quarta-feira, 21 de maio de 2014

Série: "O Espírito Santo" - ESSE ESPÍRITO SANTO - I



E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. (Jo 14:16-20)

Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.
(Jo 14:26)

Estava chegando a hora de Jesus Cristo entregar-se por amor de nós, para a Morte, morte de Cruz. Algumas das coisas mais preciosas que a nós foi revelada, deu-se ao aproximar-se este momento.

Jesus com seus discípulos, na noite em que foi traído, fala a eles sobre a dor que sentirão todos, à partir do dia seguinte, quando não terão mais Jesus com eles, todos os dias. Sabemos é claro, que depois da Ressurreição, Jesus ainda aparece com eles e durante os quarenta dias Ele encontrou-se muitas vezes, com aqueles que seriam os Apóstolos do Cordeiro.

Jesus que iniciou o seu ministério quando O Espírito Santo veio em Plenitude sobre Ele, agora, está para voltar ao Pai, e passa a explicar que para que seus amados pudessem dar continuidade ao seu penoso trabalho, teriam que da mesma forma, ter dentro deles, O Espírito que desde o início manifestou sempre O Poder de Deus. O Mesmo Espírito Santo que gerou a Luz, quando O Pai falou; O Mesmo Espírito Santo que gerou Jesus no ventre de Maria... Agora Jesus, vai apresentar O Espírito Santo a seus discípulos... Como você faria isso?

Quando procuramos apresentar alguém, a outras pessoas, alguém íntimo como uma esposa, marido, um filho, um amigo muito íntimo, um irmão... Procuramos citar algumas características marcantes, o que faz profissionalmente, algum dom ou talento que o diferencia das outras pessoas. Procuramos ressaltar alguns valores de sua personalidade, algumas coisas do seu humor, ou da sua maneira de reagir à situações do dia a dia... Tentamos descrever, como se pintássemos um quadro, para que alguém que nos ouve possa ter uma boa impressão, uma ideia mais clara possível de quem é esta pessoa que queremos apresentar...

Por mais detalhista que o interlocutor possa ser, é incomparável a nossa própria experiência com uma pessoa, do que sabermos características descritas por alguém.

Jesus, porém, não fala de alguém, mas, do Seu Próprio Espírito, do Espírito de Cristo, do Espírito de Deus, do Espírito do Pai... Vamos nos ater então, a algumas das características do Espírito Santo, que Jesus lhe atribui, quando o vai apresentar a nós...

UM OUTRO CONSOLADOR: (PARÁCLETO) – Um advogado, ajudador, apoiador, confortador

Um outro – Quer dizer que Jesus entre eles ali, O Emanuel (Deus conosco), era este Consolador e que sua na ida importava que outro viesse para suprir esta mesma necessidade; para dar continuidade ao que Jesus estava realizando; alguém com a mesma essência. O Espírito Santo que viria seria DEUS CONOSCO, assim como Jesus Cristo, o foi para seus discípulos até aquele momento.

O ESPÍRITO DA VERDADE:  Na mesma noite Jesus diz: “A Tua Palavra é A Verdade” (Jo. 17:17); O Espírito da Verdade; O Espírito da Palavra; Jesus é a Palavra que se fez carne e habitou entre nós; O Espírito de Cristo; O Espírito de Deus... Há nesta declaração, mais uma evidência da Unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, porque Deus em momentos diferentes da história do Ser Humano manifestou-se, porém, jamais nos deixou sozinhos. Também há que se meditar, que se existe o Espírito da Verdade, também há o da mentira, e Jesus afirma que o mundo não conhecia o Espírito de Deus, porém, eles, os discípulos de Jesus o conheciam. Isso quer dizer, que há uma condição imprescindível para O Espírito Santo estar na vida de alguém, e esta condição é: TER JESUS! Sem Jesus – Sem O Espírito Santo.

ELE HABITA CONVOSCO E ESTARÁ EM VÓS: Quem habitava com eles? Jesus! (O Emanuel – O Deus conosco); quem estaria “EM VÓS” – Neles; Dentro deles? O Espírito Santo... a diferença de estar conosco e estar dentro de nós, foi a diferença dos discípulos terem Jesus com eles, acordando, andando, comendo, vendo seus milagres, para o momento, que Jesus através do Seu Espírito, pudesse estar dentro deles... ALELUIA! Só de pensar nisso me dá vontade de cantar!!!!!

NÃO OS DEIXAIREI ÓRFÃOS – Jesus, O Nosso Pai na Eternidade (como diz a Profecia de Isaías), sempre tratou de seus discípulos como filhos, e isso se evidencia agora, pois, é muito diferente um pai, adotar uma criança e ver nela um filho, do que a criança entender que ela não é mais órfã, ela tem um pai.
É através do Espírito Santo, (como falamos na semana passada), O Espírito da Adoção, que podemos chamar Deus de Aba – de Papai. Deus é Deus, para os que estão por aí se perdendo, mas, para nós, Ele, O Criador do Universo, O Todo Poderoso, é O Nosso Aba, O nosso Paizinho, Papito, Paiê, ou o que você quiser dizer de mais íntimo a respeito d´Aquele, que nos tinha por filhos, desde que fomos gerados, mas, agora, pelo Seu Santo Espírito, nós o Identificamos, também como O Nosso Pai. ESTE É O ESPÍRITO SANTO PARA NÓS.... É ISSO QUE ELE FAZ CONOSCO, É ISSO QUE ELE GERA EM NÓS...

O CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO, A QUEM O PAI ENVIARÁ EM MEU NOME: O Consolador ( O Espírito); O Pai quem O Envia; Jesus a Chave, em seu nome... A TRINDADE (Esta palavra não existe na Bíblia) – Significa, três pessoas, que formam Deus. Assim como fomos feitos À Imagem e conforme a semelhança de Deus, e somos três: espírito, alma e corpo. O Pai, O Filho e O Espírito São UM. DEUS ÚNICO E VERDADEIRO. Difícil? Sim e não! Analise a Palavra: Desde O Princípio, O Espírito pairava sobre a face do abismo, O Pai falou: Haja Luz (A PALAVRA É JESUS),  e houve Luz... Os três juntos!
Jesus é batizado, o Céu se abre, O Espírito vem sobre Jesus, e O Pai diz: ESTE É O MEU FILHO AMADO, E EU ESTOU MUITO FELIZ COM ELE.... Os três juntos!
O Pai, o enviará em meu Nome. Sem Jesus, sem O Espírito Santo; Sem O Pai, sem O Espírito Santo; Sem a Palavra sem O Espírito Santo... “Quem vê o Pai, vê a mim; quem me recebe, recebe a quem me enviou... Eu estarei no Pai, e vocês em Mim, e através do Meu Espírito eu estarei em vocês, e onde Eu estiver, quero que estejam comigo... É LINDO DEMAIS TUDO ISSO! Há uma mistura, do Pai, do Filho e do Espírito, e Deus quer, Ele quis, que nós estivéssemos nisto, e que Ele O DEUS ÚNICO E VERDADEIRO, estivesse em nós... Quando Ele nos criou soprou em nossas narinas: FÔLEGO DE VIDA...



ELE VOS ENSINARÁ TODAS AS COISAS: Jesus é O Mestre, todos sabemos disto, mas, quando penso que meus filhos aprendem coisas na escola com suas professoras, mas, é com as lições de casa, que percebemos eles fixando as informações recebidas na escola e transformando a teoria em prática, imagino O Espírito Santo como as mães ou os pais, que sentam-se com os filhos e passam a acompanhá-los nas tarefas, apagando com a borracha diversas vezes, para que o resultado prove que a instrução foi encarnada.
Os discípulos de Jesus viam Jesus realizar coisas extraordinárias, ouviam dele explicações, sobre O Reino dos Céus de uma forma simples e profunda, mas, eles passaram a realizar as mesmas obras que Jesus, e outras maiores ainda, quando O Espírito veio habitar suas vidas, e passou a ensinar-lhe todas as coisas... Assim hoje, podemos estar admirados, com homens e mulheres de Deus, que são usados por Deus de uma maneira tremenda, mas, só vamos experimentar O Sobrenatural de Deus, e realmente viver os ensinos de Jesus através dos nossos mestres, quando pelo Espírito Santo manifestarmos nós, o sobrenatural de Deus.

ELE VOS FARÁ LEMBRAR TUDO QUANTO VOS TENHO DITO: Assim como dependemos da nossa memória que está gravada em nosso cérebro, fatos importantes geralmente associados a emoções foram gravadas em nossa memória, coisas marcantes em nossas vidas, ensinos que nos esforçamos para gravar, pois entendíamos que eram realmente importantes. Quando hoje precisamos resolver algo, ou lembrar de um fato é como se dentro de nós tais informações fossem acessadas.
Os Ensinos de Jesus Cristo estão em nosso espírito através do Espírito Santo, e assim como nos vem à memória, algo que aprendemos na escola, ou para realizar determinada tarefa lembramos o “como fazer” depois de muito tempo, O Espírito Santo nos fará lembrar com clareza a respeito dos ensinos de Jesus que recebemos, pois, a memória humana pode deteriorar-se com o tempo, mas, Os Ensinos de Jesus estão gravados na Mente de Cristo dentro de nós que É O Espírito Santo que habita em nós.

Se você ainda não o conhece! PRECISA CONHECER! Se Jesus falando Dele a seus discípulos não conseguiu manifestar com clareza tudo o que era conhecer O Espírito Santo, imagine nós? Você precisa conhecê-lo pessoalmente! Você precisa, através de Jesus Cristo que Ele entre em seu coração, se derrame em sua vida, te encha de Sua Presença...

Comece agora...

Diga: Espírito Santo, eu amo Jesus, e o convidei para entrar em meu coração... e Eu sei que O Senhor está aí... Muito prazer eu sou.................................................................

Quer ser meu amigo?


Ministério Pastoral

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário