quarta-feira, 22 de maio de 2019

Série: Da Precisão para a Exatidão - "FÉ X OBRAS MORTAS"


TEMA: FÉ X OBRAS MORTAS

Rm.14: 23: “...e tudo o que não provém de fé é pecado.”

Parece ser um tema espiritual demais, como, parece ser espiritual o tempo que passamos na Igreja, ou num culto familiar, mas, ESPIRITUAL SOMOS NÓS.
Parece que esta palavra de Paulo, fala de coisas que fazemos por uma Palavra específica de Deus, ou outras que fazemos neste ambiente religioso e que pode eventualmente não ser uma direção de Deus, mas, nossa tradição, o que achamos, o que nos é conveniente. 

Mas, um grande erro é achar que somos espirituais, algumas horas por semana, enquanto nos outros dias e horários temos nossa vida “secular”. 

E sim, há coisas que fazemos que são provenientes de direções específicas de Deus, e isso realmente é muito precioso, mas, somos de Deus o tempo todo, e a Palavra de Deus, deve orientar a nossa vida em todo tempo. TODO O TEMPO!

Como é difícil entregar TODA A NOSSA VIDA A DEUS. Como é difícil entregar a Chave do nosso coração, não apenas da Sala de Estar, que arrumamos para receber uma visita, mas, também, o quarto dos fundo (o quarto da bagunça), as coisas nada nobres que fazemos, nossos pensamentos, nossas atitudes, no controle da nossa vida, quando dizemos que entregamos a nossa vida nas Mãos de Deus.

Isso é um processo? Por certo é! Mas, se nos habituarmos a viver desta forma, caminhamos numa vida dupla, e esta inconstância, esta postura dúbia, esta falta de posicionamento há de contaminar toda a nossa vida.... “Um pouco de fermento, leveda toda a massa.”

Em Deus não há trevas nenhuma, portanto se há algum lugar de trevas em nossa vida, em nosso coração, aí estará o espaço para que Satanás, possa entrar, agir, nos levar a pecar e depois nos acusar. Precisamos fechar as portas. Precisamos VIVER PELA FÉ. Precisamos crer. Precisamos entregar TODA A NOSSA VIDA A DEUS.

PRECISAMOS DO ESPÍRITO SANTO! PRECISAMOS DE JESUS, NOSSO SENHOR! PRECISAMOS DO PAI. 

O Pai, O Messias (O Cristo) e O Espírito Santo, que são Um, nos deram O Maior de todos os presentes. Eles se deram a nós através das Escrituras. Assim como na Criação, Deus disse: “Haja Luz e houve Luz”. Vemos a atuação da Plenitude de Deus, Que liberou a Palavra e que manifestou a Palavra. Assim é conosco hoje, assim são as Escrituras.

Vamos estudar um pouquinho de Grego, língua com a qual o Novo Testamento foi escrito para entendermos com mais clareza sobre esta verdade: 

A Palavra LOGOS, traduzido como “Verbo” ou “Palavra”, no Evangelho de João, nos traz a ideia da Palavra de Deus na Sua Plenitude, como UM TODO. Se pudéssemos fazer uma comparação com algo, diríamos que o LOGOS é a Bíblia como um todo, de Gênesis a Apocalipse, a totalidade da Revelação de Deus para nós.

A Segunda Palavra é RHEMA, usada também expressar a Palavra de Deus, porém, a Palavra específica, a Palavra revelada a nós. A Palavra que nos é direcionada pessoalmente por Deus. 

Poderíamos dizer que o RHEMA é a Materialização do LOGOS.

Veja como isso é importante: (Mateus 4:4) - “ Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra (RHEMA), que procede da boca de Deus.” 

A Palavra revelada, seria como uma parte, ou a Materialização do LOGOS, ou ainda como uma Palavra que se destaca do Logos, para um propósito específico do homem. 

 “E o Verbo (LOGOS), se fez carne (se transformou em RHEMA) e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:14)
A última Palavra é GRAFO, que é aquilo que foi escrito, ou seja, a Biblia Sagrada. 

Veja estes textos da Palavra de Deus:
Mat. 22:29 diz Jesus: “...errais, não conhecendo as Escrituras (GRAFO), nem o poder de Deus”.
II Tim. 3:16 – “...toda escritura (GRAFO), é inspirada por Deus”.
II Pe. 1:20 – “Nunca, jamais qualquer profecia (GRAFO) foi dada por vontade humana”.
O LOGOS (A PLENITUDE DO DEUS CRIADOR DO UNIVERSO), manifestou-se através de Jesus Cristo (RHEMA de Deus), e tudo o que estava profetizado a seu respeito, tudo o que Ele teria de fazer para salvar o homem do pecado, e do Juízo de Deus, para reconciliá-lo com O Pai, e tudo o que Ele fez, e cumpriu, e as coisas que ainda acontecerão até que Novos Céus e Nova Terra, sejam criados, está escrito na Palavra de Deus na Bíblia Sagrada (GRAFO).
Porque na nossa busca para nos arrependermos de todas as Obras Mortas que já fizemos, é tão fundamental entendermos sobre este assunto? 
Porque Deus, não entregou-se em parte por nós. Ele se entregou totalmente!
Ele não quer parte de nós. Ele nos quer totalmente!
Portanto se vivermos para realizar algumas coisas apenas, do que ouvimos na Igreja e não nos dermos conta de que toda a nossa vida pertence a Deus, podemos ser contados entre os que Ele nunca conheceu. De outra forma.
Na Constituição brasileira e nas suas Leis há um princípio de que ninguém pode invocar o desconhecimento de uma Lei, para não cumpri-la ou de forma a se eximir das consequências do seu descumprimento.
Imaginem alguém diante de Deus dizer: “Desculpa, eu não sabia que isso era errado!”
Ou é tudo, ou é nada!
Ou a entrega é total ou não houve entrega!
Ou cremos ou não cremos!
Não dá para salvar só as pernas e um braço e enviar ao inferno todo o resto.
Não dá para profetizar, pregar, expulsar demônios e orar em línguas e continuar praticando iniquidade em alguma área de sua vida. 
Ou nos entregamos totalmente e permitimos uma mudança em todas as áreas das nossas vidas, ou certamente Jesus nos dirá: “Não vos conheço!”
Certamente desde o dia que você passou a crer em Jesus, que você se batizou, passou a frequentar uma igreja, muitas coisas mudaram em sua vida. Muitas coisas boas ocorreram. Você certamente já se purificou em muitas áreas, mas, ainda há uma obra para ser feita.
Na Cruz do Calvário, Jesus bradou: “Pai, está consumado!” 

Em outras PALAVRAS: TODO O LOGOS VIROU RHEMA.
ARREPENDIMENTO – É ou são a(s) atitude(s) que uma pessoa toma para demonstrar que reconhece que anteriormente havia errado e que está tomando posições para corrigir o erro ou pelo menos para nunca mais praticar aquele erro.
*Exemplo do motorista que está na estrada certa para determinada cidade, mas, está na direção errada. Arrependimento neste caso, não é só perceber que está errado. É parar, dar meia volta e começar seguir na direção certa, dando às costas para a direção errada.
Arrependimento é muito diferente de REMORSO. Alguém com remorso, percebe que errou, mas, a tristeza do reconhecimento do erro, não o leva a tomar uma atitude de reparação, ou para nunca mais errar naquilo, ele apenas se deprime por conta de sua má conduta. Judas Iscariotes, o discípulo que trai a Jesus Cristo, é um bom exemplo, de alguém com Remorso. Ele sabendo que traiu a Jesus Cristo, fica tão arrasado, mas em momento nenhum se arrepende, e tenta fugir da situação se mantando. ARREPENDIMENTO SÃO ATITUDES!
Pedro que errou tão terrivelmente quanto Judas, negando três vezes, que conhecia O Senhor Jesus, no entanto, chorou amargamente por esta falha terrível de caráter, mas, ele arrependeu-se de verdade, transformando-se num dos apóstolos mais usados por Jesus Cristo, depois que por três vezes ele pôde dizer para Jesus Cristo, agora já ressuscitado, que ele O amava.
O que são OBRAS MORTAS? Obras mortas são atitudes que tomamos, antes de conhecermos a Deus como Senhor de nossas vidas, ou mesmo depois de nos convertermos. São atitudes, que não surgem da Vontade de Deus revelada a nós, mas, da nossa própria arrogância de achar que é do nosso jeito e não do jeito de Deus.
Percebemos com clareza a importância dada por Deus para nossas atitudes para com o próximo. Seja do mal testemunho que vai escandaliza-lo, ou leva-lo a pecar, seja da necessidade de perdoarmos as falhas que cometeram contra nós assim, como estamos dispostos a ser perdoados por Deus pelos pecados que cometemos.
Vemos então que o cuidado com o próximo pode ser um catalizador ou um impedimento para que a nossa Fé se manifeste.
É muito comum em nossa sociedade usarem o ditado: “Eu não me arrependo de nada do que fiz, só do que não fiz.” 
Veja como, este conceito humano, diabólico, natural, é uma oposição à Verdade de Deus de que temos que entregar toda a nossa vida a Ele.
Orem uns pelos outros. Peça a Deus para que nossos irmãos sejam fortalecidos e vençam o Pecado por Cristo e possam de fato apresentar Frutos Dignos de Arrependimento.
Confessem seus pecados uns aos outros. O Nosso orgulho, nosso medo da rejeição, do que võa pensar de nós, de como seremos tratados, nos leva a nos cobrir de folhas de figueiras de desculpas e de nos escondermos de Deus e das pessoas, por causa do nosso Pecado, mas, Deus já preparou para nós, um Sacrifício Perfeito e quer agora nos revestir, cobrindo a nudez da Vergonha do Pecado, com o Sangue de Cristo.
Entregue-se de novo a Cristo. Abra todas as portas de sua vida para Deus, convide-o a entrar. NÃO TEMA! 
Cristo já consumou Sua Obra por nossas vidas, mas, não a consumou ainda em nossas vidas. Ele ainda está trabalhando. Ele vai completar a boa obra. Não resista! Se deixe conduzir!
ARREPENDA-SE!

“Renova-me SENHOR JESUS,
Já não quero ser igual...
Renova-me SENHOR JESUS, 
Põe em mim Teu Coração...
Porque tudo o que há dentro de mim, 
Necessita ser mudado SENHOR, 
Porque tudo o que há dentro do meu coração...
NECESSITA MAIS DE TI.” 
(Esta foi uma canção, um verdadeiro clássico, cantado há mais de 25 anos atrás, que expressa esta grande necessidade que cada um de nós tem hoje... Precisamos mais de CRISTO!

Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Um comentário: