quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Série: Poder de Deus - "O Poder contra satanás"


“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.Então o diabo o deixou; (Mateus 4: 1-11)”
Jesus tinha acabado de passar por um momento marcante em sua vida, que definiria o ínicio de seu ministério, foi batizado nas águas por João, seu primo e, neste momento os céus se abriram e o Espirito Santo corporificado na figura de uma pomba desceu sobre ele e se ouviu a voz do Pai. “Este é o meu filho amado em quem me comprazo”. Estavam ali presentes; o Pai, o filho e o Espírito Santo, juntos novamente. Poderíamos pensar; Agora sim, céus e terra serão abalados pela glória de Deus. Este é o momento , Jesus se revelará o Cristo e libertará o povo de Israel. Porém, Jesus foi impelido pelo Espírito ao Deserto, para ser tentado pelo diabo.
Por que? Porque Aquele não era o fim, mas o ínicio.
Satanás procura destruir os inícios;
O ínicio de sua vida com Deus; O ínicio do seu casamento; O ínicio de seu Ministério; No ínicio ainda engatinhamos, inseguros, vemos um mundo todo novo, não temos experiências como referência, estamos mais suscetiveis ao ataque do maligno, estamos mais fragilizados. Este é um tempo que precisamos buscar a presença do pai, como Jesus fez, de forma incessante. Durante quarenta dias e noites esteve em jejum na presença do Pai e do Espírito Santo, mesmo assim não deixou de ser tentado pelo diabo.

Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães...
Quando Jesus teve fome, o diabo desferiu seu primeiro ataque. Atacou sua carne , aquilo que seu corpo precisava e desejava. Vamos, sacie a sua fome, ninguém está olhando, todos agiriam da mesma maneira, qual o problema? afinal, você não está matando ninguém. Porque não tomar proveito desta situação?
Qual foi a resposta de Jesus?
Jesus não sucumbiu ao desejo de sua carne, mas sujeitou a carne ao Espirito dizendo:“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus...”
Desta forma ele nos ensina que é necessário subjugar as nossas vontades e desejos para fazermos a vontade do Pai e qual a vontade do Pai? A sua Palavra, que nos alimenta, sustenta e fortalece para frustrarmos as ações de satanás em nossas vidas.
Perceba, Jesus compara a palavra de Deus com o pão (alimento). Quando deixamos de nos alimentar enfraquecemos e quando o fazemos por um longo período , adoecemos e por fim, morremos. Da mesma forma acontece quando deixamos de nos alimentar da palavra de Deus. Nos tornamos fracos, vulneráveis, deixamos de orar, não temos mais comunhão com o corpo, adoecemos e infectados pelo pecado , nos acostumamos com ele até sermos levados a morte.
Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra...
O segundo ataque não se fez tardar. Levado a cidade santa (Jerusalém), no ponto mais alto do templo, satanás faz sua segunda investida. Ataca os sentimentos (alma), o desejo de se tornar conhecido, afinal todos veriam quando saltasse e os anjos de Deus viessem em seu socorro. Com certeza seria uma entrada triunfal. Todos o receberiam como rei, enviado de Deus. Todos o amariam, bajulariam, lhe seriam tributadas as mais altas honras. Por que não ser o Cristo que todos esperavam ao invés do Cristo que Deus escolheu?
Mais rápida é a resposta de Jesus;“Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus..”.
Tentar é por em dúvida e ignorar a perfeição de Deus deixando de crêr e fazer o que o Senhor nos manda, para fazermos do nosso jeito ou da forma como as pessoas esperam. Somos senhores de nós mesmos, não existe temor em nós. Por que fazer a vontade de Deus? Afinal é a minha vida e eu a vivo como quero. Da mesma forma ignoro o que a palavra de Deus ensina sobre minha vida financeira, educação dos filhos, casamento, relacionamento e coloco em dúvida a própria palavra de Deus, dizendo. Ora, isto não se aplica a estes dias.
Jesus nos ensina que do jeito de Deus será sempre melhor. Que melhor é obedecer do que sacrificar (1 Sam 15:22) e nos adverte;
Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado; Isaías 30:1
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13
Lembre-se que nosso Deus não divide a sua glória!
e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
A terceira e última investida de satanás foi contra o Espirito, lhe prometendo os reinos da terra em troca de adoração. Não há adoração sem submissão, sem o reconhecimento de dependência , sem o entendimento de que tudo o que somos ou viermos a ser, depende de Deus. O diabo finalmente mostra a sua face. Este é o seu desejo desde a criação. Este foi o motivo de sua queda. Toda a sutileza cai por terra , a investida é violenta e brutal.
O que temos colocado no lugar de nosso Deus? Nossa familia , Ministério, trabalho, de quem realmente dependemos?
“Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.Então o diabo o deixou;”
Glória a Deus, Jesus venceu. Toda a autoridade lhe foi dada e com esta autoridade o Senhor nos capacita a exercermos através de seu nome o poder contra as trevas. Nosso Deus venceu no início – meio – fim
Não foi no tempo definido por satanás, mas no tempo de Deus que Jesus multi plicou pães e alimentou uma multidão;Não foi no tempo definido por satanás, mas no tempo de Deus que Jesus entrou em Jerusalém. Não como o rei que todos esperavam, mas o rei escolhido por Deus, montado em um jumento.Não foi sobre um reino estabelecido por mãos humanas que Jesus veio reinar, mas um reino dos céus;

Que nosso Deus nos abençoe a todos.


Pastor Otávio Roberto
IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário