quarta-feira, 26 de maio de 2021

Abandonado para nunca nos sentirmos sós - Série: Os Benefícios da Cruz


Vamos começar pelo Salmo 22, algo que nos parece como uma profecia de David, uma profecia sobre o Ungido, o “Mashiach Ben David” Aquele que havia de vir após ele. David descreve nesse Salmo o sofrimento da Cruz, mas ao mesmo tempo descreve a Glória que também haveria de vir. 

Nas palavras de David: versículo 1: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” E em Mateus 27:46 escutamos a Voz de Yeshua, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Sim Jesus sentiu na Cruz tudo o que nós sentimos em nossas vidas carnais. A enfermidade, a dor, o desprezo entre outros sentimentos que vivemos. Mas, ele sabia desde o princípio qual era o Propósito de D.us para toda a humanidade, ele se entregou na Cruz para que todos nos fossemos UM SÓ com ELE e então curados em nosso corpo e também em nossas almas. 

Ele se entregou conforme Isaias viu e descreveu a cena no capítulo 53. Olha o que Isaias fala no versículo 3: “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum”. 

Sim ele foi rejeitado e abandonado, assim como nós antes de encontrarmos com Ele também rejeitávamos a Sua Vida, O seu Sacrifício e principalmente, nós rejeitávamos a Mensagem da Cruz. E o Salmo de David também fala dessa rejeição e de quem TODOS ZOMBAM. 

Se observarmos atentamente a Palavra de Deus, o abandono e o desprezo era uma maldição muito grande, as pessoas viviam em suas famílias, em suas tribos, em suas comunidades, etc. As pessoas pertenciam a Um Povo, você se apresentava como: “Eu sou o fulano, filho de ciclano da Tribo de X” Não importa quem era você, você nunca estaria só, pois você pertencia a um grupo social. Podemos ver vários profetas se apresentando dessa forma. E eu creio que Pedro nos ensina isso também quando ele diz em 1Pedro 2:9-10 que agora somos UM SÓ POVO: “Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. ”

Meu Deus quantas vezes eu “zombei da mensagem da Cruz” quantas vezes eu neguei o Seu Nome, como Pedro também fez antes de escrever tais coisas. Qual de nós nunca rejeitou a mensagem de Amor que existe na Cruz? Sim, e nós estamos hoje, falando dessa mensagem para nós mesmos. Nós que já servimos ao Senhor e Salvador de nossas vidas. Sim! Estamos trazendo a memória TUDO O QUE NOS DÁ ESPERANÇA. A nossa Esperança tem Um Nome que é sobre todo Nome no céu e na terra. O Nome de Yeshua que nos salvou e nos tirou da Morte para a Vida Eterna. E a isso dizemos “Dayenu”: ISSO É O BASTANTE. 

Em Isaias 53:7 fala que: “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca”

Sim em todo o tempo, em sua jornada até a CRUZ ele permaneceu mudo, mas em Lucas 23:33-34 fala que quando chegou ao Lugar e quando estava no momento da crucificação Jesus intercede ao Pai por todos nós que o rejeitávamos: “E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes

Estamos sim declarando a mensagem da Cruz para nós mesmos. Assim como o Salmo 22: 22-24 diz que David iria declarar o Nome do Senhor no meio da Congregação. Ele diz, pois, a rejeição de Yeshua na Cruz era para que nenhum de nós nunca mais estivéssemos Só. 

Nunca mais sentiríamos a dor do Abandono e da Rejeição. Muitos de nós, vivemos em nossas histórias, sentimentos de sermos abandonados, seja por nossos pais, parentes e/ou amigos, ou até pela família que constituímos, muitas vezes todos nos abandonaram. Muitos de nós precisou encontrar na Cruz o Favor imerecido de Deus. Ele É O Tudo para nós. Ele nos amou primeiro ele nos escolheu primeiro e então é possível louvar e adorar. Pois sem esse encontro não há como declarar o que David declarou no Salmo 22:22-24: “Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.  Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel. Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.”

Deus está ouvindo a cada um de nós, Yeshua sentiu a dor da nossa alma, Yeshua não sentiu apenas o que o nosso corpo sente, mas verdadeiramente Ele levou sobre Si o nosso “sofrimento humano”. Você já pensou que muitas vezes esquecemos de olhar para a Cruz para arrancar a raiz de amargura que pode nos impedir de Adorar e pode nos Separar da Presença. Não, nós não podemos ser os mesmos! Eu e você precisamos viver a Verdade da Mensagem da Cruz. Ela nos fez UM SÓ POVO e somos semelhantes a ELE. Somos UM SÓ COM ELE. Você não pode pensar que está só em suas batalhas pessoais, você pertence a um povo que antes você não pertencia. PERTENCER é TER A CERTEZA DE QUE NÃO HÁ ABANDONO OU REJEIÇÃO EM NOSSAS VIDAS. Não, esse sentimento não PODE FAZER PARTE DAS NOSSAS VIDAS. Ele nos fez uma nova criatura e como David afirma no Salmos 22:26 e 27 - “Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente. Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao Senhor; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face”.

O tempo de Adorar é o “Hoje”;
O tempo de Buscar o Senhor é o “Hoje”;
O tempo de O Senhor manifestar a Gloria é o “Hoje”;
O tempo de olhar para a mensagem da Cruz é o “Hoje”;
O tempo de Sermos Um Só Com O Senhor é o “Hoje”;
Verdadeiramente foi por isso que Ele esteve na Cruz; e por isso Ele ressuscitou; e por isso Ele Vive em Ti e Em Mim, para nunca mais nos sentirmos só. 


Simone Mallak, pastora
Igreja Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário