quarta-feira, 18 de junho de 2014

Série: "O Espírito Santo" - LEVADO PELO ESPÍRITO




“Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto,...” (Luk 4:1)

Parece quando pensamos em Pentecostes, que ser Cheio do Espírito Santo é tudo! Porém temos que nos lembrar que logo após os acontecimentos do Cenáculo, quando todos foram Cheios do Poder de Deus, veio a grande perseguição que seguiu-se à morte de Estevam, e a Igreja de Cristo, por conta disto, passou a agir absolutamente distante do conceito que todos tinham naquela manhã, 50 dias depois da ressurreição de Jesus.

O Espírito Santo, encheu Jesus com toda a Sua Plenitude, e em seguida o levou para o deserto. Ali, Jesus, sentiu a necessidade de jejuar. Há outros relatos bíblicos, como o de Moisés e Elias, que durante também 40 dias, não comeram e nem beberam, estando em comunhão com Deus. Porque? Qual a razão disto?

Há alguns conceitos acerca do Espírito Santo, e precisamos revê-los à Luz da Bíblia:

Precisamos estar puros e limpos pra ser cheios, ou batizados no Espírito Santo. O Arrependimento, entregar-se a Jesus Cristo, e querer ser lavado em seu Sangue Purificador, é fundamental sim, mas, santo não é aquele que não peca mais, mas, aquele que passa a odiar o pecado, pois isso faz parte da sua velha natureza, e não desta outra que nasceu através de Jesus Cristo e do Espírito Santo depois de ter se entregue a Jesus.

Depois de uma pessoa ser batizada no Espírito Santo ela não precisa de mais nada... Grande equívoco! Aí é que precisa! Pois algo Puro, Novo, Poderoso, Transformador, ocorreu em seu interior, e é necessário que a pessoa perceba que uma grande guerra está sendo travada dentro dela, pois sua Nova Natureza estará em guerra com a anterior, e é o momento para se ordenar as coisas, no CAMPO DE BATALHAS que é a nossa ALMA.

Jesus agora, Cheio do Espírito Santo, é guiado pelo Espírito a se separar de tudo e de todos.

Curioso, que o mesmo processo se dá quando o povo hebreu é arrancado do Egito. Eles são batizados na Nuvem e nas águas, e ficam 40 anos no deserto.

Antes a realidade e o anseio de vida era nos padrões do Egito. Durante aqueles 40 anos, esta visão de mundo é trocada pela visão que é impressa em cada hebreu que nasceu no deserto: DEUS É O CENTRO!
Todos moravam no deserto ao redor do Santuário que Deus ordenou Moisés para construir, e depois de 40 anos, eles foram para tomar posse da Terra Prometida.



A Palavra Deserto em hebraico é: MIDBAR (Uma tradução ao pé da Letra seria mais ou menos: “QUEM É FALA)

A Palavra Falar: DEBAR (DBAR de Midbar) – é a raiz da Palavra DESERTO, e então pensando no que é, e do que é chamado, imaginamos um lugar em que tudo o que é comum para nós é tirado, para que a única coisa em que concentremos nossa atenção seja Deus, Aquele que fala. No deserto Deus fala!


A IDENTIDADE

Não consigo não pensar, em Jesus e Pedro, quando o discípulo declara quem é Jesus, e este lhe responde marcando sua Identidade como Pedro, dizendo que não foi carne e nem sangue quem lhe haviam revelado a Sua Identidade, mas, O Espírito Santo.

A Identidade do Pai, foi revelada a Jesus, O Cristo, naqueles 40 dias de profunda intimidade com Ele. O Espírito preparou este encontro e foi o canal da revelação.

Em todos os tempos nos parece ser este o método de Deus. Ele realiza coisas em nós, nos dá O Seu Espírito, Unção, Autoridade, Direção, Visão e então nos leva para o deserto, para que todas estas coisas que são ESPIRITUAIS, sejam marcadas, compreendidas, experimentadas, discernidas, encarnadas, por nós, já que estando na carne, presos às necessidades físicas, humanas, e tendenciosos em nossos pensamentos, vontades, desejos, lembranças, anseios, sempre damos muito mais lugar às coisas da carne, (do mundo natural, do sistema que nos cerca e tantas vezes nos aprisiona), do que para Deus que nos ungiu.



O ESPÍRITO E A PALAVRA

Depois de 40 dias e 40 noites em comunhão profunda com O Pai, Jesus sentiu fome, e nesta hora Satanás foi tentá-lo. É certo que os textos bíblicos que Jesus usou para destruir a Satanás, eram todos conhecidos por Jesus desde criança, mas, naquele momento foram as armas secretas usadas através do Espírito Santo para destruir toda a esfera de atuação maligna de Satanás contra Ele e contra nós.

É O Espírito que vivifica A Palavra, e aquela comunhão com O Pai, durante aqueles 40 dias, certamente fez que A Palavra deixasse de ser um texto, uma Pedra Escrita, para se transformar em Carne, em algo real, palpável! Jesus responde a Satanás o que está escrito NELE. Ele é O Livro escrito por DENTRO E POR FORA!

Jesus foi guiado pelo Espírito para O DESERTO, lugar onde DEUS FALA, onde NOSSA IDENTIDADE É REVELADA, pois nos deparamos com Deus, e o reconhecemos como PAI. Ouvimos sua Voz e Suas Palavras passam a ser as nossas. Ali, Satanás vai tentá-lo, mas, ali no deserto realmente descobrimos quem somos, o que queremos, pra o que nascemos e o que viemos conquistar.


ESTÁ ESCRITO:

“Não só de pão viverá o homem, mas, de toda PALAVRA que procede da boca de Deus”;
“Não tentarás, O Eterno, teu Deus”;
“Só ao Eterno, o teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto”.

Que O Nosso Deus ative em nossos corações, desde os anciãos até os jovenzinhos, o ardente desejo de jejuar, de orar, de se retirar, de ouvir, de buscar, de compreender, de se consagrar novamente para Deus... É muito mais do que um método de encher igreja; do que um método de discipulado; um método doutrinário, é O ESPÍRITO NOS GUIANDO AO DESERTO, para que descubramos quem Deus é e quem nós somos!



Ministério Pastoral

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário