quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Série: Um Homem segundo o Coração de Deus - "DE VOLTA ÀS OVELHAS"


De volta às ovelhas

I Sam. 16: 14 a 19 -  “Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava. Então, os servos de Saul lhe disseram: Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta. Manda, pois, senhor nosso, que teus servos, que estão em tua presença, busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que, quando o espírito maligno, da parte do SENHOR, vier sobre ti, então, ele a dedilhará, e te acharás melhor. Disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que saiba tocar bem e trazei-mo. Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o SENHOR é com ele. Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelha.”

Quando tomamos contato com o mundo espiritual, quando temos contato com uma palavra profética, ou mesmo quando ouvimos algo de Deus que tem o poder de mudar as nossas vidas, é muito importante que lembremos que tudo o que Deus faz é de dentro para fora.

Por exemplo: Uma pessoa que entregou sua vida para Jesus e nasceu de novo, ela volta a morar na mesma casa que morava antes, ela vai viver com a mesma esposa, pai dos mesmos filhos ou filho dos mesmos pais. Terá os mesmos cursos superiores e diplomas que adquiriu em sua vida ou enfrentará as mesmas dificuldades por não ter se dedicado aos estudos.

David ele volta para as ovelhas de seu pai. Pense bem nesta história!

David volta pra sua vida cotidiana, talvez para os problemas que enfrentava no seu dia a dia.
Alguns estudiosos defendem a ideia de que David, não era um filho legítimo de seu pai, talvez filho de uma concubina ou até uma prostituta, visto que estava sempre longe de seus demais irmãos. E ainda, que pai, se esquece de um de seus filhos, como foi o caso de Samuel ter perguntado se ele não tinha nenhum outro.

Há um salmo em que David declara: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu a minha mãe” – Talvez este Salmo seja usado para defender esta ideia.

Depois da unção de David este volta aos seus afazeres, volta à cuidar das ovelhas de seu pai, e aparentemente isso aconteceu também com Saul, porém, alguns homens livremente se motivaram para acompanha-lo servindo-lhe de guarda pessoal, enquanto David volta sozinho e assim permanece mesmo depois de ter sido ungido Rei de Israel no lugar de Saul.

David nunca foi um desocupado. Estava no campo trabalhando enquanto todos os seus outros irmãos aparentemente estavam em casa sem fazer nada. David volta para as ovelhas, pois sabia dos perigos e riscos e sabia das necessidades que as ovelhas tinham e da dependência que possuíam do Pastor. Ele mesmo já tinha matado um leão e um urso, que tentaram arrancar uma de suas ovelhas de suas mãos.

David era extremamente zeloso pelo o que estava sob a sua responsabilidade. O rei Saul só se preocupava com o que as pessoas poderiam pensar a seu respeito.
Será que não foi este um dos pontos que Deus buscou para alguém que pudesse liderar o seu povo? A visão de Deus a nosso respeito é que somos ovelhas do seu Pastoreio. Imagine Deus olhando para o David colocar em risco a sua própria vida para salvar uma ovelha das garras de um leão e de um urso. Talvez Deus tenha pensado que precisava de um destes para cuidar das suas Ovelhas de Israel.

A visão de Samuel e de toda a nação era distorcida, pois viam as aparências, a oratória, os títulos, as roupas, os carros, as casas, coisas exteriores, enquanto o nosso Deus vê o coração das pessoas.

David tinha prazer no que fazia e demonstrava por suas palavras pelos salmos que compunha que ele aprendeu demais de Deus observando as coisas simples do seu dia a dia, como a dependência que as ovelhas têm acerca de seu pastor. Ao mesmo tempo que até o balido das ovelhas deve ser canção de ninar para os pastores.

Pedro você me ama? Apascenta as minhas ovelhas!
“ Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas?Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.”(João 21:17)
A prova de amor que Jesus requereu de Pedro o futuro apóstolo, era que ele amasse as ovelhas que eram de Jesus. Jesus é O Bom Pastor, ele deu a vida pelas ovelhas (que somos nós, todos os seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus) e Ele chama outros servos seus, para cuidarem das suas ovelhas. A ovelha é um animalzinho que não possui defesa. Não tem dentes, ou unhas, enxerga mal, e não consegue correr de predadores. Desde os primórdios da civilização, já percebemos que este animal é protegido (pastoreado) pelo homem, a exemplo de Abel.  A relação entre a ovelha e o pastor, é muito íntima, porque o pastor, dá proteção, direção, sentimento de segurança para a ovelha sentir-se tranqüila a fim de procriar, e fornecer leite, etc.
“ Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel.” (2 Samuel 7:8)
“ Vendo Davi ao Anjo que feria o povo, falou ao SENHOR e disse: Eu é que pequei, eu é que procedi perversamente; porém estas ovelhas que fizeram?Seja, pois, a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai.” (2 Samuel 24:17)
Primeiro Deus confirma que escolhe a Davi para que ele fosse Pastor do povo de Israel a quem Deus via como ovelhas e no segundo texto, temos a prova do coração de David para com as pessoas, que as via e ainda estava a entregar sua própria vida para preservá-las.
Em resumo podemos dizer então que Deus não chama desocupados. Qualquer coisa que fizer faça para Deus, são pessoas assim que Deus está buscando para colocar tais pessoas em posição de destaque em seu reino.
Seja excelente, faça para Deus, se importe com as pessoas mas, do que com os processos. Faça tudo para a Glória de Deus.
“ Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?  Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.  Verdadeiramente, vos digo que lhe confiará todos os seus bens.” (Lucas 12:42-44)
Primeiro encontra de David e Saul – Um rei segundo o coração de Deus diante de um rei segundo o coração dos homens
Características de David
Nos parece que ao mesmo tempo em que o Espírito de Deus deixa Saul, em ato contínuo Ele toma a David. Hoje vemos O Espírito de Deus sendo derramado sobre toda a carne, em proeminentes líderes cristãos e ao mesmo tempo em pessoas simples. Antes de Jesus Cristo não era assim. O Espírito do Senhor estava sobre Saul até o momento em que Ele desprezou a Deus e então também Deus o abandonou.
É lindo ver a frase das Escrituras de que o Espírito de Deus se “apossou” de David. Deus o pegou, o tomou para Si.
Naqueles dias Saul passou a ser um homem sombrio, atormentado por demônios, sofrendo de uma profunda depressão e vazio. O vazio em seu interior da Presença de Deus. Aquele vazio atraiu as trevas que passaram a atormentar a Saul. Certamente ele se sentia acusado e estava totalmente dominado por toda aquele mal. Ele continuava apenas se importando com o que as pessoas pensavam dele e jamais com a Presença de Deus.
Talvez buscando alguma “terapia”, alguma forma de suavizar o sofrimento do rei, alguns de seus servos imaginam que alguém tocando uma boa música poderia acalmá-lo em momentos em que parecia estar possuído por espíritos malignos. É interessante notar que os seus servos percebem que aquilo não era normal, era algo espiritual, fruto de Deus ter-lhe abandonado.
Quem chamar então para esta função? Alguém que tocasse uma “Knor”, um instrumento de cordas semelhante ao que conhecemos com Lira, chamado por muitos de “harpa”, um instrumento melodioso que pudesse produzir um bem estar ao atormentado rei.
Um dos servos do rei conhecia a David, e o ungido rei de Israel, esquecido por muitos foi lembrado e as portas foram se abrindo para o propósito para o qual Deus o havia escolhido.
Como é esse moço? Como se chama mesmo? David? Quer dizer amado não é? Talvez fossem perguntas de Saul. -“É cada um que me aparece!”, talvez ele tenha dito, mas, como este rapaz é? 
A descrição de David, feita por um dos servos de Saul é uma aula de como devemos ser conhecidos:
“ Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o betlemita, que sabe tocaré forte e valente, homem de guerrasisudo em palavrasde boa aparênciae o SENHOR é com ele.” (1 Samuel 16:18)
Por termos repetido até agora que Deus não vê aparência e sim coração, uma má impressão pode ter surgido, que Deus é contra os bonitinhos e bem arrumados... Muito pelo contrário! A descrição de Samuel e agora deste servo de Saul enfatiza características de boa aparência  e talvez desmistifica a “teologia” que Deus não gosta de gente bonita e bem arrumada ou ama apenas os esquisitos. Não Deus não vê aparência e sim coração. Todos podem ser usados e são amados por Deus.
Belos olhos, boa aparência. Veja como ainda não aprendemos! Não dizem por aí beleza não combina com inteligência? De novo! Deus não vê aparência e sim o coração. Precisamos pautar nossa conduta, pela direção de Deus no nosso espírito e não pelo nossa mente (razão, alma), que é doente e corrupta e precisa da transformação pela Palavra de Deus.
Agora porém vemos cinco características de David, que realmente impressionam:
1º Sabe tocar:David é um adorador de Deus, tinha talento para tocar instrumentos, mas, além disso TOCA BEM, não se conforma em deixar de desenvolver o dom que O Senhor lhe deu, e procura fazer tudo em sua vida com determinação e excelência. David, prima pela excelência, e aí vai um desafio? Quais são os talentos que Deus te deu? Você canta? E canta bem? Toca? Mas, toca bem? Prega? Mas, Prega bem? Lê, mas, lê bem? Serve? Mas, serve bem? Se nós enterrarmos os talentos que Deus nos deu, seremos duramente cobrados, porém se o multiplicarmos seremos maravilhosamente recompensados!  David, não era apenas um adorador, era um adorador com excelência (GRAVE ESTA PALAVRA!)
2º é forte, valente e homem de guerra:David, não fugia de qualquer situação, não! Ele enfrentou um leão e um urso para defender as ovelhas de seu pai, enfrentou o gigante Golias, venceu inúmeras batalhas, porém a força de David, não estava nos seus braços, ou na sua esperteza, porque se não jamais ele teria enfrentado tais inimigos, mas, a confiança de David, estava no seu Deus, que chamava-se ADONAI TZEVAOT (O Senhor dos Exércitos). Lá no antigo testamento, David, já entendia que as armas da nossa milícia não são carnais, mas, poderosas em Deus! Com Deus ele derruba qualquer adversário!
 “ Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.” (2 Coríntios 10:17)
3º Sisudo em palavras:(Em outras palavras) Curto e Grosso!
David parecia ser objetivo diante das circunstâncias que enfrentava do seu dia a dia. Não vangloriava-se dele mesmo e de suas características positivas, nem tampouco perdia tempo falando da superioridade de seus adversários. É para passar por cima? Vamos fazer! É para edificar? Está bem, vamos lá! 
4º A boa aparência de David: isso já foi comentado, porém é importante salientar que é a única característica que se repete nas duas descrições, e isso acaba com a “teologia”, que Saul caiu, porque era só bonito e de boa aparência, mas que não tinha a Presença de Deus em sua vida. Pelo contrário, ele foi rejeitado por não dar ouvidos para Deus, e por não vigiar na motivação de seu coração.
5º Por fim a característica mais importante de David: Deus era com ele! Relacionada entre aparência física, habilidade para tocar, valentia e firmeza de caráter, ter Deus consigo, era uma característica de David. Qualquer um que se aproximava dele percebia. É um homem de Deus! O Espírito de Deus é sobre ele. Havia uma intimidade de David com Deus, que Deus passou a ser tão presente em sua vida como o sorriso, a cor dos olhos e cabelos. Deus era com Ele!
Quer aprender a Reinar com David? Que Deus seja contigo, como foi com Ele! Como? Seja um com Deus, assim como aquele rapaz foi. Faminto por Deus, David diz que acordava as manhãs buscando a Deus, e esperava o entardecer para meditar nas suas palavras. Busque a Deus, que ele se fará achado de ti. Haverá um dia em que algo vai acontecer e A Glória de Deus virá sobre ti!
Você recebeu uma palavra profética, foi ungido, separado ao ministério? E depois daquele domingo maravilhoso se viu de novo naquele Metro lotado, diante daquele cliente difícil ou de uma pilha de pratos para lavar, lidando com um parente doente, totalmente dependente de você. Viva para Deus, sirva para Deus, cuide para Deus, seja de Deus, pois Ele que te vê em secreto te recompensará. Oportunidades vão surgir para que se cumpra tudo o que Ele prometeu para você.
“ Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel:..., porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.” (1 Samuel 2:30)
Quem é você?
Quem é você quando ninguém está olhando? Quais de fato são as tuas características? Você é mais conhecido por teus estudos, por tuas habilidades, por tuas aptidões físicas, por sua beleza, força, inteligência, disposição, como as pessoas te descrevem? Você acha que as pessoas poderiam dizer de você: “Deus é com ela(e)!” Se não, talvez não seja a hora de reescrever o seu “curriculum”?
E como você vê as pessoas, como adversários, você só se importa com quem pode te beneficiar, com quem te dá “algum resultado”, ou você só se preocupa mesmo com sua família e pessoas muito íntimas e “cada um com seus problemas”? Você ama mesmo a Jesus (Paulo, Renato, Diogo, Neide, Kátia, Mari, Vanessa, ...(ponha aqui o seu nome)? Pastoreie as Suas ovelhas!
Quero encerrar com as palavras do Salmo 23, o Salmo que David compôs talvez em momentos difíceis que enfrentou em sua vida, talvez se lembrando dos dias que pastoreando as ovelhas de seu pai aprendeu, que ele dependia de Deus assim como cada uma daquelas ovelhinhas dependia dele.

Salmo 23: “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”

Paulo de Tarso, apóstolo

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário