terça-feira, 14 de março de 2017

Série: "O Ministério da Cruz" - TOME A SUA CRUZ



Base de textos: Mt. 16: 13 a 23 e Mc. 8: 31 a 38

Marcos 8: 34 – “Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Quem quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”

No pé do Monte Hermon, de onde nasce uma das Fontes do Rio Jordão, cidade de Cesaréia de Felipe, Jesus e seus discípulos passam em frente a um verdadeiro Panteão de deuses gregos romanos, de alguns templos e nichos contruídos, encravados na Montanha e bem ali, Jesus escolheu para fazer a pergunta mais importante de todas: “E para você, quem eu sou?”

Pedro, pelo Espírito Santo responde, que ele entendia que Jesus verdadeiramente era o Messias, aquele a quem todos esperavam. Isso foi maravilhoso, pois só Deus mesmo pode revelar isso a uma pessoa através do Espírito Santo, e Pedro, o primeiro que teve tal convicção, torna-se um marco para todos nós. Assim como Jesus disse a ele que lhe dava as “chaves do Reino dos Céus”, também nós a recebemos pelo mesmo Espírito que tem revelado a nós, quem Cristo é.

Porém, esta revelação tão grande não é tudo!

Ter ideia de quem Jesus é não implica em obedecermos a Ele, nem tomar uma posição em nossa vida segundo O Plano de Deus para nós. Até os demônios sabiam quem era Jesus, veja:

Mar. 1: 23 a 25 – “E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou, dizendo: Ah! Que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus.
E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te e sai dele.”

Muitas pessoas creem que existe Deus; creem que Jesus é O Filho de Deus; creem que Ele nasceu neste mundo e que morreu na Cruz e que perdoa pecados. Mas, tomar a Sua Cruz e segui-lo, é um choque tão grande quanto foi para Pedro, quando Jesus disse que precisa sofrer e morrer.

Ainda hoje as pessoas buscam a O Pai e a Jesus, pelos milagres que Deus pode fazer, pela provisão que pode dar, pela Paz e pela direção para uma vida boa. Quando se aproximam de Deus e de sua Palavra, ou quando começam a frequentar locais onde a Bíblia é ensinada, tais pessoas se escandalizam e acham que não pode ser isso, pois, não entendem que Deus só precisou enviar a Jesus Cristo neste Mundo, pois o Mundo está cada vez acelerando mais em direção a um precipício.

Estava tudo tão bom em viver com Jesus, em andar com Ele, vendo milagres, e as multidões que cada vez mais se achegavam. Pedro, como um judeu que esperava o Messias, tinha expectativas, claro de como seria quando o Messias viesse. Mas, agora Pedro passou a reconhecer que Jesus era este que viria para libertar o povo do Cativeiro... Mas, ele não entendia como!

Talvez Pedro pensasse, já que passou a crer e compreender que Jesus era o Messias, que talvez ele pudesse ser algo como um Ministro do futuro Rei de Israel, e que teria muita honra, e que viveria num palácio... Mas, de repente Jesus diz que tem de ir para Jerusalém e que sofreria muito nas mãos dos sacerdotes e dos escribas, e que ainda mais, teria que ser crucificado e morrer, ressuscitando depois de três dias.... Pedro não deve nem ter escutado “Ressurreição”. Como assim sofrer e morrer?

Quando somos atraídos a Deus, sua Misericórdia geralmente encontra conosco em dores, em necessidades, em tristezas, em mágoas, em enfermidades, e a esperança surge com curas, provisão, restauração, perdão, e isso é claro que é maravilhoso, mas, a raíz do problema é que nós nos afastamos de Deus, e esta foi a causa de todo mal que nos adveio.

Estar bem, curados, supridos, em paz, não é tudo, porque outras lutas virão! Percebemos que esta vida de algumas décadas que temos neste mundo, está irremediavelmente presa por conta do pecado, e da sua mais nefasta consequência que é a morte; além das dores, e tudo o mais que já experimentamos antes de conhecer a Jesus Cristo, sem, no entanto, ter esperança.

Não se choque ao ver Pedro, num minuto dizendo: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”, para no momento seguinte ser usado por Satanás, tentando dissuadir Jesus do seu Caminho. Isso acontece conosco todo tempo! Dizemos domingo com os olhos cheios de lágrimas: “Jesus, Tu és O Meu Senhor”, mas, horas depois, pensamos: “Ah, Deus não vai se importar com isso?”

Pedro não estava possuído por Satanás. Jesus chama Pedro de Satanás! Porque a atitude dele de querer pensar mais nas coisas dos homens, do que no Propósito, nos Planos, no Desenho, na Direção de Deus, é o que Satanás, mais espera de nós, servos do Deus Altíssimo.

Satanás, não sabia que crucificando Jesus, estava cumprindo O Plano de Deus.

  I Cor. 2: 7 a 9 – “mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

O Pecado que habita em nós, a peçonha mortal que Satanás inoculou nos seres humanos, quando os enganou, de que seriam como Deus através do Pecado, nos faz ainda hoje preferir a nossa vida sem Deus, o nosso “bem estar”, a nossa alto-preservação não obstante a Vontade de Deus.

NÃO PENSAR NAS COISAS DE DEUS, MAS,
PENSAR NAS COISAS DOS HOMENS. – estratégia de Satanás –

Você é assim? Negue-se a si mesmo!

O que implica esta decisão? Quer dizer que para ser de Deus, tenho que fazer algo mais do que me batizar, entregar dízimos e ir nos cultos de domingo?

O que Jesus quis dizer com: “Tome a Sua Cruz e me siga.”?

Ele não morreu por meus pecados, para que eu pudesse continuar pecando e fosse pro Céu mesmo assim?
Ele não sofreu terrivelmente para que eu não precisasse mais sofrer?
Ele não se fez pobre para que eu pudesse ser rico?
Ele não foi para o Inferno para que eu pudesse ir para o Céu?

Se Ele sofreu por mim, porque eu preciso sofrer?
Se Ele pagou meus pecados, porque tenho que ficar lutando contra o pecado?

O que quer dizer “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas, quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará”?

Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário