domingo, 18 de agosto de 2019

Série: PLANTIO & COLHEITA - Tema: 4 Tipos de Campos


TEMA: 4 Tipos de Campos

Mt. 13: 1 a 23 – “Naquele mesmo dia, saindo Jesus de casa, assentou-se à beira-mar; e grandes multidões se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se assentou; e toda a multidão estava  em pé na praia. E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por umQuem tem ouvidos [para ouvir], ouça

Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? Ao que respondeu: 


Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido. Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías:
Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.
Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque veem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram. 

Atendei vós, pois, à parábola do semeador. A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.”

No Evangelho de Marcos na explicação desta parábola a seus discípulos, Jesus faz uma pergunta que mais parece uma resposta ou uma chave muito preciosa: Mc. 4: 13 – “Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?”

Mateus que esteve com Jesus naquele dia, dá detalhes do ensino de Jesus e talvez como fez notadamente em seu evangelho, trás confirmações citando profecias que estavam ali se cumprindo nas palavras e nas atitudes de Jesus.

No texto de Mateus, mais uma vez parece que podemos ver as 4 dimensões expressas na Palavra de Deus de tantas formas:

4 Tipos de campos onde a Palavra pode ser semeada. 4 Tipos de pessoas, ou quatro tipos diferentes de formas que uma pessoa pode receber a Palavra de Deus.

Quem de nós não quer corresponder à Vontade de Deus? 
Todos nós que somos cristãos pensamos nisso, desejamos isso. Declaramos como uma verdade, porém, há uma diferença grande dos resultados que uns e outros “COLHEM” disso.

Aonde está o problema? Realmente o problema são as pessoas, que não se interessam pela Palavra de Deus, pessoas que não compreendem o que ouvem e por isso são roubadas, pessoas que pressionadas logo desistem, ou outras que se deixam levar pelo amor às coisas do mundo e desta vida.

Pensando na figura usada nestas 4 dimensões, quando celebramos Pêssach, que são os quatro filhos. O filho rebelde não tem jeito mesmo? Vamos entrega-lo ao Diabo então! Vamos gastar tempo apenas com o filho Maduro e deixar que o filho que não sabe ainda falar cresça para nos dedicarmos a ele e só responder o que o filho simples perguntar... Será que esta é a posição de um pai? 

Será que devemos continuar jogando sementes entre espinhos, entre pedras ou na beira do caminho? Será que entendemos esta parábola, para que possamos entender as demais?

Uma pergunta ótima a ser feita: Um SEMEADOR (Não é um pescador, um mecânico, um administrador, um advogado, um médico), um homem que vive do seu trabalho de cultivo de verdade lança sementes à beira do caminho, ou gasta sementes entre espinhos?

Compreender os problemas que ocorrem para que a Palavra de Deus não produza uma grande transformação na vida das pessoas, deve se transformar num grande desafio para todos nós.

Parece que temos desperdiçado Sementes, ou as temos guardado para semear apenas num solo fértil esperando uma colheita de 100 por um. 
Mas quando seu pai será este solo fértil? Quando seu marido será, ou seu filho, ou seu melhor amigo, ou sua mãe e irmãos? Quando?

Continuamos jogando Sementes para qualquer lado, ou vamos trabalhar todo tipo de terreno, para que possa produzir e de uma pequena Semente do Reino, possa se manifestar uma grande transformação com potencial de impactar milhares de outras vidas?

Parece que nos esquecemos das Palavras dos Salmista: Sl. 115: 16 – “Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.”

A Terra deu O SENHOR aos filhos dos homens! Precisamos ver quais são os campos, como estão, aonde há um solo preparado não vamos ser remissos, vamos Plantar, mas, aonde há espinhos ou pedras ou aonde há falta de conhecimento, vamos trabalhar para que toda a Terra que O ETERNO nos deu possa se transformada numa grande plantação.

Não tem solo ruim, tem solo mal trabalhado!

Não querendo falar por parábolas, mas, claramente...

Há entre nós irmãos, que estão dormindo o sono da morte, da letargia de Satanás; outros estão desistindo pelas lutas que vem enfrentando desde que mudaram de time e agora disseram que querem Jesus. Há ainda quem esteja curtindo uma vida MISERÁVEL achando que está na Revista “Caras”, e posa para as fotos, mas, sua vida, sua família, e principalmente sua Salvação está escorrendo por seus dedos...

Queremos ganhar os perdidos? Sim queremos!
Muitos destes perdidos são pessoas que amamos e os anos têm passado e parece impossível que estas pessoas sejam alcanças... Sim é o que parece.
Queremos dar a Deus a resposta da Semeadura que Ele fez em nossas vidas? Sim queremos que naquele dia, Deus nos chame de “servos bons e fiéis”, mas, para este tempo de PLANTIO & COLHEITA que Deus tem reservado para nós, seu povo, precisamos limpar o nosso terreno!

Jesus fala com as multidões, e só fazia isso por parábolas. Para elas, eram só estórias que eram contadas entre a última cura e a próxima multiplicação de pães. Parece que é uma única coisa que a multidão desejava eram os milagres de Jesus. Porém Jesus fala sobre a mesma parábola com os seus discípulos e lhes explica tudo...

É claro que havia na multidão pessoas prontas para serem colhidas e outros que não se interessavam por nada, mas, Jesus fala aos seus discípulos sobre estas coisas todas. 

Parece que o problema não está nos filhos mau educados e rebeldes. O problema está nos pais. 
O Problema não parece estar nos campos, mas, nos SEMEADORES.

Não poderemos dizer: Deus meu problema eram os espinhos, por isso eu não produzi; ou as pedras...

Nós que conhecemos a Palavra de Vida que nos foi dada por Jesus Cristo, precisamos humildemente como ocorreu com Pedro, João, André, Tiago, Tomé, que eram pescadores e que depois de uma noite inteira sem pegar nada, ouviram Jesus dar um comando: - “Lance as redes do outro lado do barco”... É tudo o que precisamos. Se Ele os enviou a ser pescadores de homens, vai nos ensinar a Cultivar famílias, vidas, santos, cidades, nações... É TEMPO DE PLANTIO & COLHEITA!

Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário