terça-feira, 1 de novembro de 2016

Série: "Cristo em nós" - A COMUNHÃO COM DEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO



A COMUNHÃO COM DEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO

Romanos 8: 26 - Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.

Orar, clamar, pedir, rezar, rogar, interceder... Com tantas palavras, aparentemente que se confundem como se fossem sinônimos, mas, de distinguem profundamente por serem características diferentes mediante a intensidade, alvos, fé, e prática, da busca de resposta e do relacionamento com Deus.

O Apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos, nos revela o que já devíamos saber que A Presença de Deus em nós através de Seu Espírito Santo nos transformando de Glória em Glória, na medida em que deixamos as coisas do velho homem, para sermos conforme O Nosso Senhor, há de gerar O Clamor, a Intercessão e a Oração que verdadeiramente trará a Vontade de Deus sobre nossa vida. Mas, assim como Jesus, assim como João Batista, assim como João, assim como David, assim como Moisés e Elias, há muito sobre Oração que podemos aprender.

Nosso alvo aqui não é escrever mais um manual de oração, ou um tratado teológico sobre o tema, já deve haver bastante livros assim por aí. Mas, começarmos Naquele que é O Príncipio, O Alfa, O Prímeiro, O Príncipe, o Princípio... JESUS!

Antes disso, é bom lembrar que o homem tem uma tendência ao conforto e a auto-ajuda, no sentido mais literal desta palavra que é: Não dá pra ser mais fácil não?

Imaginem um rapaz que vai para o primeiro encontro com uma menina com quem quer namorar, e um amigo mais experiente diz pra ele coisas que ele poderia dizer para conquistar a moça. Imaginem a cena: “o rapaz tentando ser bem efetivo e não esquecer de nada dos bons conselhos do amigo, decide tomar nota de tudo. Imaginem só, ele no desejo profundo de não perder nem uma frase daquele galanteio infalível, por conta de seu esquecimento ou por sua incapacidade de decorar textos, decide tomar seu bloquinho de notas e ler para a amada todas aquelas frases, que foram cuidadosamente ditadas, por uma outra pessoa, para conquistar uma terceira... GENTE QUE BAGUNÇA!” Isso jamais pareceria algo verdadeiro. Haveria talvez frases que o rapaz apaixonado diria, que jamais seria de seu próprio vocabulário e portanto não ia parecer sincero...
Isso daria certo se fosse de coração. Imaginando que este moço fosse uma pessoa que conhece a Deus e tem em seu coração princípios bem fundamentados na palavra e ao mesmo tempo está verdadeiramente apaixonado pela moça, as palavras que sairiam de seu coração seria a maior expressão da verdade, pautada em valores de Deus e o fim de sua sincera declaração de seu amor, seria concluída com um pedido de casamento... Não dá pra garantir que a moça vai aceitar... Mas, no primeiro caso o Bloquinho de notas certamente iria voar na cabeça do inseguro jovem, não?

A DIFERENÇA DA REZA PARA A ORAÇÃO.

Nós temos a tendência de procurar o mais fácil, o mais rápido, o que funciona, o que já está pronto, o que tem a probabilidade de produzir melhor efeito com o menor esforço, e assim REZAMOS O PAI NOSSO vez, após vez, após vez, após vez...

Jesus nunca disse: “Fareis esta oração!” Ele disse: “Quando forem orar, orareis assim:...”

Jesus nos deu um percurso, um caminho, um modelo de oração. Muitas pessoas já tem se dedicado a ensinar sobre esse assunto. Desde os anos 90 pessoas como Larry Lea, Peter Wagner, Mike Shea, talvez inspirados em muitos outros, e sobre tudo na direção do Espírito Santo, estiveram ensinando à Igreja sobre este segredo que é seguir a orientação de Jesus Cristo sobre a oração.

Os discípulos de Jesus que tinham sido discípulos de João Bastista como André, perguntaram para Jesus, como deveriam orar, para que ele os ensinasse assim como João o fizera. E Jesus também faz isso!

Nos anos 90 ficou muito, muito famoso no Brasil o livro: “Orando A Palavra” da Apóstola Valnice Milhomens, coisa que tornou-se na época uma febre, e depois virou uma série de outros livros, em que eram juntados textos bíblicos sobre determinados assuntos para em momentos de oração serem declarados diante de Deus com fé e reverência, já que está escrito: “Assim na Terra como nos Céus” e a Palavra de Deus é a expressão para este mundo da Vontade do Nosso Pai que está nos Céus. ABSOLUTAMENTE INCRÍVEL! Porém nada novo!

Os judeus já fazem o mesmo a milhares de anos... Há livros como o SIDUR, e o MACHZOR, que são compêndios de textos bíblicos como Salmos, textos dos Profetas e da Torah, juntados de determinada maneira para que em momentos de oração para cada momento e situação ou necessidade a tradição de gerações, possa levar uma oração em uníssono, em concordância, ainda que forçado por esta Tradição, que pode roubar a espontaneidade diante de Deus. Os livros de oração judaicos são exatamente iguais aos livros produzidos por cristãos para nos ajudar na oração... A ideia é incrível, porém, como os judeus dizem: “VAMOS REZAR!”

A oração sem O Espírito Santo é uma reza! Repetir as palavras (ainda que seja a Palavra de Deus), sem ser de coração, vai enfatizar a Verdade da Palavra, mas, não a fé, pois com o “CORAÇÃO CREMOS” e “COM A BOCA CONFESSAMOS”, a respeito da Salvação e a respeito de tudo... Sem convicção, sem verdade, sem fé, sem devoção, sem amor, são só palavras... ainda que bonitas palavras. “Orar não é falar bonito, orar é falar com Deus” – Paulo de Tarso Fernandes.

NÃO VAMOS REZAR!

Mc. 6: 7 a 15 – “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”

É muito provável que por você já ter decorado a “Oração do Pai nosso” até algumas palavras sem sentido são ditas em sua reza, que se você ler na Bíblia e o que Jesus disse, vai fazer com que você mude sua maneira de pensar sobre este Caminho que Jesus nos ensinou.

Já que você já tem este Caminho decorado em sua mente, use isso para o teu próprio bem, sabendo “de coração” tais palavras, procure se exercitar em percorre-las, sem pressa, pensando em cada um destas declarações e dizendo para Deus, sua real devoção a Ele, quem realmente Ele é para você; suas reais necessidades e de sua família e irmãos, o quanto você precisa de Seu perdão, o quanto você é grato a Ele e por isso está disposto a perdoar os que pecaram contra você, seja lá em que área for. Que você crê, que Ele pode te livrar de cair nos laços do Pecado, e que O Mal, está sob Sua Autoridade e não poderá te causar problemas... Reconheça quem Ele é e O ADORE!!!!

A QUEM ORAR? Oramos ao Nosso Pai.

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céu...”

Em Nome de quem? Em Nome de Jesus

João 15: 16 – “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu Nome, Ele vo-lo conceda.”

Através de quem? Através do Espírito Santo.

Romanos 8: 26 e 27 - Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

O Nosso Deus é UM, e assim como depois da Criação dos Céus e da Terra, houve trevas e O Espírito pairava sobre a face do Abismo, e O Nosso Deus disse: HAJA LUZ! E houve Luz... Assim O Nosso Deus sempre estará agindo em nossas vidas: O PAI, O FILHO (A PALAVRA) e O Espírito juntos em nós!


João 1: 1 a 5 - “No princípio era A Palavra, e A Palavra estava com Deus, e o Palavra era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. A Vida estava Nele e a Vida era a Luz dos homens. A Luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.

Vamos orar?

Ore ao Pai, em Nome de Jesus, guiado e conduzido pelo Espírito Santo.


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário