quarta-feira, 25 de maio de 2011

Série Saúde - Saúde na Sexualidade

Romanos 12:2 diz:“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transformem por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele”.

Infelizmente esse é um assunto que ainda enfrenta grandes tabus dentro das igrejas. Talvez pela religiosidade que ainda se instala em nosso meio, fazendo com que alguns assuntos sejam evitados, deixando de lado o que deveria estar a frente, ensinando jovens, evitando desilusões emocionais e prisões espirituais. Afinal para muitos falar de sexo é lembrar-se de pecado.
Mas entendo que para mantermos a saúde nesta área, precisamos nos lembrar de alguns princípios básicos, ensinados através da palavra de Deus. Em João 8:32 , Jesus diz: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Quando Jesus disse isso, Ele estava falando a Judeus que apesar de haverem crido Nele, vinham cheios de religiosidades, porém através Dele, Nele seriam “libertos”.
Trazendo este mesmo conceito para nossa realidade, afinal a palavra é real, entendo que quando conhecemos a Jesus, automaticamente somos apresentados a verdade, mas em muitas coisas não conseguimos nos libertar. Por quê? Porque aprendemos a fazer as coisas, principalmente por obrigação, e não por amor!!! E fazermos as coisas por obrigação, ou por religiosidade, nos torna infelizes!!!
Fiz essa introdução para que possamos entender que nossa saúde na sexualidade, está intrinsecamente ligada a liberdade que temos em Cristo, para falarmos e vivermos isso como um presente dado por Deus e não como um mal instalado pelo diabo!! Precisamos como Cristãos ser maduros para conversarmos com os jovens que a descoberta da sua sexualidade não pode ser encarada como TABU ou pecado, mas sim para ser trabalhada a luz da palavra para que no momento certo e com a pessoa certa, isso seja vivido na plenitude.
AFINAL DEUS INVENTOU O SEXO SEGURO E CHAMOU DE CASAMENTO.
Precisamos ser maduros para falarmos desta área com casais que presos a religiosidades ou no desconhecimento na palavra, deixam de viver o precioso de Deus, ao lado da pessoa que ama, causando trauma, frigidez e infelicidade, onde deveria superabundar a Graça. E as conseqüências destes traumas, infelicidades vemos nos nossos dias.
Chega! Precisamos aprender a viver tudo o que Deus criou para nós! Precisamos aprender que quando somos libertos de tabus e religiosidade vivemos uma vida feliz. E essa felicidade reflete em todas as áreas, inclusive na sexualidade.
Mas para vivermos isso, precisamos entender o que Paulo ensina em Romanos 12 citado no início, que não devemos viver como este mundo vive, mas para transformá-lo, precisamos primeiro ser transformado, e ele nos diz como: através da mudança de nossa mente ( METANÓIA). Precisamos mudar o nosso jeito de pensar, deixando a mente de Cristo nos invadir. Afinal as nossas atitudes não mudam enquanto não mudamos a nossa mente!
Precisamos lembrar que o sexo foi criado por Deus, portanto se vivermos a sexualidade em Cristo e sem negligenciar ou negociar os Seus Princípios, teremos uma vida sexual saudável, estável e feliz.
Só para não esquecermos:
Solteiros: não se assustem com a descoberta da sua sexualidade ( foi Deus quem criou) e você é normal ! Com desejos naturais que fazem parte da genética. Mas não se esqueçam que tudo tem o seu tempo, e qualquer coisa que você faça antes do tempo, vai te causar frustrações, pois Deus tem alguém certo, para um momento certo! Ore, medite, jejue, mas não negligencie isto!!! É muito precioso o que Deus tem para você!!!
Casados: conversem, façam muito sexo, pois isto foi dado por Deus e é também uma atitude de amor. Vivam a plenitude do casamento. Orem quebrem barreiras, livrem-se da religiosidade e adorem a Deus no leito que foi preparado para vocês.
Heb 13:4 “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula;...”
Psa 149:5 “Exultem de glória os santos, cantem de alegria nos seus leitos.” –
(Quem é casado entenda!)
Nele, que nos liberta com a Verdade da Palavra!!

Kadu Marciano, pastor
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário