quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Série: PLANTIO E COLHEITA - Tema: "Os 12 e o Jogo dos 7 Erros


TEMA: OS 12 E O JOGO
 DOS SETE ERROS

Luc. 9: 1 a 5  – “Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas. Na casa em que entrardes, ali permanecei e dali saireis. E onde quer que não vos receberem, ao sairdes daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra eles.”

Na maneira de Jesus preparar os que seriam os Apóstolos do Cordeiro, O Senhor tinha um método que era: Primeiro realizar sinais maravilhosos, depois ensinar seus discípulos sobre as coisas do Reino dos Céus e então lhes dando autoridade para realizar as mesmas obras os enviava, para que fossem treinados na prática. Este é um bom o momento retratado no Capítulo 9 do Evangelho de Lucas.

É muito curioso ver que neste Evangelho, Lucas concentrou num mesmo capítulo 7 coisas erradas (muito erradas) que os 12 fizeram... Será que você pode acha-las? E em nossa vida e na maneira com que Cristo tem nos chamado e nos enviado a manifestar a Vida que Ele tem nos dado, você consegue ver os mesmos erros, ou outros mais?

Vamos aprender com os erros dos outros e buscar um coração sábio?

Vamos lá!

1º Os discípulos querem ficar sozinhos com Jesus.

Depois de um dia muito cansativo em que O Mestre passou todo o tempo ensinando as multidões sobre as coisas do Reino dos Céus, bem como curando enfermos, libertando cativos, e em certa hora, os discípulos muito cansados, pediram que Jesus despedisse as multidões, para que eles pudessem ficar sozinhos, só com o Senhor. A desculpa era boa: Para que as multidões que já estavam com muita fome, pudessem ir buscar alimento em alguma cidade... Mas, Jesus lhes disse: - “Deem vocês de comer às multidões!”

- AINDA HOJE QUEREMOS ENTRAR EM NOSSO QUARTO SECRETO E FICAR SOZINHOS COM JESUS E ADORÁ-LO E LHE PEDIR COISAS E APROVEITAR A DOCE COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO... Mas, Jesus está mesmo é querendo as Multidões, para que a Graça que Ele nos tem dado (e que é INFINITA), possa tocar a muitos e muitos outros!

2º Pedro é repreendido por Jesus.

Depois de ter feito um golaço e pelo Espírito Santo ter reconhecido que verdadeiramente Yeshua era o MASHIACH de Israel, logo em seguida, Pedro sentiu-se orgulhoso, por ter sido a primeira pessoa a ter tido este tipo de revelação e no momento em que Jesus sentiu-se à vontade para falar claramente sobre a Sua Missão de morrer por todos nós na Cruz do Calvário, Pedro, sente-se suficientemente “EMPODERADO” (eu odeio esta palavra que inventaram – e este é o resultado de TODOS que se sentem assim...) Pedro confronta Jesus, dizendo para que Ele pare de falar sobre a sua Morte...

- JESUS DISSE: “Arreda de mim Satanás!”e ainda “vocês não estão pensando nas coisas de Deus e sim nas dos homens”... Que vergonha! O Pedro podia ficar sem essa... Porém, não é o mesmo que fazemos tantas vezes, querendo um Evangelho bonitinho em que tudo é cor de rosa ou azul bebê, quando na Verdade Jesus precisou morrer, sofrendo terrivelmente e derramando o Seu Sangue para que nossos pecados fossem perdoados?

3º Pedro é repreendido pelo Pai

- Num alto Monte em Israel (provavelmente o Monte Hermon), Jesus levou consigo a Pedro, Tiago e João e lá ele transfigurou-se, aparecendo aos seus discípulos de uma forma gloriosa e Eterna.

Ao lado do Mestre apareceram subitamente Elias e Moisés, e então, Pedro teve a grande ideia de fazer cabanas, para que eles todos ficassem ali, naquele ambiente tão maravilhoso... Que grande ideia!

NESTA HORA NÃO É JESUS QUEM REPREENDE PEDRO, É O PRÓPRIO PAI, DIZENDO: ESTE (JESUS) É O MEU FILHO AMADO! A ELE OUVI!!!!!!

4º Ao descer do Monte da Transfiguração...

Um homem muito triste foi procurar Jesus e passa a contar o seu problema, que com o seu filho que possuído por demônios há muitos anos era lançado na água e no fogo, quando aquele Mal se manifestava. Ao contar este problema a Jesus, de repente ele reconhece que tem um Grande Problema, mas, este homem SUGERE, que Jesus talvez tivesse um problema maior que aquele, ele disse:

... Meu filho está com este tipo de problema, mas, OS TEUS DISCÍPULOS NÃO CONSEGUIRAM EXPULSAR ESTE DEMÔNIO.

Jesus parece pensar alto e diz: - “Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco e vos sofrerei?” (De quem parece Jesus estar reclamando...rssss)... E então disse ao pai do jovem:  - “Traze o teu filho.”

5º Dentro do mesmo capítulo 9 de Lucas, há o registro de uma discussão entre os discípulos de Jesus, sobre qual deles era o Maior...

ACREDITO EU, QUE TAL SITUAÇÃO NÃO PRECISA DE COMENTÁRIOS...

6º Vejam isso: Lc. 9: 49 e 50 “Falou João e disse: Mestre, vimos certo homem que, em teu nome, expelia demônios e lho proibimos, porque não segue conosco. Mas Jesus lhe disse: Não proibais; pois quem não é contra vós outros é por vós.”

Em outras Palavras: No lugar de ficar vendo o Ministério dos outros e o que eu tenho realizado na vida dos outros, ou se este ou aquele está certo ou errado, CUIDEM DO QUE EU TENHO DADO A VOCÊS, pois, quem não é CONTRA VOCÊS, ESTÁ NO TIME DE VOCÊS...

TUDO NUMA MESMA TACADA, NUM MESMO CAPÍTULO... Percebem?!

7º João e Tiago querem vingar-se de uns infiéis...

Jesus depois de se encontrar com Moisés e Elias, representantes da Leis e dos Profetas, que Yeshua veio cumprir, O Mestre vai resoluto à Jerusalém, pois era chegada a Sua Hora, como Cordeiro de Deus, que veio a este Mundo para resolver o grande e maior problema dos seres humanos: O Pecado. 

Discípulos se antecipam a Jesus e entrando numa cidade de Samaritanos, pedem pousada, mas, as pessoas daquela cidade não lhes dão lugar... Tiago e João ficam indignados e pedem a Jesus (autorização), para clamarem para que Fogo viesse do Céus (como nos dias de Elias) e toda aquela cidade e pessoas fossem mortos... E Jesus precisou dizer-lhes:

- “VOCÊS NÃO SABEIS DE QUE ESPÍRITO SOIS?”

O Mestre não veio como O Cordeiro de Deus, que em poucos dias se apresentaria como Ovelha Muda, diante de seus tosqueadores, para matar e destruir pessoas, mas, para perdoa-las, libertá-las e salvá-las... Para isso veio Jesus e é para isso que O Mestre nos está chamando e nos está enviando... Com as Boas Novas do Reino dos Céus... Que não veio e não se dá ainda hoje de forma aparente... O Reino de Deus está dentro de nós...

Depois de um Capítulo 9 de Lucas, sempre haverá um Capítulo 10! Não desista, Deus tem planos lindos para todos nós. Não deixemos de crer!

Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário