quinta-feira, 30 de maio de 2019

Série: Da Precisão para a Exatidão - "COBIÇA"


TEMA: COBIÇA 

Rm. 7:7 – “Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás”
Ex. 20:17 – “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.”

A Árvore da Vida ou a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal?
Cristo ou a Lei?

Dt. 30: 19 e 20 – “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.”

Gn. 2: 8 e 9 – “E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal”
Gn. 2: 15 a 17 – “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Há uma escolha! Sempre haverá uma escolha e nós é quem temos O PODER para decidir. Deus nos deu este poder. Ele não criou robôs programados para cultivar, construir, guerrear, fazer boas coisas e coisas más, nós, somos livres para fazer nossas escolhas.

Deus mostrou para o homem a Árvore da Vida e a Árvore do conhecimento do bem e do mal. 

Uma pergunta infantil e tola seria? Porque se Deus que sabe de tudo, (sabia que o homem ia pecar), porque, Ele colocou a Árvore do conhecimento do bem e do mal ao alcance do homem?

Um dia o Sumo Sacerdote de Israel, com as vestes gloriosas, (vestes que apontam para o MASHIACH, CRISTO, como o veremos glorificado nos Céus, com olhos como labaredas de fogo, vestes talares, cabelos brancos como a alva lã, como a neve, voz como de muitas águas), este homem vestido de Deus julgou a Deus, que tinha há 33 anos e meio, vestido de homem. E o homem vestido de Deus, condenou a Deus vestido de homem! 

Nós continuamos fazendo isso. Julgando o Criador do Universo pela nossa ótica limitada há poucas décadas, contaminada pelo pecado, cheios de justiça humana (que Deus chama de trapos de imundícia)... Satanás, com 1/3 dos anjos dos Céus havia se rebelado contra Deus, pois este Malígno quis ser adorado no Lugar do Criador e quis colocar o seu trono, acima do Trono de Glória e Majestade, do nosso Deus, que está nas Maiores Alturas. 

Satanás caiu e Deus, que não é um covarde, não o destruiu! Satanás, criado por Deus, como o sinete da perfeição de Deus, não é um opositor à altura de Deus. O Maniqueísmo (a luta do bem contra o mal, como se fossem forças opostas que se equivalem) é um conceito diabólico e mentiroso, o Yang e o Ying (conceito oriental deste mesmo mal), que diz que em todo bem existe um pouco de mal e em todo mal um pouco de bem. A “Força” da série Guerra nas Estrelas do Dart Vader e do Luke Skywalker, que a Força do bem e do mal, precisam estar em equilíbrio... tudo isso é A MENTE DE ASSASSINO, DO PAI DA MENTIRA, DE SATANÁS, desde o início que enganou a Eva, levando-a e a seu marido a pecar contra Deus.

Deus criou o ser humano, mais limitado do que os anjos, porém, o criou à Imagem e Semelhança do Altíssimo, com poder de se Multiplicar, coisa que os anjos nunca tiveram, soprou nas narinas do homem “Folego de Vida”, deu ao homem a centelha do seu próprio Espírito, e plantou no Éden, antiga morada do Satanás, um Jardim, e ali, deu ao homem ESCOLHA!

DEUS NÃO MUDA! A Maldade de Satanás, não mudou a Deus!
Deus criou o homem, lhe mostrou a CRISTO, A ÁRVORE DA VIDA, e lhe deu escolha, se queria a Vida, ou se queria dar as costas para a Vontade de Deus.

Satanás tenta o homem, para demonstrar para Deus, que é impossível que os seres criados por Deus o prefiram, desejem o Bem, queiram permanecer com ELE, mas, Deus enviou a Jesus, como homem, e este nunca pecou, e mostrou que sim é possível um homem viver dando ouvidos à VOZ DE DEUS E APEGANDO-SE A ELE!

O homem e sua mulher estavam nus e não havia nenhum problema quanto a isso, mas, no momento em que comeram da árvore que Deus havia proibido que comessem, imediatamente, eles viram que estavam nus e se sentiram envergonhados. Eles optaram por isso. Eles decidiram, conhecer o Bem? Parece que não, eles rejeitaram o Bem, e conheceram então O MAL.

Qual é o efeito que a Lei causou no homem?

Bem, qual foi mesmo a decisão de vocês? Conhecer o bem e o mal, não é isso? Então está aqui! Moisés diga para o meu povo que estão aqui... 613 mandamentos! Vivam todos os dias da vida de vocês, cumprindo tudo, absolutamente tudo o que está descrito aqui, sem deixar nenhum sequer, pois está escrito na própria LEI: “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém!” (Dt. 27: 26)

Abraão entregou dízimos, nunca se curvou diante de imagens de escultura para as adorar, circuncidou seus filhos e a si mesmo, estabelecendo uma aliança com Deus, e fez isso tudo sem que existisse ainda a Lei.

Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado por Justiça!
Enoque andou com Deus e Deus o tomou para si.
Noé andou com Deus... “Porém Noé achou graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.” (Gn. 6: 8 e 9)

A idéia é: 

Porque raios eu vou olhar para mulher do meu próximo, se Deus me deu a minha?
Porque eu vou achar que a grama do meu vizinho é mais verde do que a minha?
Porque eu vou querer o servo ou o animal do meu próximo se Deus deu para mim tudo o que é necessário para que eu viva para Ele?

Quando a Lei diz: NÃO COBIÇARÁS! Vimos que estávamos nus. A picada da Serpente começou a fazer efeito... Ah... a mulher do outro, o carro do outro, o ministério do outro...
 Ah se fosse eu faria de outro jeito... Ah porque ela não se veste assim ou assado, se fosse eu...

A Rebeldia, nos separou de Deus, decidimos comer do Mal e não da Árvore da Vida. Isso foi a Morte para nós todos!

Casamos com a LEI, estamos presos a Lei por toda a nossa vida!
Há uma servidão, que está em nossa carne, que enquanto vivemos aqui neste mundo, estamos sujeitos à Lei, pois decidimos querer conhecer O BEM E O MAL. Achamos que seríamos iguais a Deus, mas, nos transformamos iguais ao Satanás.

Todo o capítulo 7 da Carta que Paulo escreve aos Romanos trata deste assunto e inicia fazendo uma comparação com o casamento, que une uma mulher a um homem por toda a vida, fazendo com que uma mulher que venha a se relacionar com um outro homem, enquanto o seu marido vive, uma Adúltera, mas, com a morte do seu marido ela pode casar-se com outro, porque a Lei do Matrimônio que a unia, com a morte foi desfeita.

O Mistério da Salvação está aí! Há pessoas que não se interessam em saber se serão salvas ou não... Tocam suas vidas, de forma religiosa ou não com que jogando numa loteria, torcendo para que o bilhete delas seja o premiado e eles sejam salvos, da Morte Eterna e do Pecado.
Há outros que não querem nada com Deus mesmo, mas, há aqueles que se perguntam: COMO SERÁ POSSÍVEL QUE EU SEJA SALVO, porque luto para permanecer em Deus, luto para fazer o que é certo, luto para manter meu pensamento puro, luto para permanecer no Senhor, mas, continuo errando muitas vezes nas mesmas áreas. A cada dia parece que descubro algo novo e ruim que não tinha me dado conta de que eu preciso mudar... Como posso ser salvo?

O Apóstolo Paulo termina este texto dando Glórias a Deus por Cristo Jesus, pois, foi o que JESUS CRISTO fez que nos permite ter resposta para esta pergunta.

Ele como Paulo escreve aos Gálatas, nos resgatou da Maldição da Lei, fazendo-se Maldito em nosso lugar. Ele viveu para Deus. Ele fazia tudo o que via O Pai fazer.
Não é apenas um bom exemplo dado por Jesus, quando depois de passar um dia inteiro curando pessoas, expulsando demônios, alimentando multidões, ele subia para os Montes para orar e para ter comunhão com O Pai. Deus era O SUSTENTO DE JESUS... Sua comida e a sua bebida eram fazer a Vontade do Seu Pai.

Percebemos em nossos corpos, nas nossas vidas, em nossos pensamentos esta guerra, esta luta. Percebemos o veneno que nos foi inoculado por Satanás, nos nossos pais segundo a carne, correr ainda em nossas veias, contaminar nossos sentimentos, mas, quando recebemos a Jesus Cristo como Senhor das nossas vidas... 

MINHA PERGUNTA É: VOCÊ SE LEMBRA DO DIA EM QUE SE ENTREGOU A CRISTO? VOCÊ AINDA GUARDA PAIXÃO PELA BONDADE E PELA MISERICÓRDIA COM QUE DEUS NOS TEM AMADO? VOCÊ ESTÁ TÃO ENFERMO A PONTO DE NÃO SE EMOCIONAR MAIS LEMBRANDO DO PRIMEIRO AMOR? 

Pois, O Amor de Deus que nos foi revelado em Cristo Jesus, é mais poderoso do que a MORTE.

Há sim uma guerra. Mas, se o caminho que nos afastou de Deus foi escolhermos o Conhecimento do Bem e do Mal, desprezando a Árvore da Vida, o caminho que nos leva ao PAI, é a Verdade e a Vida, revelada a nós por Jesus Cristo. 

Rm.: 7: 24 e 25 – “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.”

Escolhe a Vida! Escolha a Árvore da Vida! Escolha a Cristo! Avive em teu coração a paixão pela Presença de Deus. Busque mais intensamente a Comunhão com Deus.
Ainda haverão muitos embates internos em todos nós. Parte de nós vai continuar desejando o Pecado. Mas, por Jesus Cristo, hoje nosso espírito está faminto por Deus, e transformou-se dentro de nós numa Fonte de Vida. Que cada um de nós beba desta Fonte. Que cada um de nós deixe de se inclinar para o desejo da carne e passe a se inclinar para a vontade do nosso espírito que é a Presença de Deus... Como, como eu faço isso, como eu faça esta escolha? como consigo opnar nesta arena para que o melhor de mim vença, como?

ESCOLHE, POIS, A VIDA, PARA QUE VIVAS, TU E A TUA DESCENDÊNCIA,

COMO?

AMANDO O SENHOR, TEU DEUS, 
DANDO OUVIDOS À SUA VOZ E APEGANDO-TE A ELE


Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário