terça-feira, 17 de março de 2015

Série: Restauração - "A Restauração do Temor do Senhor"


“A intimidade do Eterno, é para aqueles que o temem, aos quais Ele fará conhecer a Sua Aliança.” – (Slm. 25:14)

A palavra usada aí para Intimidade é SOD, que fala de Mistério, Segredo... E esta parte de Deus, esta face, esta característica, este “cômodo da casa”, esta liberdade, esta confiança, não é para todos...
Gosto muito de uma Versão da Bíblia chamada de Versão Aplificada que diz: “O Segredo, a Intimidade, (a doçura, a satisfação pelo companheirismo), do Eterno possuem aqueles que o temem (que O Reverenciam e O Adoram), e Ele lhes mostrará Sua Aliança e revelará para eles (a profundidade, o interior) o seu significado.”

A Palavra temor, sempre muito confundida com medo, aparentemente poderia afastar as pessoas de qualquer relacionamento, mas, a Bíblia diz que O Temor do Senhor é:  O princípio da Sabedoria e também Fonte de Vida.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.” (Slm 111:10)

“O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte.” (Prv 14:27)

Temor então fala de sabermos ou entendermos, quem Deus é. Não como se pudéssemos compreender coisas profundas sobre Deus, como a Eternidade, A Infinitude, etc...

Fala de entendermos o básico, como crianças: Ele é o Papai do Céu, e nós seus filhos. Ele criou tudo, e nos ama; Ele é O Todo Poderoso e eu preciso estar no time Dele....
Coisas simples que qualquer criança entende e que se colocadas em equações matemáticas, os grandes gênios da humanidade jamais poderiam compreender, mediante tamanha complexidade. Sua absurda limitação em compreender as coisas espirituais e principalmente O Criador dos Céus e da Terra, limita ainda que sejam as mais brilhantes e capazes mentes que já viveram neste mundo.

Se eu creio que Ele existe, e ainda que o entendimento sobre isso seja tão pequeno, (o conceito de que somos todos Criados por Deus, é algo que faz parte do gênero humano... Como são engraçados os ateus, que são contra a existência de Deus... Como eles caem em contradições, pobres pessoas, ante as dores da vida, diante da morte, e da organização divina de tudo o que existe, acabam a submeter-se ao óbvio, desde as coisas menos perceptíveis até as grandiosas...) Ele existe!

Se Ele existe, será que me nota? Se me nota, como agradá-lo? Como beneficiar-me de sua Grandiosidade? Há tantas pessoas que falam de maneira diferente acerca de Deus, quem estará certo?

As grandes questões da vida, como a Morte; o Universo; a Concepção; fazem com que todo ser humano em algum momento de sua existência eleve seus pensamentos à tais questões. A busca pelo contato, por comunicação, por direção,  por socorro, por abrigo, por benefícios e também, para agradecer, para demonstrar afeição, que ante a tamanha distância e diferença imensurável de tamanho e poder só pode nos levar à ADORAÇÃO...

Por isso tantos são enganados, pois na busca deste relacionamento, descobrem outros seres espirituais, e achando serem a chave para o vazio, o Elo com a Eternidade, acabam por adorar, por cultuar, por reverenciar e tornam-se cativos por seres espirituais da maldade, na busca do Verdadeiro, do Eterno, do Pai, do Criador.
Por isso, Deus enviou Jesus Cristo a esse mundo para reconciliar o homem com Deus... e quando o homem descobre isso e deseja isso... Surge O Relacionamento com O Pai, através de Jesus, O RECONCILIADOR.

Até que um dia... Alguém fala de casa, alguém fala do Pai, alguém enquanto fala causa um choque em quem ouve, pois em algum lugar lá dentro há algo que combina, que testifica, que identifica, que lembra a mesma origem, que se encaixa, ainda que lutemos contra isso, pois nossa razão cheia de mentiras, de ideias erradas quer nos levar para longe... Mas, não dá mais... Encontramos o Caminho de Casa... Descobrimos quem é O NOSSO PAI.

Intimidade fala de algo particular, “muito dentro”, cordial, afetuoso, algo estreitamente ligado por confiança e afeição, e esta Intimidade, estes Segredos, Mistérios, demandam tempo e esforço para serem conhecidos, e entendidos. Conhecer os anseios, os desejos do coração do outro... Assim como é com dois amigos chegados, com um casal, com pais e filhos, assim é para com O Nosso ABA, O Nosso Papai na Eternidade.

Embora a Salvação de todos os seres humanos, é nos dada de Graça, pelo Sacrifício de Jesus Cristo na Cruz, a Intimidade de Deus, está ligada ao Relacionamento, à Busca, ao Tempo gasto, ao que se troca para se ter tempo e condições de ouvir, sentir, perceber, ver o que Deus tem a dizer...

A Intimidade é sacrifício – “Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” (Efs 5:1-2)

A Intimidade é para quem ousa – “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.” (Jer 33:3); “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jer 29:13)

A Intimidade para com Deus requer uma mudança – “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isa 55:6-9)

A Intimidade é um desafio e um ato de amor (um desejo de estar com quem amamos)- “Quando disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.” (Slm 27:8); “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.” (Slm 27:4)


Um avivamento não se dá pela busca dos seus benefícios, do poder que se manifesta, dos milagres, e até das vidas que são alcançadas.... Tudo isso é uma consequência. Uma consequência de Deus estar conosco, Dele se alegrar em nós; De Deus ter prazer em nossa presença, para que possamos desfrutar da Presença Dele.

A busca sincera gera relacionamento; o relacionamento vai nos restaurar, a restauração nos trará para o plano original e O Plano Original é Ele (CRISTO) em nós, esperança de Glória...

“Oh Deus, Tu és meu Deus,
E eu te busco ansiosamente,
A Minh´alma tem sede de ti...

Quero te contemplar, no Teu Santuário
Ver O Teu Poder e a Tua Glória,

Pois o Teu Amor é melhor que a vida,
Por isso os meus lábios te louvam...
E eu Te louvarei enquanto eu viver...

E Em Teu Nome, minhas mãos levantarei...”

Teu Amor é melhor que a Vida – Prf. Jonas Souza
baseado no Salmo (Salmo 63 – 1 a 4)


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário