quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Série: "Parábolas de Jesus" - A Parábola do filho pródigo


Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades. Então foi encontrar-se a um dos cidadãos daquele país, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada. Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se. Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças; e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele. Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com os meus amigos; vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu; era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. (Lc.15:11-32)

Uma das primeiras coisas que precisamos ter em mente, qdo servimos o nosso amado e querido Salvador Jesus é que Ele não nos obriga a servi-lo, Ele não nos prende, a palavra nos diz que com laços de amor ele nos atraiu, então, é tudo por amor e é por este amor que ele nos deixa livres para decidirmos o que queremos em nossas vidas.
Foi com este mesmo tipo de amor que o Pai decidiu partir os seus bens com os seus filhos e lhes deu o direito de cada um fazerem o que quisessem com as suas heranças.
Em vários momentos de nossas vidas, nós parecemos com este filho mais novo, que um dia decidiu sair da casa de seu pai e viver sua própria vida, ou melhor, decidiu “ser dono do seu próprio nariz”. Todas as vezes que decidimos fazer isso o nosso Amado Pai, que nos ama, nunca nos impede.
Imagina o coração deste Pai, ver seu filho partir, com uma certa quantia de dinheiro que em pouco tempo acabaria, saindo sem noção alguma e acima de tudo sem experiência nenhuma e sozinho, agora não mais protegido pelos olhos do pai e aconchego do lar, mas sozinho em terras distantes e estranhas.
Queridos, na casa do Pai temos tudo, carinho, consolo, conforto, refúgio e acima de tudo MUITO AMOR, um amor sobrenatural, que exorta, ensina e que protege, guarda e abençoa.
Muitos pensam que vivendo longe da presença de Deus, viverão uma vida de liberdade sem ter que prestar contas a ninguém, mas se enganam, pois esta liberdade não é verdadeira. Por que ou servimos a Deus por Amor e como filhos, ou serviremos ao Diabo obrigados e como escravos. Satanás está à espreita e quando saímos, ele nos toma e aos poucos vai nos cegando e nos envolvendo com os prazeres do mundo e da carne, que por um tempo são ótimos e saciam a nossa carne e alma, mas aos poucos se tornarão um jugo e depois logo virão as rédeas e o chicote, e por fim a destruição e morte. Não há um terceiro caminho. As trevas querem enganar as pessoas, como se fosse possível viver num terceiro plano... Nem com Deus, nem com o diabo... Uma vida independente, uma vida comum... Não há esta terceira hipótese!
Há uma pequena estória para ilustrar isso: Uma pessoa estava encima de um muro, e de um lado Jesus e os anjos e servos de Deus evangelistas gritando para essa pessoa e dizendo: Desça daí, venha para cá, é urgente... faça isso agora!
Do outro lado, Satanás e seus demônios, quietos e passivos com um certo ar de tranqüilidade... E aquele homem perguntou para Satanás: Eu estou a ponto de decidir ir para o lado de Jesus... Porque você não faz nada? Porque não tenta coisa alguma para eu ir para o seu lado? E Satanás respondeu: É porque o muro é meu!
Creia que os que estão na presença do Pai, na casa de Deus, estão sendo cuidados a todo tempo e o mais lindo de tudo é que são livres, porque foram ataviados em amor, com laços de amor foram atraídos e por isso foram gerados em benção, amor e acima de tudo vida...
O mais lindo em toda esta parábola que Jesus contou é o momento em que o filho se arrepende: “CAINDO EM SI O FILHO DIZ” irmãos como é lindo ver que em nenhum momento ele foi desamparado por Deus, pelo contrário O Espírito Santo continua trabalhando e assim como faz conosco aquele rapaz foi convencido do seu pecado e caindo em si, ouvindo sua CONSCIÊNCIA (A Voz do nosso espírito), viu como as coisas e sua própria vida eram diferentes na casa do Pai. O ser humano não foi criado para estar longe da presença de Deus, fomos gerados por Ele, e Nele e para a Glória Dele, e por isso precisamos tanto do nosso Criador, Salvador e Pai.
E caindo em si ele voltou para os braços do Pai e foi recebido como um filho muito amado que volta ao lar. Vejam, ele não amava mais aquele filho que voltou e sim ama a todos os que Ele gera...
Amor não é um recurso não-renovável, Amor é não-perecível e INESGOTÁVEL. Quando mais pessoas para amar, mais a Fonte de Amor que é Deus, vai jorrar amor por todos os filhos.
Infelizmente nem o filho que pediu a herança e foi, e nem o que ficou perceberam, que o mais importante não é a herança, mas, a companhia do PAI. O Pai, disse àquele que ficou: Filho, você sempre esteve comigo e tudo o que é meu sempre foi teu... Aquele filho, triste, achava que amor, pode se esgotar, ou acabar, ou faltar para um se o outro receber bastante... Não, O PAI É A FONTE DE AMOR! ELE É A NOSSA PORÇÃO E A NOSSA HERANÇA.
CREIA NÃO EXISTE MELHOR LUGAR DO QUE A PRESENÇA E A CASA DO PAI, SE VOCÊ ESTA AFASTADO, DISTANTE, OU SENTINDO VONTADE DE IR PARA LONGE, PARE, PENSE E OLHE PARA OS BRAÇOS DO PAI, NELE VC TERÁ TODO O CONFORTO E SEGURANÇA DE QUE PRECISA....
Deixo a todos um trecho de um louvor ao nosso Deus...
Meu Jesus Salvador, outro igual não há... INCOMPARAVEIS SÃO TUAS PROMESSAS, PRA MIM.....

Pra. Priscilla Natal
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário