quinta-feira, 7 de novembro de 2024

VIVER PARA A ETERNIDADE - O PROPÓSITO DA SANTIDADE - INTIMIDADE COM DEUS



 II Co. 6: 16 a 7: 1 - "Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus."

Há atletas de alto rendimento (expressão usada para competidores de Jogos Olímpicos, Jogadores de Futebol das principais Ligas Européias ou das melhores seleções nacionais), que se preparam durante anos para por décimos de segundos ou por um centímetro a mais, ou para fazer um goal ou ainda pra a coreografia perfeita alcançarem o maior prêmio que além de uma medalha, a fama, também é recompensada com dinheiro, patrocinadores. Há pessoas que dedicam anos de sua infância e juventude e uma boa parte da vida adulta para conseguirem alguns destes prêmios e tudo o que envolve, sendo os mais bem sucedidos transformados em astros e estrelas do esporte, que lhes garantirá uma vida toda de destaque, lembranças boas e contratos publicitários e lugares de honra em competições e outros eventos sociais. 

Quanto esforço para alcançar uma profissão como medicina, ainda mais para tornar-se um profissional destacado nesta profissão, requer muitas vezes décadas de estudos, para pós-doutorados. Há juristas famosos que sonham com um lugar no Supremo Tribunal Federal, que seria a coroação de uma carreira que certamente o separou de seus familiares, lhe fez ler millhares de livros, códigos, acórdãos, sem falar no tempo infindável com sentenças e pareceres que vão construindo o Notável Saber Jurídico que lhe garantirá um dia tal indicação para a Suprema Corte.

Ou seja, as pessoas, se esforçam tanto, gastam recursos financeiros, tempo, se esforçam fisicamente, emocionalmente, abdicam da companhia de amigos, familiares, de festas, pratos saborosos, sono e viagens, para alcançar suas metas, seus objetivos de vida... coisas que se tornarão peças de museu, lembranças amareladas em fotos ou vídeos antigos, e depois de algum tempo seja muito ou pouco o esquecimento. Um ou outro tem seus nomes perpetuados por milênios, mas, às vezes como Aquiles, Leônidas, Julio César, Willan Walace, Ricardo - Coração de Leão, Lampião, com o passar do tempo não se sabe mais o que é história do que são estórias e mitos... No fim, tudo passará...

Estamos falando agora, do CRIADOR DO UNIVERSO. Do Único Deus Vivo, d'Aquele que vai criar NOVOS CÉUS E NOVA TERRA. 

Numa dimensão que o Sol (a Estrela que nos dá Luz e Calor), não será mais necessário. Isso não é uma Tradição ou uma fábula é a VERDADE ETERNA, que nos é garantida pela Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Deus que é SANTO, como diz as ESCRITURAS: "Nele não há treva alguma", ou seja, Ele faz promessas para nós que seriam impossíveis de serem vividas e alcançadas se não pela Obra de Jesus Cristo, por todos nós, na Cruz do Calvário, nos redimindo do Pecado.

Qual a advertência (conselho, orientação, dica, apontamento) para nós: "Sejam santos, porque Eu, O Vosso Deus Sou Santo!" - Ou seja: Eu fiz vocês, para O Louvor da Minha Glória. Eu os criei, os constituí para ser o Deus de vocês e o meu desejo sempre foi que vocês fossem O MEU POVO, O MEU TESOURO PARTICULAR... Mas, o Pecado, por conta de Satanás, separou vocês de Mim. 

Eu, os resgatei através da Morte Sacrificial do Meu Próprio Filho. Mostrando este nível de Amor, certamente vocês vão corresponder a este Amor VIVENDO EM SANTIDADE, NÃO É?

Hb. 12:14 - "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor."

SEM SANTIDADE, NENHUM DE VOCÊS PODERÁ SEQUER ME VER, QUANTO MAIS, ESTAR COMIGO PRA SEMPRE... Vocês percebem a gravidade disso?

Assim como Deus não quer nos obrigar a ser Santos, porque se Ele nos obrigasse não seríamos livres e sim robôs... Ele quer que a gente por Amor, busquemos a Santificação, estarmos Separados do Pecado e principalmente Separados PARA DEUS, por Amor. Por reconhecimento de tudo o que Ele fez por nós, principalmente sendo nós Pecadores, Ele ainda matou o seu Próprio Filho, para nós podermos estar com Ele para sempre. Deus espera Amor, em troca de tanto Amor. A Obediência em sermos Santos separados do Pecado tem uma RAZÃO: PODERMOS ESTAR COM ELE PARA SEMPRE.

ELE; E ETERNO, ELE VIVE E VIVERÁ PARA SEMPRE! Ele está nos dando a oportunidade de estarmos com Ele para sempre também, mas, Ele não vai nos obrigar a isso! Ele quer que nós o obedeçamos por Amor (por corresponder a TANTO AMOR)... e não porque simplesmente Ele é Deus e quer assim... É MUITO MAIS PROFUNDO DO QUE SIM, PORQUE SIM... 

E NÃO POR QUE NÃO. 

SIM - Porque Ele nos ama, e...

NÃO - Porque Ele não quer nos perder e fez tudo para podermos estar com Ele para sempre!

Deus sempre esperou obediência BASEADA EM AMOR!

Dt. 11: 1 - "Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, e todos os dias guardarás os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos."

Jo. 14: 21 - "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele."

Portanto , assim como Deus fala ao Povo Hebreu no deserto, da mesma forma Jesus ensinou aos seus discípulos para eles ensinarem a nós todos. Não é nada novo, o cumprimento de tudo o que o homem quis conhecer sobre o Bem e o Mal, porém, nunca conseguiu viver, porque desprezou ESTAR COM DEUS.

A SANTIDADE NOS PERMITE ESTAR COM O SENHOR, TER A INTIMIDADE DELE, QUE É PARA AQUELES QUE O TEMEM:

Sl. 25: 14 - "A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança"

Santidade deve ser buscada, primeiramente POR AMOR. Mas, não se pode excluir o TEMOR. 

(Como já lemos) - II Co. 7: 1 - "Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.""

Pv. 1: 7 - "O Temor do SENHOR é o princípio da Sabedoria"

Veja como o TEMOR DO SENHOR está atrelado à Obediência a Deus: 

Ex. 20: 18 a 20 - "Todo o povo presenciou os trovões, e os relâmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante; e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe. Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos. Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis."

Hb. 12: 18 a 29 - "Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais, pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado. Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo! Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel. Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte, aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu. Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam. Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor."

Ao verem a manifestação de Deus naquele Monte no deserto a nação inteira de Israel temeu tanto, mas, não entendeu que o Temor servia de advertência para que estivessem santos e puros e então ousassem irem até a Presença de Deus. Foi assim que eles foram provados. 

O Temor não os fez mudar e então se aproximarem do PAI. Eles preferiram ficar como estavam e longe e acabaram fazendo para eles um DETESTÁVEL BEZERRO DE OURO... 

Não é muito melhor, TREMER AGORA, DIANTE DO DEUS QUE DOS CÉUS ESTÁ NOS DIZENDO QUE VAI ABALAR NÃO SÓ A TERRA, MAS, ESTÁ ADVERTINDO QUE OS "PODERES DOS CÉUS SERÃO ABALADOS", e com MUITO TEMOR E TREMOR, recebamos a OBRA DE CRISTO POR TODOS NÓS E NOS ESFORCEMOS PARA OBEDECER A DEUS POR AMOR, NÃO PORQUE ESTÁ ESCRITO. PORQUE ELE VIVE EM NÓS e não por causa do Pastor, do Apóstolo, da Minha Mãe, ou do que vão falar, ou do que vão pensar, mas, para eu poder estar com Ele para sempre?

QUEM NÃO TEME A DEUS SE AFASTA DELE E ESCOLHE A MORTE...

QUEM TEME A DEUS SE AFASTA DO PECADO E ESCOLHE A VIDA... POR AMOR...

Pv. 14: 27 - "IRAET ADONAI MIKOR CHAIM"
"O temor do SENHOR é Fonte de Vida."

IGREJA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário