devemos conservar, mas, é IMPOSSÍVEL parar o processo natural do CRESCIMENTO. É impossível dizer que quer Deus e não permitir o processo natural do DESENVOLVIMENTO DA NOSSA SALVAÇÃO.

“De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai (completai, desenvolvai, trabalhe para que ela se complete) a vossa salvação com temor e tremor;” (Fil. 2:12)


Os mornos conheceram a GLÓRIA, beberam da GRAÇA, experimentaram O PODER, e por isso, foram tão prosperados. É impossível não lembrar da Rainha Vasti, que quando chamada pelo rei, para se apresentar a ele disse: Eu não vou me apresentar ao rei diante daqueles amigos embriagados...

Ela esqueceu-se que só era rainha, porque O Rei a coroou. Esqueceu-se que a coroa em sua cabeça, era fruto do relacionamento com o rei. Esqueceu-se que a Glória que possuía, vinha por servi-lo. Esqueceu-se do rei.

Nesta Igreja, o Rei, está do lado de fora batendo na porta, pedindo para entrar, mas, a rainha, está preocupada com ela mesma. Com suas jóias, seus vestidos, seu conforto, sua própria beleza... MISERÁVEL, POBRE, CEGA E NUA.

“Eu dormia, mas o meu coração velava. Eis a voz do meu amado! Está batendo: Abre-me, minha irmã, amada minha, pomba minha, minha imaculada; porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite. Já despi a minha túnica; como a tornarei a vestir? já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar? O meu amado meteu a sua mão pela fresta da porta, e o meu coração estremeceu por amor dele. Eu me levantei para abrir ao meu amado; e as minhas mãos destilavam mirra, e os meus dedos gotejavam mirra sobre as aldravas da fechadura. Eu abri ao meu amado, mas ele já se tinha retirado e ido embora. A minha alma tinha desfalecido quando ele falara. Busquei-o, mas não o pude encontrar; chamei-o, porém ele não me respondeu. (Can. 5:2-6)”


Ainda há chances! ARREPENDA-TE! Ei morno! É COM VOCÊ! ARREPENDA-TE!

“ONDE ESTIVER O TEU TESOURO AÍ ESTARÁ O TEU CORAÇÃO!”

Deseje de novo a Glória. Compre OURO. O Ouro de Deus!

Deseje de novo ser Santo. Compre vestes brancas. A Pureza de Deus!

Deseje de novo ver. Compre colírio. Diga SENHOR, eu quero voltar a ver!

ESTA CARTA NÃO É PARA OS QUENTES E NEM PARA OS FRIOS. O ALVO DO AMOR DE DEUS É PARA OS MORNOS... Porém, prestem atenção!

NINGUÉM ACHA QUE ESTÁ MORNO! É uma conseqüência da cegueira;

NINGUÉM ACHA QUE NÃO ESTÁ SANTO! É uma conseqüência de ter-se acostumado com o padrão do mundo;

NINGUÉM ACHA QUE PERDEU A GLÓRIA! É uma conseqüência da religião!

Ouça o Espírito Santo, busque o teus pastores, FIÉIS SÃO AS FERIDAS FEITAS POR QUEM AMA. OUÇA A REPREENSÃO. ELE REPREENDE AQUELES A QUEM ELE AMA!

Que O Amor de Jesus Cristo te envolva, que O Fogo do Espírito Santo de acenda, que a Luz do Nosso Deus resplandeça sobre a tua vida!

LEVANTAI Ó PORTAS AS VOSSAS CABEÇAS, LEVANTAI-VOS Ó PORTAIS ETERNOS, PARA QUE ENTRE O REI DA GLÓRIA. QUEM É ESTE REI DA GLÓRIA?

JESUS CRISTO, YESHUA HAMASHIACH – ELE É O REI DA GLÓRIA! (SELÁ)


Pastor Júlio, Pastora Priscilla
& Corpo Pastoral                       
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário