terça-feira, 8 de março de 2016

Série: "O Reino de Deus" - ASSIM NA TERRA COMO NOS CÉUS






ASSIM NA TERRA COMO NOS CÉUS


A maneira que Jesus ensinou os seus discípulos a orarem foi assim:

Apresentando O Pai nos Céus e apontando O Caminho a todos nós de que O Reino de Deus precisa vir a esta dimensão onde estamos, aqui nesta Terra. A Vontade do Deus Eterno precisa ser obedecida, seguida, realizada, a fim de que O Pão Nosso de cada dia nos seja dado; nossos pecados sejam perdoados; sejamos livres de cair em tentações e tenhamos escapes do Mal.
Jesus nos deixa claro que tudo isso tem a ver com O REINO, Dimensão onde O Pai Governa.

Falando assim parece simples, mas, pela quantidade de parábolas, explicações, exemplos que a Bíblia usa para descrever, para apontar, para nos fazer compreender O Reino de Deus, logo percebemos que estas coisas estão acima de nossa capacidade humana de compreensão e por isso, todo o zelo e o esforço de Jesus, ilustrando de diversas maneiras, sobre como é O Reino de Deus, como se manifesta, aonde está, como manifestá-lo, quais as provas de sua existência e manifestações, enfim, um vasto assunto... Estamos falando de coisas celestiais, mas, qualquer pessoa, ainda que uma criança que pudesse ler este texto teria em sua mente, várias figuras que viriam à sua memória, assim que começamos a tratar deste assunto...

Ao falarmos no Reino, várias imagens sobem à nossa mente, por exemplo: Um Trono; Um Cetro; Uma Coroa; Um Manto Real; Uma Amplo Salão, etc.

Todas estas coisas e conceitos que surgiram com a história da humanidade, são reflexos, sombras de coisas eternas, todas coisas relatadas na Bíblia, pra que possamos ter uma ideia humana das coisas celestiais, e para que possamos reproduzir neste mundo as coisas eternas.

Não é como se a Bíblia falasse do Trono de Deus nos Céus, para que possamos entender as coisas celestiais, baseadas em coisas que conhecemos neste mundo, mas, há coisas neste mundo que são como disse, sombras de coisas celestiais, que quando mencionadas, (porque temos estes exemplos entre nós) conseguimos compreender.

Qualquer pessoa que caísse na tentação de dizer, ou pensar que já conhece bastante O Reino de Deus, e não acha neste assunto algo relevante ou que lhe possa trazer benefícios, porque já é bastante vasta a quantidade de imagens, pensamentos, exemplos, nomes, situações que sobem à nossa mente ao falarmos sobre este tema, mas, vejam o que diz a Bíblia, sobre a nossa forma de pensar e as nossas limitações humanas:

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”(Is. 55:8 e 9)

A primeira citação bíblica sobre O Reino fala do PROPÓSITO DE DEUS PARA SEU POVO, como membros, agentes, embaixadores, conquistadores, colonizadores deste Reino, vejamos:

“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa...” (Ex. 19: 5 e 6)

Os sacerdotes que serviam a Deus no Tabernáculo e depois no Templo, eram pessoas especiais, que ocuparam esta posição quando toda a nação de Israel pecou contra Deus, eles se recusaram a cultuar O Bezerro de Ouro, e Deus disse a Moisés que a tribo de Levi, (que foi este grupo de pessoas que permaneceu fiel a Deus), tomaria o lugar de todos os primogênitos de Israel, e que serviriam O Eterno, sendo que não teriam herança na Terra de Israel, sua possessão seria O Próprio Deus.

Os Sacerdotes, usavam roupas especiais. Todos os sacerdotes que oficiavam (serviam), diante de Deus, usavam vestes brancas feitas de linho, enquanto O Sumo Sacerdote usava vestes Esplêndidas, com muito ouro e pedras preciosas.

Os sacerdotes ministravam num Santuário, e depois num Templo, em que havia um Lugar Sagrado, chamado de A Santidade das Santidades, ali a Presença de Deus se manifestava, entre os querubins, anjos que foram feitos de ouro puro, sobre a Arca da Aliança, e ali, entre os querubins, Deus se manifestava.

O Eterno disse a Moisés que queria que toda a nação de Israel fosse uma Nação Santa, UM REINO DE SACERDOTES!!! ISSO É IMPORTANTE DEMAIS!!!!

A primeira vez que A Palavra de Deus fala sobre O Reino, descreve que assim como haviam sacerdotes que serviam a Deus, no meio de toda a nação de Israel, Ele sempre desejou que O SEU REINO, fosse manifestado através das pessoas que lhe servissem de todo o coração, manifestando em seu dia a dia, as mesmas obras dos sacerdotes.

Aqueles apresentavam diante de Deus, os sacrifícios pelos pecados das pessoas, nisto vemos o que fazem os intercessores, que apresentam a Deus problemas, dificuldades, e até os pecados de pessoas, clamando a Deus, perdão, que haja um novo entendimento e uma nova postura de vida destas pessoas Diante do Senhor da Terra e Céus.
Os Sacerdotes, cuidavam dos sacrifícios também de adoração às manhas e nas tardes de cada dia, fazendo com que o Fogo do Altar jamais se apagasse, e ininterruptamente Deus pudesse ser adorado. Da mesma maneira, 24 horas por dia, incenso era queimado no Altar de Ouro, que ficava no Lugar Santo, e todas as noites, ao entardecer, a Menorah, precisa ser acesa, para que houvesse Luz na Casa de Deus.

Além disso os Sacerdotes, abençoavam O Povo em Nome de Deus, através da BIRKAT HACOHANIM (A BÊNÇÃO SACERDOTAL), Invocando sobre O Povo O Nome de Deus...

Figuras, todas figuras... Deus disse a Moisés que queria que A Nação de Israel fosse UMA NAÇÃO SACERDOTAL...

O Apóstolo Pedro afirma a mesma verdade sobre todos nós:

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.” (IPe 2: 9 e 10)

É importante frisar que A Palavra que O Apóstolo Pedro declara, é para nós que ele declara, porque, nós é que não éramos povo de Deus, mas, agora somos...

Isso quer dizer que O Desejo, A Vontade do Rei, que está nos Céus, nunca deixou de ser que neste mundo pessoas que fossem Dele, pudessem, manifestar O Seu Reino de forma visível, a exemplo do que faziam Os Sacerdotes Levitas na antiguidade.

Se havia vestes brancas que falavam da Santidade, A Santidade do Nosso Deus devem ser hoje os nossos vestidos. Vestes de um REINO SOBRENATURAL, que podem e devem estar sobre nós não importando que roupa vestimos. Quem é do NOSSO DEUS e quer manifestar O SEU REINO, andará de um modo digno não como um uniforme imposto por homens, mas, como a Santidade posta no coração, e então não serão as vestes que nos destacarão nestas funções, mas, nossa maneira de ser, de agir, de falar, de servir, de amar...

Se os sacerdotes serviam as pessoas, cada vez que oramos: “Venha O Teu Reino e seja feita a Tua Vontade”, nós que oramos estamos dispostos manifestar O Reino e a Vontade de Deus nesta Terra, e o fazemos servindo as pessoas, participando de suas dores, lutas, ajudando-as em suas crises, ouvindo suas confissões de pecado e motivando-as não a apenas mais um sacrifício, mas, a uma tomada de posição, para que este mal nunca mais se veja em sua vida.

Se os sacerdotes, adoravam a Deus, ininterruptamente, fomos chamados a Esta possibilidade tão tremenda... É claro, cada um de nós tem seus afazeres no seu dia a dia, mas, haverá um momento que será só Nosso para Ele. Não se pode terceirizar O Culto a Deus...

Ninguém pode dizer: “Ah eu não tenho tempo para adorar, para estar com os irmãos, porque tenho muito trabalho, sou muito atarefado, estou muito cansado, não gosto da música, estou de mal com alguém, etc”, porque o problema não está em nenhuma das desculpas... A VERDADE É QUE VOCÊ NÁO É UM SACERDOTE, O REINO NÃO ESTÁ EM VOCÊ, você tem nome de que vive, mas, está morto!

UM REINO DE SACERDOTES

Se os sacerdotes, abençoavam o povo todo, Deus nos vê, como um Reino de Sacerdotes, para que possamos Proclamar as Virtudes, d’Aquele que nos chamou das trevas, para O Reino do Filho do Seu Amor. Hoje abençoamos o povo como Esperança, num mundo caótico e cheio de dores como o nosso; com Paz no meio de tanta violência e desarmonia problemas conjugais e familiares; com as Boas Novas de Salvação para aqueles que hão de herdar a Vida Eterna, que através de nós será conhecida em seus corações...

Se os sacerdotes não possuíam herança na Terra de Israel, Deus espera que como seus sacerdotes, possamos entesourar onde a traça e a ferrugem não comem e nem corroem; Deus espera que percebamos que nossa vida aqui, neste mundo é muito efêmera, e que se não focamos a Vida Eterna e não a privilegiamos, não somos diferentes dos que vão se perder cuja vida (VOU CITAR UMA PARÁBOLA, é como a Relva que nasce pela manhã e com o calor do meio dia morre e seca... Nossa vida passa rápida demais e se não entendermos que não temos herança neste mundo, talvez nossos descendentes briguem pela partilha dos bens, mas, não lembre de nós com saudades, pois, gastamos mais tempo para ajuntar dinheiro pelo qual estão brigando agora, do que para lhes dar amor, que os faria unidos como família no momento da separação, até O Reencontro Diante de Deus...

“Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a o Eterno aos filhos dos homens.”- (Sl. 115:16)

A primeira vez que a Palavra Reino é usada na TORAH, não mostra o Trono de Deus, mas, mostra O REINO DE SACERDOTES (MAMLACHÁ COHANIM), O Povo do Reino. Este texto foca a Terra, apresenta O Desejo de Deus que O SEU REINO seja manifesto entre os homens, através do seu povo.

Vamos ouvir a Jesus, O Rei do Reino, e vamos orar ao Pai:

- “Venha O Teu Reino!”
- “Seja feita A Tua Vontade aqui na Terra como nos Céus!”
- “Pois Teu É O REINO!”
- “Teu é O Poder!”
- “Tua é a Glória!”


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário