quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Série: PLANTIO & COLHEITA - Tema: "Falta de Compreensão"


TEMA: Falta de Compreensão

Mt. 13: 19 – “A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.” 

Mt. 13: 10 – “Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?”

Porque os discípulos perguntaram para Jesus, a razão Dele apenas se expressar para as multidões através de parábolas? Porque eles não estavam entendendo a razão de Jesus estar fazendo aquilo!

Porque uma pessoa da multidão, não veio questionar a Jesus acerca disto? A explicação da Parábola é a própria resposta! O Terreno dos corações não está preparado e as sementes da Palavra de Deus não estão “vingando”.

Jesus havia chamado estes discípulos, lhes havia dado autoridade sobre espíritos imundos, os havia enviado a pregar, e lhes designado apóstolos, enviados, representantes de Jesus. E no processo de envio, Jesus realizava coisas, EXPLICAVA A SEUS DISCÍPULOS porque fazia determinadas coisas, porque dizia determinadas coisas, para então enviar seus discípulos a realizarem as mesmas obras e outras maiores ainda...

Neste processo, os discípulos vão até Jesus e lhe perguntam: “Porque você só fala por parábolas?” – Em outras palavras: Nós não estamos entendendo esta parte. Não estamos compreendendo isso daqui. Dá pra repetira este enunciado? Dá pra gente fazer juntos de novo esta lição?

Jesus, veio a este mundo, com um Propósito: Morrer, sem pecados, no lugar de todos, para que a Salvação de Deus pudesse alcançar as nossas vidas. Jesus em seu ministério e no Caminho que Deus lhe tinha designado, chamou seus discípulos, que não podiam fazer o que apenas Cristo poderia. Da mesma forma, Jesus não poderia fazer o que os seus discípulos foram chamados a fazer.

Jesus os chama, os envia e eles neste caso, humildemente vão perguntar para Jesus, porque ele estava fazendo daquele jeito? Jesus explica calmamente, detalhadamente, claramente, interessadamente, cuidadosamente para que seus discípulos não tivessem dúvidas sobre aquele assunto.

Quando estamos estudando, e não entendemos uma determinada matéria, temos parado e perguntado aos nossos professores: “Você pode me explicar de novo ou usar um outro caminho para que eu possa compreender? Infelizmente muitos alunos, tem desperdiçado seu tempo, com conversas paralelas, enquanto O Mestre está a nos ensinar. Muitos estão brincando, estão de distraídos, estão desatentos e irreverentes às explicações absolutamente interessadas, porque este Mestre é também quem nos chamou, quem nos enviará e quem há de cobrar um dia os frutos deste envio.

Como o Diabo, pode ter parte neste processo? Jesus explicou, que a ignorância, e pior que isso, a FALTA DE COMPREENSÃO, é o que vai habilitar o Diabo a roubar aquilo que Deus tem para nós, inviabilizando a Colheita! Porque isso é pior? Porque quando não compreendemos, deixamos de entender aquilo que recebemos. Literalmente são as Sementes que são lançadas sobre nós, mas, que nós não nos ocupamos em querer conhecer profundamente, não quisemos compreender para nos envolver, para que em nós tais sementes possam brotar.

Longe de insinuar que tenhamos todos de nos transformar em Mestres e Doutores das Escrituras, da Religião, e coisas assim... Compreender é basicamente entender COMO VOU REALIZAR NA MINHA VIDA ISSO QUE JESUS ESTÁ ME DIZENDO QUE EU PRECISO VIVER.

Não é para saber por saber, ou conhecer para ter mais conhecimento ou informação... É compreender para eu viver. Eu vou por em prática em minha vida de uma forma simples, objetiva, o que eu entendi das Palavras de Jesus!

Parece que a falta de compreensão, é um pouco (ou muito) de preguiça, de desinteresse em se preparar a Terra, em se arar a Terra. É claro que dá trabalho de um chão batido ou pavimentado de um Caminho você transformar num terreno que possa receber a Semente para que possa brotar e por fim, dar fruto. 

Mas, é justamente este desinteresse que tem permitido que os Demônios venham e comam as sementes semeadas em nossas vidas. Não entendemos, não nos esforçamos para entender, não nos damos conta ou não damos importância que tais sementes DEUS ESTÁ LANÇANDO SOBRE NÓS, não é coisa de pastor, apóstolo, não é por obrigação, não é para nos por mais um peso, mais uma carga ou responsabilidade que estamos tendo dificuldade de suportar... As sementes do Reino são a provisão do que precisamos num formato que aquilo que nos está sendo dado não é o que vamos colher apenas... As sementes são uma minúscula expressão de uma grande colheita que vamos ter, se a semente brotar e for preservada até frutificar.

Se queremos vidas, precisamos entender, que as pessoas para que possam manifestar em suas vidas o Reino de Deus, precisam entender as Palavras que lhe estão sendo semeadas. Pra que entendam, nós que achamos que estamos tão preocupadas com as pessoas precisamos nos questionar: SERÁ QUE A GENTE ESTÁ ENTENDENDO?

Mestre, o que foi mesmo que o Senhor disse? Como é mesmo que posso por em prática em minha vida tal ensinamento? Como manifestar em minha vida isso que O Senhor está me mostrando?

Se a gente (semeadores), compreendermos (E NÓS PODEMOS, EM CRISTO COMPREENDER COM MUITO MAIS CLAREZA E DEVEMOS APLICAR PRATICAMENTE EM NOSSAS VIDAS O QUE CRISTO NOS TEM DADO A SABER), certamente vamos saber como ajudar muitíssimas vidas a NUNCA MAIS serem roubadas por Satanás nas Sementes do Reino que lhe são semeadas ao CORAÇÃO.

Na parábola, Jesus afirma, que as sementes (as Palavras), foram lançadas no Coração... CHEGA DE ROUBO. Chega de ignorância, chega de muita informação e pouca mudança. CHEGA DE MUITO CONTEÚDO E POUCA PRÁTICA!

JESUS EU QUERO ENTENDER PARA VIVER!
NOS AJUDA SENHOR!

Os. 4:6  “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”

Is. 5:13  “Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.”


Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário