“Dias depois, quando Jesus retornou a Cafarnaum, a notícia de que ele tinha voltado se espalhou rapidamente. Em pouco tempo, a casa onde estava hospedado ficou tão cheia que não havia lugar nem do lado de fora da porta. Enquanto ele anunciava a palavra de Deus, quatro homens vieram carregando um paralítico numa maca. Por causa da multidão, não tinham como levá-lo até Jesus. Então abriram um buraco no teto, acima de onde Jesus estava. Em seguida, baixaram o homem na maca, bem na frente dele. Ao ver a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, seus pecados estão perdoados". Alguns dos mestres da lei que estavam ali sentados pensaram: "O que ele está dizendo? Isso é blasfêmia! Somente Deus pode perdoar pecados!". Jesus logo percebeu o que eles estavam pensando e perguntou: "Por que vocês questionam essas coisas em seu coração? O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Seus pecados estão perdoados’ ou ‘Levante-se, pegue sua maca e ande’? Mas eu lhes mostrarei que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados". Então disse ao paralítico: "Levante-se, pegue sua maca e vá para casa". O homem se levantou de um salto, pegou sua maca e saiu andando diante de todos. A multidão ficou admirada e louvava a Deus, exclamando: "Nunca vimos nada igual!". (Marcos 2:1-12)
segunda-feira, 17 de abril de 2023
A CURA DO PARALÍTICO EM CAFARNAUM
Jesus estava de volta em Cafarnaum e tal notícia logo se espalhou. Em pouco tempo, o local onde Jesus estava hospedado foi tomado por pessoas para o ouvirem falar da Palavra de Deus. Nesse cenário, desenvolveu-se uma história de fé e amizade que merece destaque.
A Bíblia nos relata a história de cura de um enfermo paralítico e de seus quatro amigos, que tomaram uma atitude de amor e fé, pois se dispuseram a levar seu amigo até Jesus. Eles se dispuseram a levar um enfermo que não poderia caminhar por si mesmo, e pela fé o levaram até Jesus, não se importando com as dificuldades.
Diante da multidão que estava dentro e fora da casa, os amigos do enfermo escolheram introduzi-lo por cima da casa, pelo telhado. Atitude que só pode ser interpretada como um ato de fé e amor, visto que falamos de quatro pessoas subindo um paralítico em um leito até a parte superior de uma casa, o que demanda certamente um grande esforço.
O texto nos mostra que quatro homens perceberam que seu amigo precisaria ser ajudado, carregado até o Senhor Jesus.
Não sabemos de quem partiu a iniciativa, se do próprio paralítico ou de seus amigos, contudo o que a bíblia deixa claro é que JESUS viu a fé que ELES TINHAM. Foi pela fé daqueles homens que Jesus decidiu intervir, decidiu ajudá-los.
Podemos constatar que o paralítico não creu sozinho, ele teve ajuda de outros homens que tinham fé de que Jesus teria autoridade para curar enfermos.
“Ajudem a levar os fardos uns dos outros e obedeçam, desse modo, à lei de Cristo.” (Gálatas 6:2)
A lei de Cristo é manifestação do Seu amor. Precisamos levar as cargas uns dos outros, precisamos nos importar. Precisamos, caso necessário, colocar nosso irmão sobre os ombros e carregá-lo a Cristo.
“Por isso, agora eu lhes dou um novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros.” (João 13:34)
Amar ao outro é um ato de fé que nos leva a cumprir a lei de Cristo. É atitude de convicção de que Cristo morreu por amor a todos e que tal amor é capaz de mudar a vida de quem quer que seja. Não importa a doença, não importa o pecado, não importa as dores ou o passado, em CRISTO TODOS PODEM SER NOVAS CRIATURAS! JESUS É DEUS, E NELE HÁ AUTORIDADE PARA CURAR E PERDOAR.
Cientes disso, compreendemos a importância de nos unirmos em prol daquele que precisa de Jesus. E não falamos apenas em ajuda física, mas principalmente ajuda espiritual.
Sim! Nós podemos e devemos nos unir em prol de alguém. Devemos orar, interceder e agir, para que quantos for possível tenham um encontro com Jesus, mesmo que para isso tenhamos que “descê-lo pelo telhado”.
DEUS SE MANIFESTA NO NOSSO MEIO QUANDO, EM UNIDADE EM CRISTO, CONCORDAMOS A RESPEITO DE ALGO. PODEMOS NOS UNIR EM CONCORDÂNCIA NAQUILO QUE CREMOS E OS CÉUS NOS ATENDERÁ (Mateus 18:19,20)
Isso nos mostra a necessidade de orarmos uns pelos outros, de assumirmos posição de intercessão uns pelos outros e de sempre termos palavras de encorajamento!
Não apenas pelos não salvos que precisam ter um primeiro encontro com Cristo (a salvação), mas também pelos salvos que por muitas vezes carecem de uma intervenção de Deus em suas vidas!
A história dos quatro amigos e o paralítico também nos encoraja a não desistir! Por muitas vezes lutamos por algo ou alguém e quando chegamos tão perto, esmorecemos, cansamos ou desistimos.
Aqueles quatro homens conduziram o paralítico até a casa onde Jesus estava, o que já foi uma considerável ajuda para alguém que não poderia se locomover sozinho.
Porém, ao se depararem com a casa cheia e que não seria fácil acessar o lugar, eles não desistiram, mas tiveram uma palavra de ânimo e, focados no alvo, tomaram atitudes sem se importar com o último desafio!
Não podemos desistir de ver Deus intervir na vida de alguém quando nos deparamos com alguma dificuldade. Persista, ande um pouco mais, até ver aquela pessoa vivendo aquilo que Cristo planejou para ela.
NÃO DESISTA, POIS PODE ESTAR PERTO!! A CURA, A SALVAÇÃO, O MILAGRE, PODEM ESTAR A UM ATO DE FÉ DE DISTÂNCIA!!
JESUS é o mesmo ontem, hoje e sempre, por isso ELE continua curando, perdoando e salvando vidas ainda nos dias atuais.
Precisamos reconhecer que Jesus pode fazer o que ninguém pode! Precisamos rememorar que Ele tem o poder de tocar em nossas necessidades, Ele tem o poder de operar milagres e autoridade para perdoar pecados e curar enfermos.
"Filho, seus pecados estão perdoados". Jesus não queria apenas resolver a questão natural daquele homem, mas também com sua condição espiritual.
Curioso é que a bíblia não relata que os mestres da lei, fariseus, escribas, que estavam presentes e questionaram a atitude de Jesus receberam algum tipo de milagre. Certamente, eles tinham muito mais conhecimento da Palavra de Deus do que os quatro homens e seu amigo paralítico.
Muitas vezes nos limitamos a ter um conhecimento teórico/teológico sobre o que Deus pode fazer, mas o que precisamos é ter conhecimento da pessoa de Jesus, a revelação de quem Ele é e de seu poder.
Jesus viu a fé daqueles homens e o paralítico viveu o resultado daquela fé. A partir dali, seus amigos não precisam mais carregá-lo, mas a mensagem é clara, se não tivessem feito isso antes, pode ser que o milagre não tivesse ocorrido.
Escolha carregar pessoas até Cristo. Una-se a pessoas para trazer outras a Cristo.
É nossa responsabilidade estender a mão, servir, lutar, tentar cooperar. Mas cumpre a nós também ensinar que, após perdoados os pecados, após vivido o milagre, a mensagem é “VÁ E NÃO PEQUES MAIS, PARA QUE COISA PIOR NÃO SUCEDA!”
Assuma a responsabilidade de crer por você e pelos outros acerca o PODER DE JESUS. Cumpra o evangelho, escolha amar alguém e seja um facilitador, um cooperador.
O dever de casa já nos foi dado pelo Apóstolo Paulo, em 1a Timóteo 2:1-4: “[...] que sejam feitas petições, orações, intercessões e ações de graça em favor de todos, em favor dos reis e de todos que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida pacífica e tranquila, caracterizada por devoção e dignidade. Isso é bom e agrada a Deus, nosso Salvador, cujo desejo é que todos sejam salvos e conheçam a verdade.” (1 Timóteo 2:1-4).
Escolha hoje alguém (um amigo) para se importar, para amar, para ajudar, para se necessário carregar até Cristo.
Após isso, ore por essa pessoa, aproxime-se dela, lute por ela, conheça as necessidades e cumpra com o evangelho de Cristo. Pois, “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:13)
Se assim Deus direcionar, chame mais amigos para se unir nessa empreitada contigo (Eclesiastes 4:9-10), para que...
UNIDOS EM FÉ, POSSAM VER O PODER DE CRISTO SE MANIFESTANDO EM OUTRAS VIDAS. CREIA E PERSISTA, PORQUE VOCÊ AINDA VERÁ O SEU AMIGO DEIXANDO O LEITO E CELEBRANDO CONTIGO, SALTANDO DE ALEGRIA.
Pastor Natan Vidori
Igreja Betlehem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário