quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Série: Um homem segundo o coração de Deus - "A COROA DA UNÇÃO"


A Coroa da Unção

“Então, todas as tribos de Israel vieram a Davi, a Hebrom, e falaram, dizendo: Somos do mesmo povo de que tu és. Outrora, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu que fazias entradas e saídas militares com Israel; também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel e serás chefe sobre Israel. Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR. Ungiram Davi rei sobre Israel. Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; e reinou quarenta anos.”
 (II Sm. 5: 1 a 4)
Entre o “Era uma vez” e o “Foram felizes para sempre”, há muitas histórias, cenas, alegrias, desabores, lutas, conquistas, derrotas, honras, perseguições, escapes e vitórias...
É comum a vida de alguns reis de Israel serem resumidas com a frase: “e ... fez o que era bom aos olhos do Eterno”, ou “e ... fez o que era mau aos olhos do Eterno”. 
No fim, é isso o que vai importar! Porém, no decorrer de nossas vidas, entre os grandes fatos que acabam sendo os principais marcos de nossa história, há muitas situações que temos que viver. 
Aprender que a Eleição de Deus a nosso respeito, Seu Amor arrebatador que veio até nós, Seu cuidado e tantos livramentos, serão manifestos no meio de muitas dificuldades, dores, necessidades e sempre teremos a opção de trazer à nossa memória só o que nos dá esperança, ou de ficarmos remoendo os momentos difíceis que vivemos.
Por isso a Bíblia é tão maravilhosa, pois nos ensina que entre os momentos mais maravilhosos de nossas vidas, passam anos, enfrentamos muitas lutas, adversários, nos sentimos sozinhos muitas vezes, nos vemos sem saída muitas vezes, até que um escape se nos apresenta TODAS AS VEZES...
Assim é o Amor de Deus para conosco... Não são histórias da “Carochinha”, é vida de verdade.
O QUE FAZER COM OS AMALEQUITAS?
A Coroa vem para as mãos de David, através de um Amalequita! Aonde? Em Ziclague.
Não sei o que os “amalequitas”, podem representar em sua vida, mas, é um fato, a maneira que você vai lidar com eles vai definir se você será aprovado por Deus ou rejeitado.
Lembre-se que os Amalequitas, são aquele povo, descendentes de Esaú, que atacaram o povo de Israel no deserto, matando covardemente os velhos, as mulheres grávidas e as crianças, coisa que Deus não tolerou dizendo a Moisés: - “Escreva no Livro da Lei e avise para Josué, que haverá guerra contra Amaleque de geração em geração”. 
O desejo de exterminar o povo de Deus e a covardia com que atacaram pelos lados, esperando os valentes de Judah passarem para atacarem apenas quando vinham os mais fracos e indefesos, é uma estratégia de nosso Inimigo. Ele não pode “CONTRA A IGREJA”, pois está escrito que contra a “Minha Igreja” (disse Jesus), “As Portas do Inferno não prevalecerão”. 
Não podendo vir de frente, numa luta honesta, franca, aberta, nosso Inimigo sempre virá para nos atacar de maneira sorrateira, covarde, traiçoeira, pois ele é um Assassino desde o início.
Quando Samuel disse a Saul para exterminar os amalequitas e este poupou o melhor do gado e o rei de Amaleque, Agague, neste exato momento Saul perdeu o seu Trono e a sua Coroa, que seria passada a outro melhor do que ele. Foi no início!
O nosso terrível inimigo sempre vai nos atacar nos inícios. Inícios são momentos de grande euforia pelas conquistas, pelas oportunidades, pela própria novidade... Como ele é um covarde, vai tentar sempre aproveitar estes momentos de fragilidade e descuidos para nos atacar sem dó. Ele não possuiu compaixão de nada e de ninguém.
Pois da mesma maneira sorrateira, aquele cão, mentiu dizendo que tinha matado a Saul, já que o rei de Israel deu cabo de sua própria vida, suicidando-se. Mas, o amalequita, entendeu ser esta uma boa oportunidade para se infiltrar sorrateiramente em meio a confiança do futuro rei de Israel, a quem Deus havia escolhido.
Coisa semelhante viveu Jesus, quando entrou numa Sinagoga na cidade de Cafarnaum e um demônio se manifestou quase adorando a Jesus: 
“Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai desse homem. Então, o espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele.”
(Mc. 1: 24 a 26)
Quando nos deparamos com a Vontade de Deus, não é para haver diálogos, não se deve pensar muito, não se pode dar tempo ao tempo. O que se deve fazer é submeter-se à Vontade de Deus, resistindo ao Diabo, fugindo da aparência do mal e do desejo da carne. Enfim, o que parece bom pode ser um laço em nosso pescoço como foi para Saul. DESTRUA AMALEQUE!
David, mandou que matassem aquele cão amalequita, que disse ter levantado a mão para matar o rei de Israel. David não o prendeu para saber se sua história era verdadeira ou não simplesmente ordenou que ele fosse ferido de morte. E isso ocorreu!
David, demonstra um dos momentos em que podemos de fato compreender, porque Deus o citando diz que este era um “homem segundo o Seu Coração”. David, chora e se comove profundamente pela morte de Saul e do seu grande amigo Jonatas. 
“O Hino ao Arco, o qual está escrito no Livro dos Justos. A tua glória, ó Israel, foi morta sobre os teus altos! Como caíram os valentes! Não o noticieis em Gate, nem o publiqueis nas ruas de Asquelom, para que não se alegrem as filhas dos filisteus, nem saltem de contentamento as filhas dos incircuncisos. Montes de Gilboa, não caia sobre vós nem orvalho, nem chuva, nem haja aí campos que produzam ofertas, pois neles foi profanado o escudo dos valentes, o escudo de Saul, que jamais será ungido com óleo. Sem sangue dos feridos, sem gordura dos valentes, nunca se recolheu o arco de Jônatas, nem voltou vazia a espada de Saul. Saul e Jônatas, queridos e amáveis, tanto na vida como na morte não se separaram! Eram mais ligeiros do que as águias, mais fortes do que os leões. Vós, filhas de Israel, chorai por Saul, que vos vestia de rica escarlata, que vos punha sobre os vestidos adornos de ouro. Como caíram os valentes no meio da peleja! Jônatas sobre os montes foi morto! Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo! Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres. Como caíram os valentes, e pereceram as armas de guerra!” (II Sam. 1: 18 a 27)
Amar quem o perseguiu tanto! Amar quem o tentou matar tantas vezes... Condoer-se por aquele que queria impedir que o propósito de Deus se cumprisse em sua vida? 
O propósito de Deus se cumpriria na vida de David. Deus o disse, Ele o cumpriria. David se entristece, por perceber que Saul perdeu-se assim como com ele foi à morte alguém a quem ele tanto amava. Nossa luta não é contra a carne e o sangue! Os inimigos do povo de Deus não são nossos líderes, pais, pessoas que durante um tempo caminharam conosco, mas, que por algum desentendimento passaram a falar mal de nós, alguns nos traíram, alguns nos prejudicaram... Estas coisas realmente acontecem, mas, temos a opção, sempre a teremos de guardar mágoa e ficarmos eternamente contaminados por raízes de amargura, ou perdoarmos e amarmos as pessoas trazendo à nossa memória o que nos pode dar esperança e caminharmos para termos um coração e sermos alguém segundo o Coração de Deus... O que te parece o caminho mais acertado? Talvez seja o caminho mais doloroso e difícil de ser trilhado, mas, o que importa é aonde vamos chegar! Muitos não chegam em lugar algum, porque se prendem no passado e nas mágoas e dores, enquanto outros livram-se e deixam ir, para que estejam livres para viver as promessas de Deus.
E AGORA?
Há outra sensação muito comum em todos nós de não sabermos bem o que fazer quando chega o dia em que as promessas de Deus se cumprem em nossas vidas...rsssss
É muito engraçado isso, pois lutamos, lutamos e lutamos e num determinado dia, as promessas de Deus se cumprem e nos encontramos com o nosso destino... David, passou por isso e o que fez? Foi perguntar a Deus: “Senhor e agora para onde vamos mesmo?
“Depois disto, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe. Perguntou Davi: Para onde subirei? Respondeu o SENHOR: Para Hebrom.” (II Sam. 2:1)
É comum pais dizerem a filhos jovens, cheios de vida e de expectativas: “Calma filho, Deus fez o mundo em seis dias...”
Nós hoje conhecemos toda a história de David e sabemos que ele unificou a cidade dos Jebuseus com o Monte Moriah e criou YERUSHALAIM (Jerusalém), mas, naquele momento não havia nada disso. Nenhuma direção do que fazer e consultando O Eterno, Deus lhe disse para ir para Hebrom. 
Porque não Betlehem, cidade natal de David? Porque não, já na cidade dos Jebuseus? 
Deus é O Senhor, nos convém obedece-lo. David sobe Hebron e lá os homens de Judá, certamente os anciãos do povo sobem até Hebron e ungem David rei sobre a sua Tribo.
Outrora, David é Ungido Rei, na casa de seu pai em Betlehem, agora, em Hebron, única porção de Terra que de fato pertenceu ao Pai Abraão, pois a havia comprado para que pudesse sepultar a Sarah, na caverna de Macpelah. Parece que Deus quer mostrar algo para David neste lugar que será uma marca indelével em sua vida, talvez em seu futuro uma lembraça para um de seus atos mais importantes como Rei de Israel.
Ao mesmo tempo em que a Tribo de Judah unge a David como rei, Abner, general de Saul, toma a Isbosete, agora herdeiro do trono e o leva para o outro lado do Jordão para a região de Gileade e lá em Maanaim, unge Isbosete rei de Israel. Isbosete reina por dois anos.
Neste período mais guerras, mais perseguições. David era reconhecido como Rei em sua Tribo, enquanto o filho de Saul era reconhecido como rei por toda nação de Israel. Certamente eram dias muito difíceis, em que as pessoas não sabiam ao certo o que dizer, como se posicionar.
Os antigos amigos e irmãos de armas agora estavam frente à frente no campo de batalha. Uma guerra civil. Os exércitos de David contra os seus irmãos. As ovelhas a quem David fora chamado a pastorear estavam se matando. 
Abner, comandante dos exércitos de Saul, fiel a seu filho, foi insultado por Isbosete, por ter tomado uma das concubinas de Saul para ser sua mulher, indigna-se com o rei e se propõe fazer de David rei de toda Israel.
Num ato de guerra de onde Abner tenta fugir, acaba por matar Asael, um parente de David, filho de Zeruia, irmão de seu general Joabe mesmo tendo o rei David entrado em Aliança com Abner. David tinha consigo pessoas que eram bem diferentes dele, que não confiavam que tudo o que Deus tem para nós virá nas nossas mãos sem que tenhamos que agir de forma indigna, através da incredulidade, maldade, infidelidade.
Abner é morto à traição e o quebrantamento de David pela morte de alguém que ungiu outro rei em seu lugar, alguém que guerreou contra David e contra seus homens, fez com que toda a nação de Israel visse em David, algo tão distinto do antigo rei de Israel e de seu filho Isbosete.
David amava as pessoas, quando se indispunha com elas e até tinha que guerrear, não era motivado por ódio ou vingança, mas, por Justiça. David, leva para o Trono de Israel, o coração do Pastor que se vê responsável pelas pessoas e que conta a cada dia as ovelhas para ver se nenhuma se extraviou e se perdeu. David era alguém que lutava com ursos e leões, para livrar UMA ovelha da morte, porque para ele, uma vida valia mais do que o Mundo inteiro...
David, um homem segundo o coração de Deus.
Por fim dois servos de Isbosete se levantam para matar o Rei e então procuram a David, como fizera o Amalequita. Agora, não só a coroa de Saul lhe era trazida, mas, a chance da unificação de todo o reino, sendo David, cabeça de todos. Da mesma maneira que o Amalequita acabou morto, David manda matar aqueles que se levantaram contra o rei de Israel. David, continua confiando, agindo com integridade, com justiça, com amor, com fidelidade. A Atitude dos outros para conosco, não podem definir as nossas atitudes. Isso é dar a outra face. Isso é perdoar de verdade. Isso é agir segundo o Coração de Deus.
Toda Israel então se reúne para dizer a David:
“...Tu apascentarás o meu povo de Israel e serás chefe sobre Israel” (II Sam. 5: 2)
A UNÇÃO
A Palavra de Deus nos declara que a Unção nos ensinará todas as coisas. O Pastor das ovelhas de Jessé, não podia imaginar quantas coisas ocorreriam em sua vida naqueles poucos anos entre o dia em que foi ungido por Samuel até o dia que toda a nação o ungiria e o reconheceria Rei sobre toda a nação. Isso ainda não era o fim, era só o começo, assim como a unção ou a confirmação de Deus na vida de um servo seu não é o fim, mas, o início de um tempo em que as melhores coisas vão surgir.
A vida é muito mais do que um momento. As pessoas ao conhecerem a nossa história talvez continuem a nos ver como quando nos conheceram ou se lembrem de antigas histórias e conquistas que vivemos, mas, para nós, o melhor ainda está por vir.
Temos que confiar em Deus e estar prontos a trocar todo o nosso passado pelo que Deus está por fazer em nossas vidas. A Vida de David era muito mais do que a vitória contra Golias. Ainda hoje, muitas pessoas a pensarem em David, parecem não perceber que aquilo foi só o início. Como as muralhas de Jericó, que ruiram foi apenas o início da Conquista para o povo de Israel.
O dia da Unção, a sua primeira pregação que foi maravilhosa, aquele momento incrível do qual todos lembram, realmente foi maravilhoso, mas, já passou. Há muito mais! Mais lutas, mais desafios, mais dificuldades e mais conquistas, mais experiências, mais glórias e honras que você certamente receberá para poder imediatamente em seguida Tributar ao Nosso Deus, pois só Ele é Digno! A Ele a Glória e a Honra para Sempre! Amém!
Salmo 21 – “Na tua força, SENHOR, o rei se alegra! E como exulta com a tua salvação! Satisfizeste-lhe o desejo do coração e não lhe negaste as súplicas dos seus lábios. Pois o supres das bênçãos de bondade; pões-lhe na cabeça uma coroa de ouro puro. Ele te pediu vida, e tu lha deste; sim, longevidade para todo o sempre. Grande lhe é a glória da tua salvação; de esplendor e majestade o sobrevestiste. Pois o puseste por bênção para sempre e o encheste de gozo com a tua presença. O rei confia no SENHOR e pela misericórdia do Altíssimo jamais vacilará. A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua destra apanhará os que te odeiam. Tu os tornarás como em fornalha ardente, quando te manifestares; o SENHOR, na sua indignação, os consumirá, o fogo os devorará. Destruirás da terra a sua posteridade e a sua descendência, de entre os filhos dos homens. Se contra ti intentarem o mal e urdirem intrigas, não conseguirão efetuá-los; porquanto lhes farás voltar as costas e mirarás o rosto deles com o teu arco. Exalta-te, SENHOR, na tua força! Nós cantaremos e louvaremos o teu poder.”

Paulo de Tarso, apóstolo

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário