quarta-feira, 26 de maio de 2021

O Triunfo sobre o mal - Série: Os Benefícios da Cruz


Colossenses 2: 6 a 15 - "Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz."

Confesso que ao ler um tema como esse, logo imaginamos a luta do mocinho contra o vilão, numa luta épica com reviravoltas e no fim, depois de ter apanhado um monte, o mocinho vence...
 
Mas não é assim que a Palavra de Cl 2:6-15 relata como: "JÁ VENCEMOS", quando li este texto fiquei maravilhado com algumas partes que me saltaram aos olhos...
 
Em Cristo habita toda a Plenitude da Divindade, já pararam para imaginar isso? TODA, não é uma parte, mas TODA e se não bastasse isso ainda tem a PLENITUDE (Totalidade, integralidade) da Divindade,  MEU DEUS! De mais isso!

E por ele ser o Cabeça de todo poder e autoridade, nós recebemos também, por estarmos Nele, por sermos O Corpo de Cristo, este Poder e esta Autoridade para triunfar sobre o mal. O que precisamos para isso? DEVEMOS ESTAR EM CRISTO, versos 6, 7 e 9.
 
Para entender melhor a luta, precisamos entender contra quem ou contra o que lutamos.... O mal contra o qual lutamos diariamente e temos que vencer é o Pecado que fica bem claro quando lemos Gl 5:16-21, onde estão manifestas as obras da carne. Manifestação de tudo o que não presta na humanidade e nos afasta de Deus. O texto ainda diz que aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus. 
Penso: Por que além de ser uma luta contra práticas que são comuns para a maioria, ainda podem ser feitas até sem mesmo se notar que é errado, mas, mesmo assim nos afastam de Deus?

Costumava dizer quando jogava futebol: - "sem querer também é falta!"  Todos nós pecamos, agora o que vai fazer a diferença em sua vida é se você vai viver na prática do pecado ou vai ser arrepender de verdade e abandonar o Pecado.
 
Nossa luta só terá fim no dia que encontrarmos com O Nosso Senhor.  Isso é um fato! E até esse dia chegar temos que nos manter vigilantes. 

O Ap Paulo diz: “...o bem que quero fazer não faço, mas o mal este continuo fazendo”, Rm 7:19. Paulo estava deprimido ou estava maluco quando escreveu isso! NÃO! Nem uma coisa e nem outra. 

Neste texto ele nos mostra a força que o pecado pode exercer sobre uma pessoa que se entrega a ele.
 
Ez 18:20a a Bíblia diz “...Aquele que pecar é quem morrerá....” Rm 6:23a “Pois o salário do pecado é a morte...”

Vamos ser práticos, se tudo conspira para que sejamos maus, a nossa volta nos induz a fazer o que não presta, vemos aqueles que não servem a Deus “prosperando” e muitas vezes às nossas custas, pode-se perguntar onde esta Deus? Ou por que lutar contra isso?
 
Calma! Deus continua sendo Deus e esta no controle de tudo e sobre todos!! Ele nunca sequer empatou, não vai perder! 
Por que Ele já venceu!!
 
TEMOS QUE ROMPER COM O PECADO!
 
Algumas situações precisam de uma radicalidade que talvez ainda não tenha usado, corte da sua vida o que te faz pecar, por exemplo: Se a internet te faz pecar tira a internet da sua vida! Puxa pastor, mas preciso de internet para pagar conta, para comprar... use de alguém por tempo limitado e sobre supervisão... pode parecer duro, mas certamente nessa área você não cai mais.
 
Todos nós sabemos onde temos caído sempre, a questão é: Queremos mudar? Se a resposta for sim, voltamos para o texto de Cl 2, notem as palavras do Ap Paulo versículo 6 e 7, “Portanto assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver Nele, enraizados e edificados Nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão...”
 
Este é o segredo para vencermos! Por que quando Cristo na Cruz pagou o preço da nossa Vida com Seu Sangue, Ele nos resgatou nos trazendo de volta de onde nunca deveríamos ter saído. TODA nossa dívida com o Inferno foi paga na cruz, nos dando direito à Liberdade. Liberdade do pecado, liberdade para escolher servir e adorar a Deus, liberdade para demonstrar todo nosso amor e gratidão ao SENHOR e de bônus Ele expôs à vergonha o Diabo e os demônios. Quando pensavam estar ganhando, JESUS tomou tudo aquilo que tínhamos perdido no Éden e nos devolveu a posição que Deus projetou para nós.
 
Agora TODA Autoridade no Céu, na terra e embaixo da terra está em Jesus. Cl. 2:15 diz que: "Ele despojou principados e potestades", quer dizer que ele TOMOU desses a autoridade. Que autoridade é essa? Era a autoridade para acusar os eleitos segundo Ap 12:10; Rm 8:33-34, agora o que nos resta fazer é o que mencionamos acima, versos 6 e 7, viver em Jesus, nos aprofundarmos cada vez mais Nele, firmar nossa fé Nele, buscar ensino do Senhor, para não sermos enganados por qualquer vento de doutrina e nem um novo “revelamento”  do momento, (ventos de doutrina que não possuem qualquer respaldo na Palavra e no Espírito de Deus) e sempre sermos gratos ao SENHOR e às pessoas que contribuíram para nosso crescimento com Deus.
 
Vamos viver em Cristo, renovar nosso modo de pensar, como em Rm. 12:2, para que juntamente com Ele possamos experimentar o "Viver cheios do Espirito Santo", ver e viver e assim podermos ser usados para praticar milagres e ser agentes de transformação de vidas.

Daniel Damásio, Pastor
Igreja Betlehem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário