quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Série: Um homem segundo o coração de Deus - "A PRESENÇA DE DEUS"



A Presença de Deus

“Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o SENHOR, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos; pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria. Porém assim lhes fareis: derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis as suas imagens de escultura. Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos; e dá o pago diretamente aos que o odeiam, fazendo-os perecer; não será demorado para com o que o odeia; prontamente, lho retribuirá. Guarda, pois, os mandamentos, e os estatutos, e os juízos que hoje te mando cumprir.” –
(Dt. 7: 1 a 10)

Ainda há quem imagine ficar rico de repente e ter em casa uma piscina de Danone ou gastar toda sua fortuna com coxinhas ou com transformers... coisas de crianças na mente de quem nunca cresce. 
Alguns, ainda que mudem suas opções continuam considerando importante o que não tem valor algum e desprezando o que é precioso.
Como um homem segundo o coração de Deus age quando todas as promessas que Deus lhe fez começam a se cumprir em sua vida?
David que sofreu tanto desprezo, perseguições, teve de fugir tantas vezes, foi ungido pelo Profeta Samuel na casa de seu pai diante de seus irmãos; foi ungido pelos homens de Judah que o fizeram rei sobre eles, mas, num determinado momento de sua vida, depois da morte de Isbosete, filho de Saul que reinara em Maanaim. Pela atitude de David com os homens que o assassinaram e por tudo mais que David tinha feito por seu povo, (pelo respeito e dor com a morte de Saul, por ser o herói nacional), toda a nação e em especial os anciãos de Israel se juntam para fazer David Rei sobre a nação unificada... E agora? The End? Happy End? Não!
Agora que Deus cumpriu tudo o que falara a nosso respeito, está na hora de demonstrarmos que se a nossa confiança em Deus nos trouxe até aqui, ainda há de nos levar para aquilo que jamais pensamos, pedimos, imaginamos, sonhamos ou que jamais passou no coração de pessoa alguma... Isso é o que Deus tem reservado para aqueles que o amam e guardam a Sua Palavra.
Um Lugar
Todas as vezes que Deus prometeu a Abraão e seus descendentes a Terra Prometida, deixou claro que dentre os povos que habitavam na Terra e que seriam expulsos, o último a ser exterminado e arrancado da Terra seriam os Jebuseus.
“Naquele mesmo dia, fez o SENHOR aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates: o queneu, o quenezeu, o cadmoneu, o heteu, o ferezeu, os refains, o amorreu, o cananeu, o girgaseu e ojebuseu.” (Gn. 15: 18)
Guarda o que eu te ordeno hoje: eis que lançarei fora da sua presença os amorreus, os cananeus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.”(Ex. 34: 11)
Porque os Jebuseus? 
Quando Deus criou o homem, diz as Escrituras que O Eterno tomou pó da Terra e o fez à Sua Imagem e conforme a Sua Semelhança. De onde será que Deus pegou o pó da Terra para fazer o homem? Da 5ª Avenida em New York? Da Paulista? Da 9 de Julho em Buenos Aires? Da Champs Elisè em Paris? Não, Deus tomou a Terra do Monte Moriah, local onde um dia O Messias (O MASHIACH) reinará sobre todas as nações da Terra.
Este lugar depois do Dilúvio talvez tenha ficado esquecido até que um dos filhos de Noé (conta a tradição Judaica), migrou para lá. Este seria Shem (Sem), filho de Noé. Também um de seus descendentes Éver (de onde vem a palavra HEBREU), teria percorrido o mesmo trajeto, saindo da região da Mesopotâmia (entre rios), vindo habitar neste lugar tão importante.
Também os filhos de Canaã, neto de Cam, filho de Noé, habitaram esta região e são eles: 
“Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos arvadeus, aos zemareus e aos hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus. E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. São estes os filhos de Cam, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.” (Gen. 10: 15 a 20)
Entendemos então o que a Bíblia diz do momento em que o pai Abraão chegou na Terra Prometida, que lá haviam muitas nações. Também compreendemos porque os judeus creem que a pessoa para quem Abraão entregou seus dízimos era Shem (Sem), filho de Noé, a quem deram o título de MELQUISEDEQUE REI DE PAZ (MELECH TZEDEK MELECH SALÉM – Rei de Justiça, Rei de Salém ou Rei de Paz). Este título pertencia a quem morava ou governava em alguma vila, cidadela (não sabemos) que estava no Topo do Monte Moriah, tradicionalmente conhecida como (SHALAIM) Salém.
Perto dali, na descida do lado sul do mesmo monte os jebuseus fizeram a sua cidade, do lado da fonte do Guihon, que corre até os nossos dias.
Hoje em dia o mundo inteiro olha para este local, judeus e árabes estão prontos para morrerem para conquistar este local; turistas do mundo inteiro durante o ano todo vão até este local... Porque? O que há ali, tesouros, petróleo, pedras preciosas? Não, há apenas a eleição de Deus, para que dali O MASHIACH (Cristo) governe!
Havia uma profecia, liberada pela boca do pai Israel sobre todos os seus filhos e quando ele abençoou a Judah, seu quarto filho, ele profetiza que o Messias viria deste seu filho e que o governo de toda nação que nasceria de Israel estaria sob seu comando:
“Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à videira mais excelente; lavará as suas vestes no vinho e a sua capa, em sangue de uvas. Os seus olhos serão cintilantes de vinho, e os dentes, brancos de leite.” (Gn. 49: 9 a 12)
Pois Deus que criou o ser humano e o colocou num lugar; depois da escravidão do Egito, trouxera este povo para a Terra Prometida (um lugar) e fez de um dos filhos de Judah (David) rei de Israel... O que parece? Que tudo está se alinhando para a vinda do Messias (MASHIACH).
A Primeira atitude de David como Rei, quando os homens todos de Israel vieram a Hebrom para fazê-lo Ungi-lo foi: TERMINAR A CONQUISTA DA TERRA iniciada por Josué!
Há ainda pessoas que buscam Palavras Proféticas, porém, enquanto não fizermos o que Deus já nos disse jamais vamos obter outras direções de Deus, porque o fiel sobre o pouco sobre o muito será colocado.
Pelos túneis que até hoje podem ser visitados na (IR DAVID) Cidade de David, podemos ver e caminhar nos túneis cavados pelos jebuseus, por onde David e seu exército entrou para tomar a cidade dos Jebuseus (YEBUS), que no futuro seria unificada com SALEM, para se tornar: YERUSHALAIM – JERUSALÉM.
Resistência
Se Samuel ungiu a David, rei de Israel e imediatamente Satanás levantou a Golias para enfrentá-lo, imaginem agora, quando David toma a cidade dos Jebuseus, local que Satanás há muito vinha camuflando, escondendo, para que os propósitos de Deus pudessem não ser alcançados... Ainda ele faz isso!
Locais como o Brasil, de um povo simples, simpático e humilde que pode ser usado para tocar as nações da Terra com o Evangelho do Reino, Satanás chama esta Terra de País do Carnaval; Há pessoas que se chamam por nomes Bíblicos, nomes que invocam seu propósito em Cristo como Elias, Tikva, Paulo de Tarso, Boaz, e que muitas vezes se deixam chamar por apelidos, não sabendo que esta é uma estratégia antiga do inimigo para esconder o Propósito de Deus comoum povo, com uma pessoa, com uma Terra.
Pois a Terra que Deus deu a Abraão e a seus descendentes não se chama Canaã, mas, ISRAEL.
Agora mais perto do propósito, pois no Monte Moriah, David toma o lugar para chamá-la de Cidade de David e futuramente YERUSHALAIM (Jerusalém), não demora para os Filisteus se juntarem todos e virem para (PRENDER A DAVID).
O que de fato eles queriam? Talvez vingar o sangue de Goliat? Talvez fazer o que tiveram chance quando David fugindo de Saul se viu dentro de Gate, diante de Aquis? Talvez então, lavar a sua honra, depois de David ter fingido servir o rei dos filisteus, tendo inclusive recebido a cidade de Ziclague como possessão, enquanto na verdade destruía os inimigos de Israel na região sul do deserto? A Vitória contra Saul, o rei morto e humilhado de Israel teria os motivado a subir contra David? Até poderia ser, mas, a Bíblia diz que assim que David foi Ungido Rei de Israel, os Filisteus vieram... Nenhuma das situações anteriores! Mas, uma mais antiga que já conhecemos bem! Quando Deus nos levanta, quando mudamos de patente, quando um nível maior de autoridade é colocada sobre nós, por conta do propósito de Deus, nosso inimigo (Satanás), se levanta e usa o que puder, para tentar impedir o Plano de Deus que sempre é uma surpresa para o reino das Trevas.
David continua confiando em Deus
Para tomar a Cidade dos Jebuseus, David não consulta a Deus. Já havia uma ordem de Deus para que aquela cidade fosse tomada e para que aquele povo fosse destruído. David obedeceu O SENHOR!
Para ir contra os Filisteus que vinham contra ele, David busca a Direção de Deus e O SENHOR, lhe diz: “Sobe porque eu os entregarei nas tuas mãos”. Foi tão fácil aquela vitória que o local ficou conhecido como Baal Peretzim (o senhor rompe), porque as fileiras dos filisteus foram rompidas como água. 
Depois desta vitória arrasadora, de novo os Filisteus se juntam e sobem para atacar a Israel e a David, e imaginem neste momento se você fosse David, o que faria?
Será que não agiria com a razão, pensando: Acabamos de ganhar fácil deles... Vieram outra vez? Vou destrui-los de uma vez por todas!
David, como qualquer um de nós poderia ter pensado e agido desta forma, porém, “UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS”, que quer acertar, consulta a Deus primeiro antes de ir a uma Batalha...
Deus lhe responde que desta vez, ele deveria fazer diferente e descer contra os filisteus por um outro caminho, diferente do que na última vez. Por fim deveriam passar em baixo de um pomar de Amoreiras e quando escutassem o tropéu (o barulho) dos exércitos de Deus sobre as copas das árvores, então eles poderiam avançar contra os Filisteus, pois os anjos do Senhor já teriam ido à frente lhes dando vitória. Pois ao escutarem os som dos Exércitos de Deus na copa das árvores Israel foi para desbaratar os Filisteus...
Família e amigos
No meio de tudo isso, dois sinais muito significativos são dados por Deus a David: 
1º Um rei gentio, Fenício chamado Hiran, sabendo de tudo o que ocorrera com David, envia madeira nobres e outros presentes e artesãos para construírem um Palácio para David. Um reconhecimento no Exterior, que Deus o confirmara como Rei de Israel.
Dizem em política que um País não tem amigos, mas, interesses.
Por certo os Fenícios, povo que desbravou os mares, talvez os primeiros a terem chegado até a América há mais de mil anos antes de Cristo, mercadores que utilizavam as rotas comerciais e agora os mares para promover negócios e prosperidade, desejava paz com os novos governantes de Israel para ampliar sua rede de clientes? Por certo que sim! Esta amizade no futuro seria útil para a Construção do Templo (mas, é um assunto para outro momento).
Além deste sinal (até os gentios), estão se chegando para abençoar a David e para servi-lo, também Deus abençoa a David com muitos filhos. David toma outras mulheres e em cada uma delas gera filhos... ISSO NÃO FOI E NUNCA SERÁ PADRÃO DE DEUS... E tomar mais de uma mulher e gerar filhos sem saber se poderá educa-los de forma devida sempre é um problema grande demais, porém... DAVID, PERCEBEU QUE DEUS REALMENTE O CONFIRMOU COMO REI DE ISRAEL.
Sequência de fatos
David é ungido Rei sobre toda Israel, toma a Cidade dos Jebuseus e edifica ali sua cidade, os inimigos de David se levantam e são totalmente destruídos, David começa a gerar muitos filhos e até entre os gentios pessoas se levantam para ajudá-lo e lhe constroem uma casa... 
O que é isso? UM TEMPO DE PAZ! 
E o que vamos fazer agora?
“Cuidareis de cumprir todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR prometeu sob juramento a vossos pais. Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.” (Dt. 8: 1 a 3)
Que bênção! E agora?
Agora que estamos bem financeiramente; que Deus nos deu filhos, que terminamos a faculdade, que fomos ungidos ao ministério, que compramos nossa casa, com trocamos de carro a cada dois anos, que estamos sossegados com a vida que temos? Será que serviu de que, as vezes que íamos para a faculdade sem comer nada (pois não tínhamos dinheiro), quantos anos que comprávamos alguma roupinha nova uma vez por ano; as dívidas e dívidas que tivemos para ter um carrinho financiado; todo o esforço para ler a Bíblia, para participar de cursos, ir em vigílias e depois acordar cedo para trabalhar, do que todo este esforço serviu?
Deus ainda em seu método de PATERNIDADE nos faz passar humilhação e nos deixa passar fome, para que no momento em que Ele nos prosperar possamos lembrar que não foi nossa sabedoria, talentos físicos ou intelectuais que nos trouxeram até aqui, mas, o PROPÓSITO e a BONDADE DELE.
Não é possível que você creia que Jesus morreu por você na Cruz do Calvário para você ter um apartamento quitado em seu nome e um carro do ano na garagem... NÃO É POSSÍVEL!!!
O QUE FAZER ENTÃO?
Vamos buscar a Glória de Deus!!!
“Consultou Davi os capitães de mil, e os de cem, e todos os príncipes; e disse a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se vem isso do SENHOR, nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas com eles nas cidades e nos seus arredores, para que se reúnam conosco; tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não nos valemos dela. Então, toda a congregação concordou em que assim se fizesse; porque isso pareceu justo aos olhos de todo o povo.” (I Sm. 13: 1 a 4)
Gente, pra que prédio, microfone, câmeras, músicos, unção, amigos, recursos, saúde, paz... pra que paz? se Deus nos der tudo isso e não tivermos a Presença Dele entre nós...
Vamos juntos trazer a Arca de Deus para o nosso meio? Vamos?!
“Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu. Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é o Rei da Glória? O SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso nas batalhas. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.” (Sl. 24: 1 a 10)
Paulo de Tarso, apóstolo

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário