segunda-feira, 5 de junho de 2023

O ALEIJADO NO TANQUE DE BETESDA

 


João 5:1-15 "Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos.  Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado?” Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”. Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar.  Isso aconteceu num sábado, e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: “Hoje é sábado, não lhe é permitido carregar a maca”. Mas ele respondeu: “O homem que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’”. Então lhe perguntaram: “Quem é esse homem que lhe mandou pegar a maca e andar?”  O homem que fora curado não tinha idéia de quem era ele, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão. Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça”. 

Curiosidades sobre o Tanque de Betesda:  BETESDA (BEIT CHESSED) significa Casa de Misericórdia, lugar onde muitos doentes buscavam a cura (misericórdia), crendo que a cura viria quando as águas se movimentavam. O tanque também conhecido como o tanque das ovelhas, fica próximo à porta das ovelhas.  A parte mais antiga são as piscinas da parte norte do tanque e foi construída + ou - 2.800 anos atrás, recebia águas das chuvas e já existia antes da chegada de Jesus e a parte sul foi construída por volta do Ano 200 a.C 

A tradição fala que nesse lugar era retirado águas para que as ovelhas fossem lavadas antes de subir ao templo para serem sacrificadas.
Bem perto está a fortaleza de Antônia (fortaleza Romana) onde aconteceu o julgamento de Jesus e existia um templo pagão para o deus grego Asclépio (Esculápio) que foi construído pelos Romanos. Jerusalém nessa época era dominada por Roma, e essas piscinas começam a se popularizar dentre alguns judeus e eles 
foram influenciados por essa cultura pagã e também estavam lá para receber a “cura através daquelas águas”.  É claro que a higiene e ascipcía faz parte da cura para muitas doenças, e isso era explorado ali para retirarem os milhares de doentes e pedintes do luxuoso Templo de Herodes.
Várias lições podemos aprender nessa passagem e vamos trazer luz ao que verdadeiramente o nosso Deus quer nos ensinar. 

A Porta das ovelhas: Quem é a porta das ovelhas ? Jesus! Ele é o sacrifício vivo, Ele é a porta que se abriu para que nós passássemos por ela e tivéssemos acesso ao Pai. 

João 10: 7. "Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas."
Jesus chegou naquele tanque para manifestar o Poder de Deus na vida daquele homem. 

Águas que se agitam e curam? 
Vers 4 “De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse”. 

Imagine você aquele lugar onde tinha uma multidão de enfermos, e quando as águas agitavam a correria que devia ser para chegar PRIMEIRO nas águas e receber a cura, a confusão, o desespero, a competição para receber o milagre, que TRISTEZA, Frustração e que ambiente hostil era aquele. Só um podia ser curado de vez em quando! Que tipo de relacionamento se tinha naquele lugar? 

Imagine você se Deus iria agitar águas e mandar um anjo só, pra curar UMA pessoa, NÃO, Ele jamais faria algo assim! O povo se corrompeu e passou a crer em lendas, naquele lugar ficou conhecido como um lugar de cura e misericórdia porque o povo foi influenciado pela cultura pagã. Jesus passou por ali, o que será que ele viu no coração daquele paralítico que está ali por 38 anos? (A Bíblia diz que aquela população "JAZIA" - Estavam como mortos, naquele engano e desilusão.

Jesus nos ensina que devemos estar atentos a verdade da Palavra, que as meias verdades, não são verdade. Que se não estivermos alinhados com Ele e o conhecermos verdadeiramente podemos ser facilmente enganados. Parece tão surreal essa história e que “poder” sobrenatural a gente enxerga quando lemos o texto, mas, a verdade é que aquelas águas não curavam e o anjo que moviam as águas ali no tanque de Betesda não passa de uma lenda. 

E agora vamos a verdade dos fatos? 

A Verdade que se fez carne e habitou entre nós se importou com aquele homem e como sempre, Ele que nos amou primeiro foi ali manifestar o seu grande amor. 

Não sabemos muito sobre esse homem que estava entre a multidão de enfermos lá no tanque, mais uma daquelas pessoas sem nome na Bíblia, sabemos que ele sofria há 38 anos, também não sabemos a doença que ele tinha, e que o tinha levado à uma paralisia porque não conseguia se mover e estava numa cama. Esse homem não tinha a menor chance de “cura” ali. Vivia num lugar de engano, de sofismas, de religiosidade. A espera de um mover. 

Não, não é o mover que libera a palavra e sim a Palavra que libera o mover. O tal "mover", deixou aquele homem 38 anos paralisado na espera inútil de um sobrenatural falso.

A verdade é que Jesus chegou na vida daquele homem!

E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são ?  Existe alguém doente que não quer ficar curado? 

A resposta do enfermo muitas vezes tem sido a nossa resposta diante das dificuldades, dos gigantes, das dores, dos traumas, dos desertos da vida: Aquele homem revela a sua angústia e dores da sua alma.

O homem respondeu a Jesus se queixando das suas limitações, ele estava preso, doente fisicamente e também nas suas emoções. Eu não tenho ninguém, eu sou limitado, não tenho condições de fazer isso... muitas vezes lamentamos não ter ajuda e ainda nos justificamos que estamos sofrendo por falhas de outros ou em outros casos queremos ficar a vida inteira dependente de alguém que possa nos suprir (carência), e ficamos estagnados. 

A fala daquele homem era de alguém solitário, mesmo que alguém o ajudasse levando alimento ou visitando não poderia ficar esperando o dia, o momento das águas se moverem. Todo este quadro só fazia que a sua dor cada vez mais fosse alimentada enquanto cada vez mais ele se enfraquecia espiritualmente, emocionalmente e fisicamente.

O fato é que aquele homem preferiu dar desculpas a Jesus, ele não se atentou a possiblidade de cura que estava diante dele, de mudança de vida. Diferente de muitos ele não sabia quem era Jesus, e que ele estava diante do SALVADOR, aquele que poderia tirar toda a sua dor e curá- lo completamente. Ele estava diante da fonte da água da vida! O passado daquele homem estava presente demais o prendendo, vedando os seus olhos, impedindo-o de dar um passo de fé. Ele só precisava OUVIR a JESUS e responder: Sim, eu quero ser curado! 

Sabe quando a gente está diante de amigos, pastores, irmãos, chefes e a gente só reclama, só murmura, só chora? E não consegue ouvir o que o outro tem a dizer? 

Muitas pessoas arranjam desculpas e até fogem para não saírem dessa condição, desse estado de vitimismo. E acabam rejeitando a cura, com medo de se frustrarem novamente. 

A pergunta de Jesus foi: VOCÊ QUER SER CURADO?

Tem gente que tá doente e não sabe que está doente, tem gente que está paralisado e não sabe que está paralisado. E tem aqueles que sabem que estão doentes e paralisados e preferem continuar do jeito que estão. 

Quantas pessoas vivem nessa situação, sem amizades, carentes de amor, se sentido 
desprezados, complexo de inferioridade, sem afeto, sem valor, sentindo-se abandonados. 

Talvez você sempre esteja cercado de muita gente e se sente sozinho, você tem uma família e se sente completamente isolado, massacrado emocionante. 

E jesus está dizendo: Você quer ser curado ? Olha pra mim, Eu sou a porta, Eu sou o teu milagre. Jesus é a VERDADE QUE LIBERTA, QUE CURA, QUE TRANSFORMA, QUE SARA, QUE SALVA. 

Naquele lugar não havia Misericórdia alguma, mas, a Misericórdia que se fez carne e habitou entre nós foi até lá para libertar do engano alguém que a vida toda (38 anos), esperava por um Milagre. O Milagre chegou! VAI LEVANTA! 

Uma palavra foi liberada : Levanta-te!
Jesus deu uma ordem e naquele instante foi liberado poder para que aquele homem andasse. Há poder na Palavra de Jesus, quando Ele dá uma ordem, devemos obedecer a sua voz. 

O verdadeiro AMOR transbordou ali como fonte de água da vida, Jesus curou aquele homem e IMEDIATAMENTE ele passou a andar.  Jesus ama se revelar a nós ! 

Vers 14 e 15 - "Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. 15. E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara."

O que poderia ser pior que ficar doente, "vegetando" durante 38 anos? Jesus deixou bem claro que há coisa pior, muito mais severa que isso. As consequências de uma vida no pecado, no engano são graves e o alerta serve para todos nós. Além das bençãos e uma vida bem sucedida e cura física, precisamos nos agarrar a cura espiritual. Pois, o destino eterno daqueles que permanecem em pecado, longe da salvação em Jesus Cristo será muito mais terrível. 

“Assim, aquele que julga estar firme, cuide- se para que não caia!” I cor 10:12 

Pastora Oneide de Oliveira
Igreja Betlehem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário