sexta-feira, 30 de abril de 2021

Ele se fez maldição no nosso lugar - Série: Os Benefícios da Cruz


"Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: 'Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro'. Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé." (Gál. 3:13-14)

A Cruz de Cristo é o marco da redenção de Deus em nossas vidas. Redenção esta que se deu através de inúmeras trocas realizadas entre Cristo e cada um de nós. 

Cristo levou sobre si o que tínhamos de mal, a fim de que pudéssemos receber aquilo que Ele conquistou de bom. Jesus levou sobre si a pena advinda da nossa sentença, da nossa condenação.

O Ap. Paulo descreve aos Gálatas que Jesus tornou-se maldição em nosso lugar, para que em Jesus a benção de Abraão chegasse até nós e recebêssemos do Seu Espírito.

Jesus, quando se entregou por nós na cruz, tomando o nosso lugar, fez-se maldito, pois sobre nós havia a maldição da Lei. Mas qual é essa maldição?

Toda maldição foi referenciada por Moisés em Deuteronômio capítulo 11, versículos 26-28, e capítulo 28, quando este declara que aqueles que cumprissem os mandamentos do Senhor seriam abençoados, ao passo que os desobedientes estariam debaixo de maldição.

A Palavra de Deus é permeada de exemplos de que a benção acompanha (e até mesmo persegue) os Filhos de Deus, aqueles que caminham em obediência. Por outro lado, também demonstra claramente que a maldição e suas implicações (morte, doença, dificuldades financeiras, nos relacionamentos, etc) são os frutos a serem colhidos pelos filhos da desobediência.

Ocorre que, “Todos pecaram…”(Rom. 3:23).

Eu e você pecamos ao descumprir os mandamentos do Senhor, que é a causa. E, sem sombra de dúvidas, éramos merecedores da maldição pelo descumprimento da Lei.

Afinal,  o problema não estava na Lei, mas sim no seu descumprimento. De fato, Paulo fala da “maldição da Lei”, o que denota uma maldição decretada/advinda da Lei e não que a própria Lei seria uma maldição.

Nós estávamos fadados a viver sofrendo o amargo sabor dos frutos da desobediência, dos quais o mais amargo, certamente, é a morte, posto que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23).

Não obstante, JESUS CRISTO, ao morrer na Cruz do Calvário, tomou para si todas as consequências de ser um maldito, inclusive a morte, a fim de que fossem liberadas sobre nós as consequências da obediência, dentre elas, o dom gratuito de Deus que é a vida eterna.

NO ENTANTO…
NA CRUZ, JESUS NÃO APENAS LIDOU COM A CONSEQUÊNCIA, MAS PRINCIPALMENTE COM A CAUSA.

Jesus não nos livraria da maldição e das consequências de nossos pecados sem antes conquistar para nós a vitória sobre a causa disso tudo. Caso contrário, se assim não fosse, poderíamos viver em desobediência (que é a causa) sem ter que sofrer as consequências.. O que não é verdade. basta olharmos à nossa volta e vermos quantos ainda sofrem por conta de maldições.

Mas Jesus não levou tudo na cruz? Obviamente, mas de sobre aqueles que escolhem viver segundo Sua Palavra e se arrependem dos seus maus caminhos. Ocorre que, enquanto não nos arrependermos dos pecados e da maldade de nossas gerações e não nos apropriarmos do que Jesus fez na Cruz, jamais viveremos a benção plena e plenamente conquistada na Cruz. Certamente, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9)

A Bíblia nos conta que por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.(Romanos 5:12)

Portanto, a retribuição pela nossa desobediência era a morte, pelo que faríamos jus ao madeiro:

Lemos há pouco que o Ap. Paulo declarou aos gálatas: “pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro.” 

Onde está escrito? Deuteronômio 21:22-23: “Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro, O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança.” 

A natureza pecaminosa do homem, manifestada a partir de Adão na vida de cada ser humano desde o seu nascimento, reservava para o homem maldição e um lugar de exposição e vergonha: O madeiro.

A partir do trecho citado anteriormente de Deuteronômio, podemos concluir que não era o ato de levantar alguém no madeiro que, por si só, fazia-o maldito, mas sim sua condição de descumpridor da Lei, pois este era digno de morte antes mesmo de ser pendurado no madeiro. Assim, o que fora merecedor de Juízo de morte, seria morto e levantado no madeiro, pois era maldito.

Jesus não se tornou maldito por ter sido levantado no madeiro apenas, mas sim, por voluntariamente, decidir ser, para expressar a posição que Ele assumiu ao trocar de posição conosco.

Mas Jesus, sem jamais ter pecado, sem jamais desobedecer a Deus, sem jamais dar azo à maldição da Lei, assumiu nosso lugar ao ser levantado na cruz. Naquele lugar alto de exposição dos declarados “malditos”, Jesus tomou o nosso lugar, fazendo-se maldição e conquistando para nós a vitória sobre a causa e as consequências da maldição.

Desse modo, Jesus conquistou para nós a possibilidade de vivermos em obediência, conquistou para nós o perdão dos pecados mediante o verdadeiro arrependimento, derramou sobre nós da Sua maravilhosa graça. 

Através do fato de Jesus ter assumido a nossa pena e morrido na cruz, Ele fez por nós o que não poderíamos fazer. A obra Dele, e não a nossa, removeu de sobre nós a maldição causada pela desobediência da Lei. 

HOJE PODEMOS VIVER DEBAIXO DAS BENÇÃOS.
HOJE PODEMOS VIVER COMO FILHOS DE OBEDIÊNCIA.
HOJE PODEMOS VIVER LIVRES DA VERGONHA.
HOJE PODEMOS VIVER EM ABUNDÂNCIA EM TODAS AS ÁREAS DE NOSSAS VIDAS.
HOJE SOMOS LIVRES, NÃO APENAS DAS CONSEQUÊNCIAS, MAS SIM DA PRÓPRIA CAUSA DA MALDIÇÃO.

JESUS NOS REDIMIU COMPLETAMENTE. COMO? 
FAZENDO-SE MALDIÇÃO EM NOSSO LUGAR. PARA QUÊ?
  1. PARA QUE NELE A BENÇÃO DE ABRAÃO CHEGASSE ATÉ NÓS E;
  2. PARA QUE RECEBÊSSEMOS DO SEU ESPÍRITO.
Pela fé, nós temos acesso aos benefícios fornecidos por Seu sacrifício, a benção de Abraão e promessa do Seu Espírito.
“Eis que ponho diante de vós a benção e a maldição…”
Neste dia, escolha JESUS, escolha o caminho do arrependimento, escolha viver os benefícios da Cruz… escolha a benção, e viva.

Deus os abençoe!

Pastor Natan Vidori
Igreja Betlehem - SMO/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário