quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Série: "As parábolas de Jesus" - A purificação do leproso e a Cruz do Calvário



Porque Deus nos fala por parábolas?

“E chegando-se a ele os discípulos, perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;... Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram de má vontade, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure. Mas felizes são vocês pois os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.” (Mat 13:10-16)

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Isa 55:8-9)

Jesus, Nosso Sumo Sacerdote e a purificação do leproso

Hebreus – 9: 6 - 15
Ora, estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente no Lugar Santo os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados; mas na Santo dos Santos só o Sumo sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, o qual ele oferece por si mesmo e pelos erros do povo; dando o Espírito Santo a entender com isso, que o caminho para o Verdadeiro Santo dos Santos não está aberto, enquanto subsiste o primeiro Tabernáculo, que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tanto ofertas como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto; sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e vários batismos de purificação, umas ordenanças da carne, impostas até um tempo de reforma. Mas apontando para O tempo vindouro, quando Cristo (O Messias), manifestou-se como Sumo Sacerdote das melhores coisas já realizadas e que ainda se realizarão, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no Santo dos Santos (Celestial), havendo obtido uma eterna redenção. Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? E por isso é mediador de uma nova Aliança, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo da primeira Aliança, os chamados recebam a promessa da herança eterna.

Levítico – 14: 1 - 7
Depois disse o Senhor a Moisés: Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote, e este sairá para fora do arraial, e o examinará; se a praga do leproso tiver sarado, o sacerdote ordenará que, para aquele que se há de purificar, se tomem duas aves vivas e limpas, pau de cedro, carmesim e hissopo. Mandará também que se imole uma das aves num vaso de barro sobre águas vivas. Tomará a ave viva, e com ela o pau de cedro, o carmesim e o hissopo, os quais molhará, juntamente com a ave viva, no sangue da ave que foi imolada sobre as águas vivas; e o espargirá sete vezes sobre aquele que se há de purificar da lepra; então o declarará limpo, e soltará a ave viva sobre o campo aberto.

Toda esta linguagem bíblica para nós do séc. XXI é tão enigmática, porque fala de santuários, móveis, utensílios, sacrifícios, que eram feitos, nos tempos dos profetas e dos apóstolos do Cordeiro. Mesmo naqueles dias, todas estas coisas, eram figuras, sombras, parábolas, que apontam para a maior verdade do Universo: Jesus, sendo Deus, veio a este mundo para tomar sobre si nossos pecados e iniquidades, para que pudéssemos de novo ter acesso a Deus.


Jesus, O Nosso Verdadeiro Sumo Sacerdote diante de Deus, como diz na carta aos hebreus, não entrou num santuário feito por mãos humanas, mas, no Monte Santo do Senhor, lugar de sua Habitação, e não entregou o sangue de animais, para fazer expiação pelos pecados dos homens, mas, o seu próprio sangue foi entregue diante de Deus. Isso é maravilhoso! A Verdade da Cruz do Calvário é maravilhosa, porque o sangue de Jesus, não apenas pode cobrir nossos pecados, liberando sobre nós o Perdão de Deus, mas, também pode purificar toda a consequência do pecado de sobre as nossas vidas... Assim como era necessário um ritual de purificação de um leproso, quando curado, é necessário que nos apropriemos da Cruz do Calvário, para termos acesso à Presença de Deus.



A lepra é uma doença, degenerativa, altamente contagiosa e incurável... Igualzinho ao pecado. O primeiro sinal da lepra é a insensibilidade. Uma mancha de lepra no corpo de uma pessoa, traz nesta área uma insensibilidade à dor, e o início do apodrecimento dos tecidos. O pecado faz a mesma coisa com o ser humano... Ele torna-se insensível, à Voz de Deus, e quanto mais vive no pecado, mais degenerado fica. Quando nos esquecemos que nós não somos deste mundo e que devemos estar com as pessoas, para influenciá-las, com a Luz de Deus que há em nós; mas, pelo contrário, nós nos acabamos influenciados, certamente o pecado há de se apegar em nossas vidas, e então nós é que estaremos contagiando muitos outros, com nossa frieza espiritual, nossa apatia pata com as coisas de Deus, e uma vida no pecado, que não só nos destruirá, mas, poderá contaminar muitos outros...
Hoje há um controle para a lepra, mas, sua cura não! Pessoas, podem viver muitos anos, escondendo os frutos do pecado, mas, a raiz do pecado, A Rebeldia contra Deus, há de mais dia, menos dia manifestar os frutos de uma vida sem Deus. Não há solução para este mal neste mundo... Não há! Só Deus, pode depois de apontar para a situação da lepra (pecado), como um problema insolúvel, deixar em sua Palavra prescrito, um ritual, para os leprosos, que fossem purificados... Como isso é possível? Porque para Deus não há impossibilidades! Aleluia!
2 aves, vivas e limpas;
1 vaso de barro;
1 pau de cedro;
1 pano tinto de carmesim (cor do sangue)
um raminho de hissopo;
7 asperções do sangue derramado para a purificação...
águas correntes... Mas, isso está mais parecendo os elementos usados em rituais de feitiçaria, magia negra, macumba... É, mas, eu creio que você sabe que Satanás, era o líder da adoração nos Céus, e ele aprendeu com o próprio Deus, quando entregou seu filho Jesus, antes da fundação do mundo, por amor de nós que SACRIFÍCIOS desatam PODER!

Da Parábola para a Verdade Eterna


As águas correntes falam do Espírito Santo, que nestes dois mil anos tem levado a obra redentora de Cristo, para todas as pessoas que se sentem como leprosas diante de Deus, por consequência do pecado.
Uma ave sacrificada (Jesus se entrega por amor de nós); seu sangue deve cair sobre o vaso de barro (Jesus sendo Deus, fez-se homem, habitou num "vaso de barro", como nós, que ficou totalmente ensanguentado na Cruz do Calvário); sobre o pau de cedro (O Madeiro da Cruz, também ficou marcado pelo sangue inocente do nosso Senhor); a outra ave, deveria ser marcada pelo sangue, mas, deveria ser solta (Assim como Jesus morreu, ele Ressuscitou, Aleluia! E possui as marcas da crucificação); o hissopo, um raminho de planta usado para a asperção, pode ser comparado com a Fé, como um braço que hoje viaja quase dois mil anos atrás, para de lá nos trazer o precioso sangue, de Jesus Cristo, para a remissão de nossos pecados. Por fim, assim como 7 asperções deveriam ser feitas, para que o ex-leproso, fosse declarado limpo, do Corpo do Nosso Amado Salvador, por 7 lugares, ele verteu seu precioso sangue: Da cabeça (Coroa de espinhos); das costas (chibatadas); das duas mãos e dos dois pés (cravados na cruz), e mesmo depois de morto, foi transpassado por uma lança, e do seu lado saiu: água e Sangue... 7 asperções.
Se a lepra é uma parábola para o pecado, e aquele ritual de purificação uma parábola para a Cruz do Calvário, podemos hoje, tomar com fé, o Sacrifício de Jesus, que nos poupa da morte, e libera sobre nós a Vida, a Vida de Deus!
O rei David, depois de ter adulterado, mentido, matado, quando confrontado pelo profeta, humilhou-se Diante de Deus, e disse: "Purifica-me com hissopo, e serei limpo". David, declarou-se como um leproso na Presença de Deus, por causa de seu pecado, e assim nós se entendermos a Grandeza do Amor de Deus, e o quanto o pecado, nos destrói, poderemos com ousadia clamar e sermos ouvidos e nunca mais padecer pelo Grande Amor com o qual fomos amados pelo Pai.

Paulo de Tarso, apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário