quarta-feira, 14 de agosto de 2024

VIVER PARA A ETERNIDADE - COMEÇO, MEIO E FIM


 Fl. 1: 6 - "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus."

A Maior segurança que temos e também alegria, no que temos tratado sobre este Tema é que o processo da Salvação para o qual Deus tomou a iniciativa entregando Jesus Cristo por cada um de nós e que Ele completará em seu Regresso Glorioso, não está desassociado do que temos todos nós passado dia após dia. Estamos sendo Salvos. Deus está operando em nós. Não estamos sozinhos agindo como se pudéssemos cuidar desta fase da nossa Salvação. Em todos os momentos temos dado lugar para que Ele vá nos transformando até que a Obra seja Completada. Até que Sua Vida nos envolva de tal forma, a ser o Selo da Salvação que na Cruz, Jesus confiou a cada um de nós.

Uma outra forma da Palavra de Deus nos apontar este PROCESSO, é o chamando de CAMINHO, como se houvesse uma Porta, O Caminho e um Destino.

Mt. 7: 13 e 14 - "Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela."

Talvez no passado se ouviu muito sobre a "Porta Estreita", e isso durante muito tempo foi associado à uma rigidez asséptica, em usos e costumes, vestimentas, comportamentos exigidos, para identificar pessoas de um mesmo grupo, mas, que estavam muito longe do que realmente é uma CONVERSÃO.

Jesus, conversando com Nicodemos falou sobre isso dizendo:
Jo. 3: 5 - "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus."

Inquestionavelmente Jesus faz uma alusão ao que João Batista anunciava e pregava, pois ele dizia, que veio batizar as pessoas com água, para o ARREPENDIMENTO, mas, viria Aquele que era Maior do que ele, que batizaria com O Espírito Santo e com fogo.

O Batismo de João, chamado de Batismo de Arrependimento era o Fruto de um profundo quebrantamento produzido pelo Espírito Santo nas pessoas que ouviam a Pregação de João. Jesus, no início do seu ministério da mesma forma dizia: -  "Arrependei-vos, pois o Reino de Deus está próximo."

O Arrependimento é uma Renúncia, uma Morte. Uma decisão de tomar outro destino de vida, quando se percebe que o que até então o que fizemos apenas nos afastou mais de Deus. Arrepender-se é  ABANDONAR esta VIDA. É uma decisão. Isso tem de ser fruto de clara Consciência de uma Vida inútil sem Deus que é abandonada para aprender e ser guiados pelo SENHOR.

Isso é uma Porta Estreita. Há muitas pessoas que ainda dizem: - "Eu não me arrependo de nada do que fiz, só do que não fiz." - Que tolice e que caminho certo para a Morte Eterna!

As águas do Batismo, as águas do Arrependimento, falam de Morte. Nos identificamos com a Morte de Jesus, para que possamos renascer para uma Nova Vida segunda a Vontade do Pai, que Ele concedeu a cada um de nós.

Muitos dizem não querer tornarem-se "crentes", já que os crentes não podem fazer coisa nenhuma. É justamente o contrário, é ter O Poder de fazer todas as coisas, mas, saber que nem todas nos convém. Mas, isso requer uma Renúncia. Hábitos. Práticas que considerávamos normais, porém, através do Espírito Santo em nós e da Palavra de Deus a nos conduzir, percebemos que afrontam a Santidade e os Propósitos de Deus e por isso, e disso, nos ARREPENDEMOS, lançamos fora, deixamos de praticar, não queremos mais em nossas vidas. 

Há coisas, hábitos, práticas, costumes, que estão enraizados em nós, desde nossos antepassados... O Novo Nascimento, trata de uma CONVERSÃO.  ia por tal caminho, mas, decido, voltar no sentido oposto. É uma Morte. É uma Porta estreita.

Jesus, já nos Salvou por sua Morte na Cruz, mas, para nós, o Começo deste percurso só se dará, por nossa VONTADE. Por nossa decisão de abrir mão da vida sem Deus, para ser guiado pelo Seu Espírito Santo e por Sua Palavra. Esta é uma Porta Estreita.

Talvez o Evangelho pregado hoje, pareça uma PORTA LARGA... É uma autocrítica que todos precisamos fazer, pois nos parece muitas vezes, que imploramos para as pessoas "ACEITAREM A JESUS". Dizemos que as pessoas "PRECISAM SE BATIZAR". 

Transparecemos que para pertencer ao Grupo Social de nossas igrejas um cursinho e um banho nas águas é suficiente para depois vermos o que vamos fazer com os Pecados, Prisões espirituais, Maldições familiares, todo tipo de degradação e traumas humanos.

Mas, O CAMINHO, também é estreito, tal qual a PORTA,  e longo, na maioria dos casos. 

Este Processo, esta Transformação, este Caminho, que Deus requer de nós HOJE! AGORA! É tão fundamental que os primeiros cristãos eram identificados por este Nome: O CAMINHO.

Fomos Salvos, pela Obra de Cristo na Cruz do Calvário, já tratamos sobre isso. Ele já fez isso por nós de uma vez por todas, mas, isso só nos beneficiará se NASCERMOS DE NOVO. Se nascermos da Água (de um Verdadeiro Arrependimento de nossa Vida sem nos importarmos com a Vontade de Deus), e do Espírito, a Nova Vida que nos é dada através da Presença do Próprio Deus Vivo em nós, já que anteriormente estávamos mortos em nossos pecados e delitos, para que então, possamos ser conduzidos, para longe do Pecado e da Morte, e cada vez mais cheios, mais perto, conduzidos, transformados por Cristo, pela Vida, pela Salvação.

Esta é uma PORTA estreita e este é um CAMINHO estreito. Mas, se HOJE! AGORA! Não desistirmos Dele, no FIM, TEREMOS A VIDA ETERNA. 

ESTAMOS SENDO SALVOS E SEREMOS SALVOS. ELE JÁ NOS SALVOU! 

Fp. 3: 13 e 14 - "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

Há um Alvo! Há uma linha de chegada! Há um Prêmio! Há uma Recompensa! Há uma Glória!

Estas verdades que parecem muitas vezes negligenciadas em nossos dias, são muito mais importantes do que a escala do meu serviço na congregação; o sucesso que obtive pregando em alguma reunião; o quão as pessoas me elogiam pelas coisas que faço...

Podemos ser enganados e nos enganar a nós mesmos por anos, achando que estamos em obras quando nossas vidas se transformaram em escombros de uma Edificação Gloriosa que um dia Cristo iniciou sendo Ele mesmo o Fundamento pela qual temos sido edificados. 

Porta,  Porta pela qual entramos na dimensão do Reino de Deus.

Se vamos apenas algumas vezes por mês aos cultos em nossa congregação; se não entregamos fielmente nossos dízimos e se deixamos o hábito de ofertar. Se voltamos a ter velhos comportamentos do passado em que cabem pequenos vícios, pecados, atitudes semelhantes (e reprováveis) de qualquer um que se perde, todas estas coisas não são o PIOR... São apenas sintomas... de algo REALMENTE TERRÍVEL!

I Pe. 1:9 - "obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma."
Há um fim para a nossa Fé...

SEREMOS SALVOS!

Mas, isso jamais ocorrerá, se NÃO ESTAMOS SENDO SALVOS...

HOJE! AGORA!

IGREJA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário