terça-feira, 21 de outubro de 2014

Série: "O Fruto & os Dons do Espírito" - DONS DE CURAR



“... a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; (1Co 12:9)

Qual é mais fácil? dizer: São-te perdoados os teus pecados; ou dizer: Levanta-te, e anda?
(Luc 5:23)

Enquanto o ser perdoado é algo que se dá no mundo do Espírito, alguém que precisa ser curado sofre fisicamente a enfermidade, a dor, a deformidade, isto é visível ou perceptível.
Para que uma cura se manifeste, a causa da enfermidade e seus efeitos precisam desaparecer, ou diminuírem gradativamente, mas, precisa haver uma mudança física, algo no mundo natural que seja visto, sentido, provado de forma perceptível, para que o enfermo se sinta curado e possa testemunhar esta mudança de estado.

Questionado sobre: Com que autoridade, Jesus perdoava pecados, ele demonstrou que assim, como levaria os pecados de todos sobre si, também as feridas injustas, que receberia em seu corpo físico e em sua alma, seriam a Causa pela qual nós poderíamos ser curados.

Estava escrito: “Pelas suas feridas (pisaduras), fomos sarados” e ainda “Ele levou sobre si nossos pecados e foi transpassado por nossas iniquidades”. Ou seja, a Fonte do Perdão e da Cura É O SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ DO CALVÁRIO.

A MANEIRA QUE ESTA CURA VAI SE MANIFESTAR É UM MISTÉRIO.... Jesus curava pessoas ordenando que as enfermidades saíssem; às vezes pessoalmente, às vezes ordenando de longe; às vezes tocando os enfermos; em situações tendo de tocar mais de uma vez para que o problema fosse totalmente solucionado; num momento Jesus passou saliva misturado com barro nos olhos de um cego e ordenou que ele fosse até um tanque para lavar os olhos para ser curado e outras vezes apenas disse a um cego: Vai a tua fé te curou e imediatamente a pessoa foi curada da cegueira; às vezes Jesus declarava alguma Palavra específica a respeito da enfermidade e até SEM QUERER Ele curava, quando alguém com fé o tocava, Dele saía virtude.
Em algumas situações a causa da enfermidade era o pecado, e Jesus advertia depois de curar as pessoas que elas não voltassem à prática do pecado, para que seu estado não fosse pior. Outros casos como a Sombra de Pedro que projetada nas pessoas enfermas manifestava cura, e os aventais e lenços pessoais de Paulo que produziam cura quando tocavam em enfermos.
A palavras usada pelo Apóstolo Paulo para falar sobre a condição dada pelo Espírito Santo para realizar Curas é “KARISMAS”, que também é usada para a Palavra Graça, Dons, Presentes, etc. Dando a entender que são diversas habilitações ou Domínios, ou capacidades que podem se manifestar para um devido fim, (neste caso as Curas).

Na prática entendemos que O Espírito Santo em nós poderá manifestar de diversas maneiras seu Poder para curar pessoas de diferentes enfermidades em diferentes situações.

Uma vez um centurião pediu para Jesus que pudesse curar seu servo e O Mestre disse que iria até a sua casa para lhe fazer um “Therapeo” (uma das palavras usadas para Cura), dando a entender que Jesus indo até lá faria alguma coisa para que aquele moço ficasse são, e o Centurião disse com Fé, que cria na Autoridade de Jesus e que bastava Ele proferir uma Palavra que seu servo seria curado (esta palavra Curado), é a mesma Palavra usada por Paulo para O Dom da Cura. Em outras palavras, alguém pode ser curado por uma prática, um procedimento (uma TERAPIA, até médica se você quiser ver por este lado), mas, há pessoas que creem e por isso verão a Glória de Deus, que basta uma Palavra que a Cura há de se manifestar!!!!

Uma das coisas que está relacionada fortemente com a Cura então é a Fé. Em diversas situações Jesus afirmou que a Fé das pessoas as levaram à Cura. Enquanto a pouca fé em algumas situações, como na cidade onde Jesus cresceu (Nazaré), impediram que mais curas se manifestassem...

Uma das maneiras que Jesus disse que poderíamos todos nós, pelo Poder do Espírito Santo ministrar O “Karisma” da Cura é através da Imposição de nossas mãos.

“...; e imporão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.” (Mar 16:18)

O Apóstolo Paulo orientando a Igreja diz para que os Presbíteros (Anciãos, irmãos mais Maduros em nosso meio, os irmãos mais velhos), orem com Fé pelos enfermos, ungindo-os com azeite, e estes serão curados e se tiverem cometido pecados, eles serão perdoados.

“Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” (Tgo 5:14-15)

As doenças são uma manifestação do Pecado em nossas vidas, e podem ser hereditárias, ou podem se manifestar por acidentes, pelo contágio com vírus e bactérias externos, mas, todo o tipo de enfermidade é uma manifestação em nós, da consequência de termos nos separado de Deus, e em Cristo Jesus, nós fomos reaproximados, e perdoados e sarados, e a FÉ é O BRAÇO, que pode ir até a Cruz do Calvário e trazer até nós O SOBRENATURAL para que uma enfermidade seja vencida pelo poder da Fé em Cristo Jesus.

Há três passagens na Bíblia muito curiosas falando de Curas e de enfermidades. Uma demonstrando que se permanecermos em Deus, as doenças que afetam o mundo não nos afetarão por estarmos em Deus:

“...: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.” (Êxo 15:26)

Esta é uma promessa para o futuro daqueles que decidiram andar com Deus, mas, e se tais pessoas falharem e pecarem e as doenças se manifestarem neles?

“É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades,” (Slm 103:3)

“Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel para nos perdoar os pecados e nos limpar de toda iniquidade” – Ele perdoa hoje e sara hoje.... E porque no futuro e no presente temos provisão para Cura e Perdão?

Por que há dois mil anos atrás quase, Ele levou sobre si, nossos pecados, iniquidades e enfermidades...

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas (pisaduras) fomos sarados.” (Isa 53:4-5)

Em nosso futuro e no nosso presente temos provisão em Jesus Cristo, tenha fé NELE, em Sua Palavra. Ore, talvez comece se manifestar em sua vida, os Dons de Curar, que talvez seja um marco em tua vida e até uma evidência do teu chamado em Cristo Jesus. Ore por pessoas que estiverem doentes... O Dom não é teu é do Espírito e através da tua vida, alguém pode vir a ser curado, e a crer em Jesus Cristo que está em teu coração...

JESUS vai te respaldar... A Obra é Dele:

Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.
(Mar 16:19-20)



MINISTÉRIO PASTORAL

IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário