quarta-feira, 21 de agosto de 2024

VIVER PARA A ETERNIDADE - CORRIDA DA VIDA


Nestas próximas semanas vamos tratar desta nossa VIDA ETERNA, como uma corrida que sempre terá uma LARGADA e uma CHEGADA, momentos de exclusiva Soberania e Amor de Deus, que nos Salvou e nos Salvará, mas, o percurso, a trajetória toda vai requerer a nossa TOTAL DEPENDÊNCIA de Cristo e da Obra do Espírito Santo em nós que há de a cada dia nos fazer mais parecidos com Cristo e mais distantes do nosso "velho-homem".

Falamos já sobre isso, a SANTIFICAÇÃO - A Separação para Deus, que naturalmente vai importar numa separação de qualquer coisa que queira nos distrair, fazer tropeçar, parar ou tomar algum desvio que nos leve para longe para a Linha de Chegada. A Santificação aí vai se identificar totalmente com um corredor de longas distâncias, que vai se concentrar, dosar as energias, exercitar sua resiliência, para o prêmio que lhe está reservado.

Já começamos a corrida, saímos no grupo da frente, e cremos que vamos chegar no fim, mas, não podemos nos distrair e temos de saber que as paisagens vão mudar, haverá momentos que algumas pessoas queridas estarão correndo ao nosso lado e outros que estaremos sozinhos sem imaginar, porque alguns desistiram e de onde surgiram outros que muitas vezes passam por nós com tanta força, justamente quando estávamos pensando que não íamos conseguir. Por um lado nos assustamos e noutro nos animamos de novo e em todos os momentos Deus está nos dando o ar, a força, o incentivo, as palavras para podermos seguir até o fim.

I Co. 6: 11 - "Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus."

Como começamos?

Nos lavamos - Imagem que nos remete à decisão de nos batizarmos nas águas do arrependimento, correspondendo ao que Cristo fez por nós na Cruz do Calvário. Em outras Palavras, todos são chamados à esta corrida, mas, só vão de fato participar dela quem quiser e se LAVAR no Sangue do Cordeiro e nas Águas Purificadoras, símbolo do nosso Novo Nascimento.

Fomos Santificados - Se nos lavar depende de nossa decisão, sermos SANTIFICADOS é uma OBRA DO ESPÍRITO SANTO EM NÓS. O SANTO, nos SANTIFICA - Nos separa, nos consagra a Deus.

Fomos Justificados - Da mesma forma, a Justificação é uma obra que seria impossível para nós realizarmos, pois, a JUSTIÇA nos condenava à Morte, por causa do PECADO. Quando no entanto, JESUS, sem nunca ter Pecado, se entregou por nós na Cruz do Calvário, e se lançou contra a Morte, esta INJUSTIÇA, cobriu a multidão de pecados que nos condenava, e então, por crermos no que Jesus fez por nós, mediante a Graça de Deus que nos foi dada, a JUSTIÇA DE DEUS nos cobriu, nos Justificando através de JESUS CRISTO.

SANTFICAOS E CHAMADOS PARA SER SANTOS

I Co. 1: 1 e 2 - "Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:"

A Largada para esta corrida se dá, quando as Boas Novas a respeito de Cristo são compartilhadas conosco. Muito diferente de um convite para a boa música de nossas igrejas, o ambiente aconchegante, com pessoas gentis e bonitas, palavras que nos ajudam a viver bem e termos sucesso em nossos empreendimentos, O EVANGELHO DO REINO, nos mostra o quanto ainda que vivendo relativamente bem segundo os padrões humanos, estávamos afastados de Deus e nos aproximando cada vez mais da Morte e da destruição eterna. Ao saber que Jesus se entregou no nosso lugar e que Ele voltará para condenar a todos que rejeitaram tão grande Salvação e que neste mesmo momento nos tomará a todos para Si, para estarmos com Ele para sempre... Ao ouvirmos sobre isso e decidirmos abrir o nosso coração porque a Fé foi gerada dentro de nós através destas Palavras, somos, fomos (nós que estamos caminhando hoje com Cristo), SANTIFICADOS. 
O Convite para esta Corrida, para esta LARGADA, é um CONVITE PARA SER SANTOS, separados daqueles que ouviram o mesmo chamado e não quiseram. Aqueles que ainda não conheceram nada sobre Cristo e por isso seguem suas vidas sem se importar com o quão estão perto do Abismo. 

O Convite a sermos SANTOS, é individual, intransferível, não podemos dar a nossa inscrição a mais ninguém e nem de forma alguma, podemos correr por outros. Somos SEPARADOS, chamados para sermos SANTOS, e foi a nossa decisão pessoal em INVOCAR O NOME DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, que nos deu habilitação para esta corrida. 
(O QUE PODEMOS E DEVEMOS É PREGAR PARA OUTROS - ANUNCIAR A TODOS QUE PUDERMOS QUE TUDO JÁ FOI FEITO, QUE NÓS FOMOS SALVOS! TODOS... E agora todos precisam também Invocar O Nome de Jesus Cristo, para também serem Justificados e Santifcados.

II Co. 7:1 - "Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus."

Como Paulo escreve aos Corintos no texto acima, essa nossa SANTIDADE, esta nossa separação há de se aperfeiçoar, no TEMOR DO SENHOR, sabendo agora, do que ELE nos livrou. Nós que caminhávamos para a Morte fomos alcançados pela VIDA. Se de fato compreendemos de onde Cristo nos tirou, perceberemos fácil, que há agora um trabalho a ser feito e a Purificação de uma vida sem se importar com Deus. Esta transformação que já se iniciou dentro de nós vai se tornar mais visível em nossa carne, ou seja, em todas as áreas de nossas vidas, a ponto de todos que se relacionam conosco perceberem que houve uma grande transformação em nós.

Corremos olhando para a Linha de Chegada

Fp. 3: 20 e 21 - "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas"

Não é difícil de se confundir lendo este texto de Paulo aos Filipenses em que ele fala da nossa Pátria nos Céus, a respeito de que seremos um dia tirados deste Mundo e que por isso, não temos que cuidar das coisas aqui e nem desejar que elas melhorem, já que seremos todos tirados deste mundo. NÃO É ISSO QUE PAULO nos está dizendo: (DOS CÉUS), de ONDE AGUARDAMOS O SALVADOR, O SENHOR JESUS CRISTO, ou seja, Os Céus, O Mundo Espiritual, O REINO DE DEUS, aonde O SENHOR REINA, há de novo de se manifestar nesta Terra (como era no Éden), para que O JUSTO JESUS, Reine sobre este Mundo e todas as nações e Povos e nós com Ele.

A nossa Consagração a Deus, a Nossa Santificação para este tempo, tem como o seu mais lindo exemplo o de uma Noiva que está se preparando, pra o seu casamento, e deixa de pensar em qualquer outra coisa que não seja estar com o Seu Amado para sempre. SANTIFICAR-SE É ISSO! 

Assim como uma mulher toma o Nome do Seu Amado sobre si, o Estandarte com o qual Jesus há de nos cobrir é O SEU AMOR e seremos Dele para sempre, os os nossos corpos mortais, nossas dores, nossa humanidade será revestida pela Glória de Cristo e seremos como Ele é para sempre!

Cântico dos Cânticos - 2: 4 - "Leva-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim é o amor."

IGREJA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário