quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Série: Um homem segundo o coração de Deus - "PEDRA DE ESCAPE - SELAH HAMACHLEQOT"

PEDRA DE ESCAPE
SELAH HAMACHLEQOT

“Saul e os seus homens se foram ao encalço dele, e isto foi dito a Davi; pelo que desceu para a pepnha que está no deserto de Maom. Ouvindo-o Saul, perseguiu a Davi no deserto de Maom. Saul ia de um lado do monte, e Davi e os seus homens, da outra; apressou-se Davi em fugir para escapar de Saul; porém este e os seus homens cercaram Davi e os seus homens para os prender. Então, veio um mensageiro a Saul, dizendo: Apressa-te e vem, porque os filisteus invadiram a terra. Pelo que Saul desistiu de perseguir a Davi e se foi contra os filisteus. Por esta razão, aquele lugar se chamou Pedra de Escape (SELAH HAMACHLEQOT). Subiu Davi daquele lugar e ficou nos lugares seguros de En-Gedi.”
 (I Sm. 23: 25 a 29)
David pastoreando as ovelhas de seu pai, antes de ter sido chamado para o encontro com o Profeta Samuel, ainda que tivesse já enfrentado um Leão e um Urso, jamais poderia imaginar que sua vida seria tão difícil.
Desde que casou-se com Mical a filha de Saul, e a inveja e a fúria de Saul o levavam a querer matar David, parece que não havia mais lugar de descanso ou sossego, naquela Terra e no meio daquele povo que David amava tanto.
Sabendo que a cidade de Queila, havia sido cercada por filisteus, David consulta O SENHOR, para saber se deveria ir para libertar a cidade das mãos dos inimigos e Deus responde que sim, deveria ir e que entregaria os inimigos em suas mãos.
Com o sucesso daquela ação digna de um rei. Alguém que já pensa e age como rei de Israel, o defensor de seu povo, (coisa que se esperava de Saul). David ouve falar que denunciaram a Saul o local onde ele estava e consultando novamente ao SENHOR, David Lhe pergunta se Saul viria atrás dele até aquele local e se os homens a quem David libertou das mãos dos filisteus, o entregariam a Saul, e O Nosso Deus responde: “VIRÁ” e “O ENTREGARÃO”...
Novamente David foge...
Parece que seus dias passam a ter esta rota: Fuga, atrás de Fuga...
Pouco tempo depois, os Zifeus, homens da Terra de Zife ao sul de Hebrom, denunciaram que David estava em sua Terra e novamente Saul o persegue e se não fosse o SENHOR, colocar a PEDRA DE ESCAPE (SELAH HAMACHLEQOT), David teria caído em suas mãos.
Nos parece que este período da vida do Ungido de Deus pode resumir-se a isso... Perseguições e Escapes.
DAVID VAI PARA OS FILISTEUS
Percebendo que não haveria paz e que se continuasse desta maneira, mais dia ou menos dia teria que enfrentar Saul no Campo de Batalha, tendo risco de morrer, porque O Rei tinha um exército, enquanto David, cerca de 600 homens da escória de Israel.
O rei Aquis de Gate, (certamente sabendo da perseguição do rei de Israel ao agora fugitivo David), aceita a rendição de David e lhe permite viver em terras da Filistia, concedendo o direito de David com seus homens e as famílias de cada um que habitassem na cidade de Ziclague.
Este período parece ser um dos mais sombrios da vida de David. Imaginem as mulheres que cantaram: “Saul matou milhares, mas, David dezenas de milhares”, com a notícia que David traiu o rei, o povo, a Deus e debandou-se para o lado do seus maiores inimigos, os Filisteus.
Imaginem?
David, começou a fazer incursões militares desde Ziclague com seus homens, atacando cidades de povos que viviam nos limites de Israel, em especial os Amalequitas, e seus homens matavam a todos quanto houvessem nas cidades, saqueando tudo.
Quando David voltava ao rei Aquis, Filisteu de Gate, dizia que havia atacado as cidades do Sul de Judá, ou seja: O SEU POVO, o Povo de Israel.
Certa vez, estávamos eu e minha esposa, numa determinada igreja e um pregador a quem muito admirávamos e com quem andamos num momento importante de nossas vidas, pregando sobre este tema, disse que David, levantou-se contra o seu próprio povo, como que querendo justificar tantos problemas pelos quais passou. Karla, ficou indignada e no meio da pregação disse: “Paulo, o que ele está falando é um absurdo! É falta de saber INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MEU DEUS!!!”
Concordei imediatamente com ela, porém, passado alguns anos vejo também que não foi só aquele amado ministro que errou tão feio... “APARÊNCIAS ENGANAM!” (Este também poderia ser o nome desta Palavra do Partindo O Pão.
David, um homem segundo o coração de Deus, desde o dia em que enfrentou o Gigante Golias, já agia como rei de seu povo. Um jovem absolutamente desconhecido, mas, que trazia sobre si a UNÇÃO de Deus. 
David desceu para libertar a Queila, e mesmo fingindo-se passar para o lado do rei dos Filisteus, continuou a atacar os inimigos de Israel, do seu povo. 
Eram as ovelhas que um dia ele ainda iria pastorear com rei de Israel. 
Enquanto os homens vêem aparências, Deus vê o coração das pessoas. Isso é uma lição que nos custa ainda aprender.
O clímax desta história se dará no momento em que o rei dos Filisteus, juntou toda a sua nação para subir contra Israel. Neste tempo Saul já estava totalmente perdido, invocando os mortos e sendo dirigido por demônios, caminhava para os seus últimos dias em densas trevas.
David, aparentemente fiel ao rei Filisteu, apresenta-se com os seus homens para a Guerra contra os inimigos de Aquis – Saul, a quem David, podendo ter tirado a vida o poupou; a quem depois de ter cortado a sua capa, arrependeu-se por ter tocado no Ungido do SENHOR... Saul, a quem David amava.
O rei dos Filisteus crendo em sua fidelidade, permitiu que ele ficasse com seus seiscentos homens, porém, os príncipes dos Filisteus se indignaram!!!!
Imaginem no calor da Batalha, se para ficar em paz com o seu rei Saul, este David, se levanta contra nós no meio da Batalha?!
Eles tinham toda a razão!
Indubitavelmente David, defenderia a Israel, pois o seu coração era o de Pastor daquele povo e daquelas ovelhas.
Não importa o que dizem, não importa como as pessoas nos vêem, o que importa é a quem servimos e que Aliança temos com Deus, como Sua Palavra e com o nosso povo, o POVO DE DEUS!
Envergonhado, o rei dos Filisteus, Aquis dispensa David e seus homens para que voltassem para Ziclague, longe da Batalha... Na verdade realmente não seriam necessários... Naquele Batalha, os Filisteus teriam a maior de todas as vitórias contra Israel. O endemoninhado rei dos hebreus, se suicidaria no meio do campo de Batalha e Israel sofreria terrível derrota.
David, resignado, sem saber o que ocorreria, não podia imaginar que ainda teria terríveis batalhas internas...
Muitas vezes, parece que estamos longe das grandes decisões, dos grandes eventos, das grandes celebrações e que Deus esqueceu-se de nós. Achamos que somos os protagonistas da história, mas, na verdade é DEUS que com Sua Sabedoria, nos move, nos leva e nos trás, para que todo o Seu Propósito seja cumprido. Bem aventurados, aqueles que confiam no ETERNO, nosso Deus e que cuidam de suas vidas, da sua intimidade com Deus, de seus casamentos, filhos, vida profissional, financeira, saúde, assim como cuidam dos momentos em que os holofotes estão sobre si e que suas palavras e ações recebem aplausos e gritos das torcidas... Deus é Deus em todo tempo!
A CIDADE DE ZICLAGUE É TOMADA
Pareceu mesmo que não ia ficar barato. As incursões de David, contra as cidades dos Amalequitas, matando e saqueando tudo, foi terrivelmente vingada, quando Ziclague foi invadida pelos odiosos filhos de Amaleque enquanto David apresentava-se para a Batalha contra Saul. 
Os seus homens, vendo tudo destruído e que suas mulheres e filhos tinha sido levados, ficam loucos, chegam a levantarem-se contra David, a ponto de quererem matá-lo... Será que suportamos algo assim, ou suportaríamos?
A dor da perda, da incerteza, do pavor de terem violentado as mulheres e matado seus filhos, tomou conta de todos e certamente também de David...
Quando pensamos no sofrimento de Jó, não nos damos conta de outros que sofreram. Jó, depois de tudo o que sofreu, como tendo passado por uma prova, foi APROVADO, e recebeu do ETERNO, o dobro de tudo quanto tinha...
Será que é assim que Deus trata a quem ama?
Talvez quando O ETERNO diz ao povo de Israel, que os levou ao deserto para que passassem fome e para que fossem humilhados, alguém que prega a “Teologia da Prosperidade”, já tenha arrancado de suas Bíblias este texto, porém, é o que Deus fez, e não tenham dúvidas! O QUE DEUS FAZ!
David, mesmo no meio de tamanho desespero, lembra-se de Deus, para o Pastorzinho de ovelhas, ungido Rei de Israel, não parece haver outra coisa a fazer a não ser buscar a Face, d’Aquele que o meteu em tudo isso!!!
Enquanto um rei de Israel caminhava para a morte e para o inferno, David, continuava perseguindo a FACE DE DEUS, que lhe prometera coisas e em quem ele confiava...
David pergunta se ele deveria ir atrás das pessoas que fizeram aquilo, se Deus os entregaria em suas mãos. Deus lhe responde que SIM. Que se ele fosse, o ETERNO o guiaria e entregaria os inimigos nas mãos de David.
A desolação, o cansaço dos homens de David, roubou-lhes a força, a paz, a alegria, e um grupo não suportou ir com David para um lugar incerto e não sabido... David consultou a Deus e foi sem saber para onde e sem saber a quem perseguir... Apenas uma Palavra: Vá que Eu os entregarei em suas mãos...
Às vezes é muito difícil andar com homens de Deus chamados pelo Senhor para um propósito, pois há inúmeras coisas que não sabemos como, nem quando, nem às vezes: Porque? Simplesmente vamos e descobrimos; confiamos e vivemos; dependemos e alcançamos... Como? Nunca saberemos, como será desta vez... 

Desde coisas simples do tipo: Como será o culto desta noite?
Até: Como você imagina tocar esta Nação?
NÃO SEI!
UMA VIDA VALE MAIS QUE O MUNDO INTEIRO
Em cada momento parece que surge uma “SELAH HAMACHLEQOT”,uma Pedra de Escape, desta vez, um servo egípcio, que servia aos amalequitas, ficou doente e já não tendo serventia alguma para eles, foi deixado para morrer sozinho... Em outras palavras, há uma grande diferença entre as pessoas que servem a Deus e aqueles que não servem: “As pessoas feitas pelas Mãos de Deus, por quem O Eterno iniciou o Plano da Redenção são importantes, a ponto do Pai, entregar o Seu próprio Filho para morrer, morte de Cruz.
As pessoas para o inimigo são joguetes, são objetos que depois de usados não prestam mais para coisa alguma.
Infelizmente não é incomum pessoa no meio do povo de Deus serem tratados desta forma... Elas são importantes pelo que fazem e não pelo que são. Se servem prestam e se não servem não prestam mais... Esta maldade não pode permanecer no nosso meio...
David, encontrando aquele homem quase à morte, lhe dá dos seus mais finos manjares, cuida dele, como de um príncipe e ao resgatar-lhe a vida, não imaginava que aquele egípcio era a Resposta de Deus para aquele momento terrível. Aquele homem tratado com misericórdia e compaixão, conta quem tinha invadido a Ziclague e para onde tinham ido... ALELUIA!!!!!!!!
As chaves de Deus para nós o seu povo, são pessoas... Amar as pessoas nos permite receber os tesouros, as chaves, os dons, os recursos que Deus tem para as nossas vidas...
Se eu for contra este inimigo, o SENHOR os entragará em minhas mãos? SIM!
Então vamos!!!
Talvez, esta decisão tenha já se dado há muitos anos para alguns, há pouco tempo para outros, porém, saibam todos: Que Deus sempre terá “PEDRAS DE ESCAPE” para nós, e vidas que quando tratadas com AMOR, poderão nos conduzir às nossas maiores vitórias... ALELUIA!!!
David, conseguiu alcançar os Amalequitas, destruí-los todos e recuperar sãos e salvos, todas as esposas e filhos, bem como tudo o que tinham perdido e ainda saquearam os inimigos, voltado então mais ricos do que antes...
Quando chegaram os que ficarm “Cuidando das Malas”, Veja se existe no Organograma de uma Empresa o cargo: “CUIDADOR DE MALAS”? Não existe não... Mas, David, que se importou com um Egípcio, que nunca tinha visto antes, se importava também com os que andavam com ele. A Bíblia diz que entre os homens que foram com David, atacar os Amalequitas tinham também, “FILHOS DE BELIAL”, expressão para filhos do Diabo. 
David, tratou a todos de forma honrosa!
Ordenou que tudo fosse dividido em iguais partes, para os que foram para a Batalha e para os que ficaram cuidando das malas...
“...saibam todos: Que Deus sempre terá “PEDRAS DE ESCAPE” para nós, e vidas que quando tratadas com AMOR, poderão nos conduzir às nossas maiores vitórias... ALELUIA!!!”
Salmo 124 – “Não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado, Israel que o diga; não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, e nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; as águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente; águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma. Bendito o SENHOR, que não nos deu por presa aos dentes deles. Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres. O nosso socorro está em o nome do SENHOR, criador do céu e da terra.”

Paulo de Tarso, apóstolo

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário