sexta-feira, 6 de maio de 2011

Série Saúde- Saúde Intelectual




E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:2




Há um apelo do Espírito Santo desde que nos convertemos para que sejamos transformados radicalmente na nossa maneira de viver que irá revelar que algo realmente aconteceu conosco. E a maneira como isto se dá será através da renovação do nosso entendimento, da nossa mente e isto cabe á nós.
A mente do homem natural, não pode compreender e nem conceber as coisas relativas à Deus e seu Reino, pois lhe parecem loucura, uma vez que o sobrenatural foi substituído pelas coisas tangíveis, após a queda do homem.
Toda confiança e segurança de que necessita vem de seus sentidos, ou seja do que vê, toca, sente, etc.
Nosso raciocínio, pensamento e todas as demais funções de nossa mente estão entrelaçadas às coisas do mundo, por isso, mesmo crendo que a Palavra de Deus é verdade, ela não consegue ser verdade para nós de forma prática todo o tempo.
Mas Jesus disse de nós: “Não são do mundo, como eu também não sou”(Jo 17:16), embora vivamos no mundo.
Você já parou pra pensar que o maior campo de batalha é na nossa mente? É ai que habitam as impossibilidades, medos (de não dar certo, de falhar, de ser envergonhado, de fracassar, etc), e é aí que muitas vezes somos derrotados, paralisados, acreditando que não somos capazes, que vai dar tudo errado como já deu no passado, ou coisa do gênero.
A cultura do mundo,a formação acadêmica, as informações que chegam até nós através principalmente da mídia, que servem em primeira instância como formadores de opiniões, negam a existência do Deus Criador, presente em toda a criação. Ou seja, todo nosso desenvolvimento se dá independente de Deus e sua vontade, como se fosse possível ao homem ser bem sucedido tendo uma vida longe da razão de sua existência.
O que acontece quando o mais sofisticado aparelho, é usado de forma inadequada? Apresenta defeitos, não consegue funcionar na sua potência máxima. Isto acontece conosco e os defeitos são os males mais comuns de nosso século: estresse, depressão, fobias, etc.
E o que fazer? Como poderemos manter uma mente saudável em meio a nossa realidade?
A Palavra de Deus vivificada pelo Espírito Santo é poderosa! IICorintios 10:4e5 nos diz:
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo”.
Você está pronto para ter uma mente sarada? Assumir sua herança de filho que é cuidado pessoalmente pelo Pai, e tem todas as suas necessidades supridas? Isso implica em assumir responsabilidades e não transferir para os outros a responsabilidade do seu bem estar físico, mental e espiritual.
Jesus já fez tudo, você só precisa render-se à Ele, expor-se à Palavra de Deus e praticá-la.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. (Filipense 4:8)


Rosilene Cyrino Nunes, pastora
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário