quinta-feira, 23 de junho de 2011

Série Saúde Cristã: Saúde Organizacional






Paulo em I Cor 14:26-40 nos exorta a termos ordem ou organização no culto que prestamos a Deus.



Nós devemos fazer de nossa vida um culto para Deus, por isso devemos ser organizados em todas as áreas.



A palavra organizar significa dentre outras coisas: Criar, preparar e dispor convenientemente as partes de um organismo: Do pó da terra o Criador organizou o primeiro homem.



E palavra ordem tem significado: Boa disposição das coisas, cada uma no lugar que lhe corresponde; disposição das coisas cujo arranjo se subordina a um princípio útil, agradável ou harmonioso.



Nosso Deus é ordeiro na sua palavra Ele nos ensina princípios organizacionais que devemos observar e seguir, o próprio Senhor seguiu princípios organizacionais quando criou o Universo e Terra.



A palavra nos revela que a terra estava sem forma e vazia e o Espírito de Deus pairava sobre a face do abismo, então Deus disse haja luz, e houve luz, e a partir daí Deus começa a criar todas as coisas e se observarmos bem Ele faz em uma seqüência lógica, ou seja, organizadamente.



O interessante na passagem da criação é que Deus não faz o homem logo de imediato, embora essa fosse a sua principal intenção.



Primeiro Ele prepara o ambiente no qual o homem viveria, depois que todas as outras coisas estavam prontas Ele então cria o homem.
Vamos parar para meditar um pouco nesta palavra, nós como seres humanos dependemos da luz para enxergar correto?



Quando entramos em um local e ele está escuro não podemos identificar absolutamente nada, então a primeira coisa que fazemos é procurar algo para iluminarmos o lugar, isto é lógico e de certa forma até natural.



Organização é um principio de Deus, Ele trabalha em nossas vidas de forma ordeira.



Quando entregamos nossa vida para Jesus a primeira coisa que recebemos é a salvação, o principal este é o maior interesse do Senhor, Ele não vai primeiro te tratar, santificar, restaurar, para depois te salvar.



Depois da salvação, aí sim, inicia-se um processo de restauração, organização, Deus começa a trabalhar para que todas as coisas que estavam fora de ordem, ou seja, fora do padrão para o qual Ele criou sejam reestruturadas.



Quando permitimos ao Senhor entrar em nossas vidas Ele restabelece a ordem em todas as áreas, ou pelo menos é assim que deveria ser.



Na família Ele corrige os papéis entre marido, esposa e filhos. Restabelece o sacerdócio do marido e alinha o papel da esposa como auxiliadora.



No trabalho e na Igreja Ele restabelece a submissão e o serviço.



Portanto se entendemos que nosso Deus é um Deus ordeiro entendemos também que o inimigo de nossas almas é um desordeiro, porque ele luta contra tudo que é a Vontade de Deus para o homem.



Se Deus é o criador da organização, assim como vimos quando ele formou todas as coisas até chegar ao homem, o inimigo é o pai de todo caos e de toda desorganização.



Enquanto Deus constrói, ele por inveja do nosso Pai, destrói.



Portanto irmãos não podemos aceitar o fato de sermos desorganizados como algo comum ou corriqueiro, se não nos permitirmos tratar nesta área continuamos fora do padrão de Deus e conseqüentemente doentes.



Quando fazemos as coisas organizadamente nos sobra tempo, para exercermos tudo o que Deus espera de nós.



E como podemos combater este mal? Com atitudes que conhecemos mas não praticamos.



Devemos sim ter agenda, devemos sim alocar tempo determinado para todas as atividades, devemos sim manter nossa mesa de trabalho em ordem, saber onde estão as coisas, estabelecer seqüências lógicas para nosso dia a dia, isto é saudável e acima de tudo bíblico.



Que nós possamos permitir que o Espírito Santo nos trate que Ele organize nossas vidas, que sejamos organizados em tudo e assim possamos dar bom testemunho como igreja, pais, filhos e servos.



Que o Senhor nos abençoe e nos torne povo santo e saudável.

Fabio Buonanno, profeta
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário