terça-feira, 2 de agosto de 2016

Série: "O Reino de Deus" - Os trabalhadores da Vinha e as recompensas



OS TRABALHADORES DA VINHA E AS RECOMPENSAS

Mt. 20: 1 a 16 – “Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha. E, tendo ajustado com os trabalhadores a um denário por dia, mandou-os para a vinha. Saindo pela terceira hora, viu, na praça, outros que estavam desocupados e disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e vos darei o que for justo. Eles foram. Tendo saído outra vez, perto da hora sexta e da nona, procedeu da mesma forma, e, saindo por volta da hora undécima, encontrou outros que estavam desocupados e perguntou-lhes: Por que estivestes aqui desocupados o dia todo? Responderam-lhe: Porque ninguém nos contratou. Então, lhes disse ele: Ide também vós para a vinha. Ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga- lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros. Vindo os da hora undécima, recebeu cada um deles um denário. Ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um. Mas, tendo- o recebido, murmuravam contra o dono da casa, dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia. Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai- te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti. Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom? Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos [porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos]”

MT. 25: 14 A 30 – “Pois será como um homem que, ausentando- se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. Disse- lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, aproximando- se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse- lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai- o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

Agora é que as coisas vão acontecer. Na verdade sempre estiveram aí. Sempre houve trabalho. Sempre existiram pessoas em todas estas gerações de cristãos que incumbiram-se de tomar o que Cristo deixou aos santos apóstolos para que chegasse até nós. Eles os que foram chamados nas primeiras horas do trabalho. Junto com a geração que viu Jerusalém ser destruída. Muitos que morreram comidos por leões; tantos que foram decapitados, crucificados, partidos ao meio, violentados, para que A Palavra da Cruz chegasse até nós...
Se ouviam pregações nos anos 90 do século passado sobre a Igreja de Laodicéia. Uma igreja que era miserável, pobre, cega e nua, mas, no entanto tinha muitos recursos materiais, muita influência política, estava na mídia, e cujos líderes tornaram-se tão famosos quanto os astros dos esportes ou das artes. Era inimaginável, para os que ouviam tais palavras, ainda que da própria Bíblia que poderíamos descer a um nível tão baixo.
Crescemos na Igreja em que depois do Avivamento da Rua Azuza, e tudo o que ocorreu com o derramar do Espírito Santo no início do Século, outros avivamentos ocorreram: Nos anos 40, o Avivamento da Chuva Serôdia (todos imaginavam que Jesus estava para voltar em pouquíssimo tempo, e que aquele era o avivamento dos tempos do Fim). O grande fluir de curas e milagres; a Restauração de Israel como nação; a televisão, as rádios servindo ao Reino de Deus e tele-evangelistas pregando para multidões na Índia, África, nas ilhas mais remotas.
Nos anos 60 um grande movimento e avivamento entre os cristãos tradicionais, agora também tornando-se carismáticos; no Brasil e nas nações lideranças surgiram que até hoje são líderes respeitados entre todos nós. Grandes denominações fizeram o evangelho ser conhecido até em pequenas cidades, onde apenas o catolicismo levava o nome de Jesus aos mais desfavorecidos.

Nos anos 80 e 90 o surgimento da Batalha Espiritual, as grandes cruzadas, quem poderia imaginar que 20 anos depois, acharíamos banal cair no Espírito e comum o orar em línguas e que alguém cobraria 60 mil reais para um show gospel em alguma igreja?

Bem a Bíblia sempre tem razão e por mais triste que seja, mergulhamos numa descendente em que está se manifestando diante dos olhos de todos o que é trigo e o que é joio. CALMA! Não é a hora ainda de arrancar. Chegará esta hora e que ninguém se faça de desentendido, porque tudo o que Deus falou se cumprirá...

Bem, e então o que faremos nós?

Será que nós somos estes felizardos a ser chamados para a última hora? Será que outros ainda serão chamados depois de nós?

Se você for chamado: ACEITE!
Se outros forem chamados: SE ALEGRE! Há muito por fazer, há muito para se alcançar...

O que você tem mais importante do que trabalhar para Deus no estabelecimento do Seu Reino, do Reino que não terá fim? O seu trabalho; sua profissão; sua família, seus recursos; seu corpo; seu lazer; seu hobby? O que? Você pode usar estas coisas todos, ou nestas coisas todas manifestar Deus, serví-lo, como alvo maior. Como um APÓSTOLO DE CRISTO enviado com propósito, com foco, com alvo. Não é possível que Deus te comprou pelo sangue de Jesus, para você apenas ficar rico, ou pelo menos conseguir pagar suas contas... NÃO É POSSÍVEL!

E se amanhã Deus fizer de você um aleijado e você não puder mais levantar de uma cama?
E se amanhã Deus fizer sua empresa quebrar e você não tiver dinheiro para pagar suas contas?
E se amanhã Deus recolher toda a sua família num acidente, e te fizer lembrar que Deus tem prazer na morte dos Justos? O que você vai fazer? Vai reclamar para quem? Vai achar injusto o que?

O que é mais importante em tua vida? Está escrito: “Não terá outros deuses diante de mim”. Quebre os teus ídolos. Quebre as cadeias que estão te prendendo em desculpas, em mágoas, em dores... ACEITE O CHAMADO!!!!

Alguns acham que Deus não conseguirá cumprir O Seu Propósito Eterno sem eles... rsssss
Como Deus fará A Sua Obra sem mim? Tolice!

Nós não sabemos se somos os trabalhadores da última hora, ou se uma geração ou mais ainda se levantará depois de nós. Sabemos no entanto que agora é a nossa vez! A nossa vez, junto com outros que se levantaram antes de nós, e com alguns que estão se levantando agora mesmo... Quantos talentos cada um tem? Isso interessa mesmo?

Você acha certo ficar olhando para o outro do teu lado, para observar quem tem mais talentos ou menos. De quem se espera mais ou quem tem pouco para dar?

Trate o teu talento como algo tão precioso e que te foi dado nesta geração e que será multiplicado porque você não faz, porque te pedem, você não faz porque é a tua escala, você faz, porque AMA A DEUS... O SENHOR DOS TALENTOS!

Muitos usam os Talentos de Deus com orgulho. Querem usá-los, mostra-los, fazê-los aparecer com a falsa desculpa de que foi Deus quem deu e que é fundamental para O Reino. Sim, com certeza, foi Deus que te deu a música; esta voz tão linda; esta noção de ritmo, esta facilidade de comunicação; este dom para lidar com pessoas e conseguir se fazer compreender; foi Deus que te fez tão carismático; este dom de ser um líder foi Deus quem te deu mesmo; esta facilidade para ganhar dinheiro é um Dom de Deus; esta capacidade de organizar as coisas mais complicadas; esta concentração; este zelo pelos detalhes foi Deus... tudo isso de precioso que você tem e que é tão MARAVILHOSO! Foi Deus, foi Ele quem te deu!!! E ouça... Estas coisas não são tuas! São Dele, e Ele irá te cobrar!

É disso que fala esta parábola dos talentos! ELE VAI COBRAR O QUE ELE TE DEU.

Não é porque você toca tão bem que você precisa tocar. É porque através do teu dom pessoas vão conhecer O Amor de Deus, através da tua vida, a adoração ao nosso Deus vai fluir de uma forma tão tremenda e poderosa; através da tua vida, muitos serão inspirados e você mesmo ensinará a outros tantos, e estas pessoas vão superar você e nisto estará o teu galardão...

Não é porque você é um grande administrador, que você tem que administrar a igreja de Cristo. É porque através do teu dom pessoas vão conhecer O Amor de Deus, através da tua vida, as coisas na casa de Deus estarão em ordem; cada um se sentirá livre para fazer o que lhe cabe sabendo que tudo está cuidadosamente em sincronia como numa orquestra; através da tua vida muitos serão inspirados e você mesmo ensinará a outros tantos, e estas pessoas vão superar você e nisto estará o teu galardão...

Não é porque você é um grande executivo, que você tem que dizer o que a igreja precisa fazer. É porque através do teu dom pessoas vão conhecer O Amor de Deus, através da tua vida. Em tua empresa, na Cia onde você trabalhar tudo o que fizer será marcado pela ousadia, pelo pragmatismo, pela objetividade. Na igreja em que você congregar você ajudará assim como no teu campo profissional, todos a verem mais longe, a alcançarem seus objetivos dependendo de Deus e agindo de forma a Cristo ser exaltado em cada projeto, em cada desafio, em cada nova porta que precisar ser atravessada. Através da tua vida muitos serão inspirados e você mesmo ensinará a outros tantos, e estas pessoas vão superar você e nisto estará o teu galardão...

Que venham muitos outros! Precisamos dos outros! Precisamos de todos! Não é a nossa igreja, o nosso ministério, o nosso grupo de louvor, a nossa bateria, o nosso grupo familiar... É O REINO DE DEUS. A SEARA É DELE! As vidas por quem Ele pagou preço de Sangue, precisam ser alcançadas, cuidadas e Ele nos CHAMOU e nos deu TALENTOS para que juntamente com Ele, por Meio Dele e para Ele, possamos realizar esta obra gloriosa...

Olha ao teu redor. Veja o que você faz para ganhar dinheiro. Pense nestes momentos lindos com tua família, com amigos mais chegados que irmãos... Pense nas viagens que fez e algumas que quer fazer. Pense no quanto tem no banco e em quanto está o dólar hoje... Pense no patrimônio que adquiriu até hoje e nos planos que você tem cuidadosamente escrito para a tua aposentadoria e para o teu futuro...

TUDO ISSO VAI PASSAR!

Quando Ele te chamar, diga: SIM!
Se Ele te chamou: Volte ao teu lugar!
Se enterrou os teus dons: Desenterre agora!
Se está cansado, peça para Ele te recolher: DEUS TEM PRAZER NA MORTE DOS JUSTOS!
Se entende que ainda fez muito pouco comparado com O Grande Amor de Jesus por você, junte-se a nós... E vamos devotar o resto da nossa vida, aonde quer que Cristo nos colocar, com os talentos, oportunidades, recursos, vidas com que Ele nos der oportunidade de nos relacionar... E vamos fazer O SEU NOME CONHECIDO, e vamos dar AO NOSSO DEUS A GLÓRIA DEVIDA AO SEU NOME.


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário