terça-feira, 15 de agosto de 2017

Série: "O Ministério da Cruz" - O VASO DE ALABASTRO



O Vaso de Alabastro

Jo. 12: 1 a 8 – “Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem; porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.

Mc. 14: 1 a 11 – “Dali a dois dias, era a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos; e os principais sacerdotes e os escribas procuravam como o prenderiam, à traição, e o matariam. Pois diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo. Estando ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Indignaram-se alguns entre si e diziam: Para que este desperdício de bálsamo? Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela. Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo. Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes. Ela fez o que pôde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura. Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua. E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus. Eles, ouvindo-o, alegraram-se e lhe prometeram dinheiro; nesse meio tempo, buscava ele uma boa ocasião para o entregar.

Estes dois textos são tão parecidos, que muitos acreditam que são duas descrições diferentes da mesma situação. Quando se olha apenas para as situações que são parecidas, temos mesmo esta impressão: a cidade de Betânia é onde as duas situações ocorrem; foi uma mulher que realizou tal ato; o nardo puro; o perfume valia cerca de 300 Denários; a crítica de Judas pelo desperdício; o comentário de Jesus sobre a preparação para o seu sepultamento. Bem, realmente parece a mesma história contada de forma diferente, por Marcos e por João.

Olhemos no entanto para as diferenças:

Na primeira situação faltavam 6 dias para a Páscoa, e na outra dois dias;
Na primeira situação que derramou o perfume foi Maria, irmã de Lázaro que Jesus havia ressuscitado;
O lugar onde o primeiro fato ocorreu era na casa dos três irmãos, Lázaro que estava à mesa, Maria que derramou o perfume e Marta que servia, estava cuidando do Jantar (no último Shabat de Jesus antes de todo o seu sofrimento na Páscoa que se aproximava).
O lugar descrito por João onde há dois dias da Morte de Jesus, ele esteve, era a Casa de Simão, um ex-leproso que havia sido curado pelo Mestre. Lázaro e suas irmãs não são citados.
Na primeira cena 6 dias antes da Crucificação, Maria derrama o perfume nos pés de Jesus, e o enxugou com os seus cabelos. Na cena dois dias antes de Jesus se entregar por nós, a mulher citada, derrama o perfume preciosíssimo na cabeça de Jesus, ungindo-o. Esta mulher diferente de Maria que derrama o perfume nos pés de Jesus, esta última quebra o vaso de Alabastro, como que para derramar tudo o que nele continha do precioso perfume...

Pensando por estas diferenças e a maior delas que é a data que as duas situações ocorreram, nos chama a atenção, que Judas, teria então por duas vezes confrontado a Jesus, que permitiu tal situação.

Interessante pensarmos quanto Jesus estava sendo confrontado aqueles dias. Desde os sacerdotes que falaram para que Jesus calasse a multidão que gritava: “Bendito é o que vem em Nome do Eterno”, passando pelos vários grupos dentre os judeus que provavam a Jesus, não para aprender dele, mas, para pegá-lo em algum erro...

Quem o provava e o reprovava aqui era Judas, quem haveria de traí-lo. Reprovava, pois estava em fel de amargura e estava entregando a sua vida à Satanás, vendo que não se alegrava com a extravagante adoração que algumas pessoas davam ao Nosso Amado Jesus.

É muito comum na Bíblia situações como esta. Ocorre no Antigo Testamento um momento em que o Rei David, vem dançando enquanto a Arca da Aliança estava sendo trazida para o Tabernáculo que ele preparara, na Fonte do Guihon, perto de seu Palácio, para que a Presença de Deus estivesse perto de sua casa, sua mulher Mical, o critíca duramente, pelo fato dele estar dançando com tanta espontaneidade e extravagância que estava quase nu diante de todos... Mical no lugar de se alegrar pelo que Deus estava fazendo e vendo a Alegria de seu marido, seguir seu exemplo e sair para dançar juntamente com ele, o criticou e foi ferida por esterilidade por toda sua vida.

Judas da mesma forma, na casa de Lázaro, critica Maria, mas, pior do que isso, demonstra que ele achava errado este tipo de demonstração de amor por Jesus. Ou seja, pra que adorar tanto? Pra que tudo isso? Porque não fazemos algo prático? Sabe as vidas... este discurso MALDITO, POLITICAMENTE CORRETO, É DIABÓLICO... Porque? Para que? Por Ele! Pelo que Ele fez por mim... Porque eu estou enfermo de tanto amor por Meu Amado, porque não consigo pensar em outra coisa a não ser adorá-lo por quem Ele é, e pela Bondade com que me amou...

Confrontado por Jesus, na casa de Lázaro, não há qualquer reação de Judas, embora a maldade não foi tirada de seu coração quando foi repreendido por Jesus.

Lembremos todos: “O Pai corrige ao filho a quem ama”. Ou seja, quando somos confrontados por Deus, precisamos deixar a nossa maneira de pensar que foi reprovada para pensarmos de outra maneira, segundo a vontade de Deus. Infelizmente Judas, poucos dias depois, diante de mais uma demonstração de Amor pelo Senhor, semelhante àquela, ainda mais extravagante, volta a criticar a situação, a mulher, Jesus, e mesmo novamente confrontado pelo Mestre, sai e vai procurar os sacerdotes para vender Jesus, para acertar o preço de sua traição.

Ele era um ladrão! Mas, não pense nesta cena toda como uma mera questão financeira... Pense que com dinheiro se demonstra quem é que adoramos.

Judas roubava da bolsa de Jesus, pois era o seu tesoureiro. Ele critica duas mulheres por adorarem ao Mestre desta forma, não considerando o custo do perfume que derramaram sobre Jesus, mas, o quanto Ele era importante para elas, o quanto elas queriam que Ele ficasse cheiroso com aquele perfume todo, o quanto queriam mostrar que Ele era mais imporante do que tudo para elas... Enquanto Judas, vai piorando cada vez mais. Primeiro um pensamento, depois uma crítica, depois de uma outra crítica uma tragédia... Ele trai o Mestre o acerta o preço da traição.

Quem é esta mulher que derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus, ungindo-o. Pense nisso! A Unção é a marca que estabelecia um Rei. Quem ungiu a Jesus, Rei e Messias? (é claro que a palavra Unção remete ao Derramar do Espírito Santo sobre a Vida de alguém, e no caso de Jesus, isso havia ocorrido quando Ele foi batizado nas águas do Jordão).  Mas, quem reconheceu isso, ungindo-o diante dos homens? Aquela mulher que a Bíblia não cita o nome...

Esta cena não parece demais com a viúva e as duas moedinhas? Nestes últimos dias de Jesus, enquanto os líderes religiosos, os sacerdotes e até um discípulo de Jesus se levantavam contra ele, duas mulheres que não temos idéia de quem sejam, pois seus nomes sequer são citados na Bíblia, adoram a Jesus Cristo, com uma intensidade tão grande, que tornam-se referências para o Evangelho do Reino de Deus que seria pregado em toda a Terra.

Em pouco tempo, Jesus voltará! Assim como todas as profecias se cumpriram sobre Ele, quando Ele veio para Julgar o Pecado que nos afastava de Deus, fazendo isso, tornando-se maldito e culpado em nosso lugar por nossos pecados, Jesus voltará para Reinar e voltará para reinar juntamente com aqueles que o receberam como Senhor de suas vidas. Talvez assim como as pessoas que conviveram com Ele, não se deram conta do que estava por ocorrer, hoje, estamos talvez, distraídos com tantas informações desencontradas, que se não tomarmos cuidados, poderemos perder este tempo tão precioso... O que fazer?

NÃO TIRE OS OLHOS DELE!

Por onde Ele for, siga-o com o teu olhar de amor!

Na manhã do terceiro dia depois que Jesus havia ressuscitado, algumas mulheres entre elas, Maria Madalena, foram até o sepulcro para prepararem o Corpo de Jesus, já que não houve tempo no dia de sua morte, mas, quando chegaram, O MESSIAS GLORIOSO DE ISRAEL, já havia ressuscitado!!! NÃO PRECISAVA MAIS AQUILO.... Elas perderam a oportunidade de fazê-lo... Aquela mulher que a Bíblia não cita o nome, não perdeu a oportunidade!

Daqui muito em breve Jesus voltará, e todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que Ele é O Senhor... Naquele dia, todos verão, todos confessarão... Você terá de fazê-lo obrigatoriamente... Seja como aquela mulher sem nome... Não espere para fazê-lo obrigado... Veja com Ele tem amado você e dê a Ele a Adoração devida ao Seu Nome... Daqui há pouco não vai precisar mais... A chance de provar, que BEM AVENTURADOS são os que não viram e creram é HOJE!

É no próximo culto; é com teu ministério; é com teu momento com Cristo em que ninguém mais está olhando; é quando todos estão olhando e você não está nem aí para os olhos de todos, pois você só tem olhos para os Olhos de Fogo do teu amado...

JESUS, JESUS, JESUS!!!!!!
AHHHHHHHHHHHH!!!!!!

Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário