quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Série: Um homem segundo o Coração de Deus - ACHEI!



Achei!

At. 13:22 -  “Achei David, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.”

A primeira coisa que pensamos sobre Deus ter dito a respeito de David, que o havia ACHADO, é que Deus o estava procurando. Deus estava procurando um rei, ou Deus estava mesmo procurando um David?

Claro que sabemos que Deus é onisciente e que anuncia o fim desde o início e conhece todos os nossos dias e sabe que caminho cada um de nós seguirá, porém, nós não!

Parece então que Deus, como disse Jesus à mulher Samaritana está a procurar os “verdadeiros adoradores”. A pergunta se repete: Ele está procurando um adorador ou Ele está procurando a mim e a você?

Nas parábolas que Jesus conta sobre a “Ovelha perdida”, a “Dracma perdida” e depois “o filho pródigo”, Jesus estava sendo criticado pelos religiosos por receber e falar com pecadores e pessoas mal vistas pela sociedade. Jesus parece ligar uma parábola à outra pois quanto criticado – “ENTÃO” ele começa falar sobre a “Ovelha perdida”; Jesus compara a “Dracma perdida” à parábola anterior dizendo: “Ou qual é a mulher”, e quando vai falar sobre o “Filho pródigo” diz o Evangelho de Lucas: “Continuou”, ou seja... sobre o mesmo assunto, sobre este mesmo tema contou esta outra parábola.

Sob a parábola da Ovelha perdida Mateus ainda acrescenta a frase de Jesus: “O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido.” (Mt. 18:11)

Deus nos criou a todos para a Sua Glória e não desiste de buscar “o que se havia perdido”- “verdadeiros adoradores”, “homens segundo o seu coração”...

Antes de David, precisamos entender um pouco sobre Saul, o primeiro rei de Israel. 

Para que Deus levantou um outro, se Ele já tinha escolhido a Saul? Será que Deus errou?

(Para compreender bem esta história é muito importante haver um esforço para ler a Palavra de Deus nos capítulos 8 a 15 de I Samuel), quando compreenderemos toda a história do Rei Saul. Como Deus deu ao povo um rei segundo o desejo do coração das pessoas. Alguém que tivesse o perfil exato que todos idealizavam.

O profeta Samuel já avançado em dias, infelizmente não tinha sido um bom pai e seus filhos agiam mal diante de Deus, coisa que levou os anciãos de Israel a buscarem Samuel para que este consultasse a Deus, para a nação de Israel pudesse ter um rei, que os governasse como todas as outras nações.

A questão é que Israel não é como qualquer outra nação da Terra, e embora Samuel tivesse se indignado, Deus lhe disse que não é ele quem estava sendo rejeitado, mas, Deus.
É como seu o método de Deus, o que Deus estabeleceu colocando os Sacerdotes e Juízes sobre o seu povo não fosse suficiente para que a nação se sentisse bem. Eles buscaram uma solução humana, algo bom aos olhos deles, uma solução inteligente, um método que parecia ser bom a todo mundo, que funcionava tão bem em outros lugares... Porque não tentar algo assim tão moderno como ter um rei? Agiram segundo a carne...

Os problemas que enfrentavam era porque desde a morte de Josué e dos anciãos da conquista da Terra Prometida, o povo de Israel inúmeras vezes caiu em prostituição cultual com os deuses que serviam os povos da Terra, que O Senhor havia ordenado que fossem exterminados.

Em muitas épocas o povo clamava a Deus por suas calamidades e Deus levantava Juízes que lhes traziam livramentos, porém, o povo voltava a pecar e os problemas cada vez eram piores... O Livro de juízes termina dizendo que “naqueles dias não havia ainda rei em Israel e cada um fazia o que bem lhe parecia”. 

Este foi o problema, eles colocaram sobre a vida de uma pessoa a responsabilidade de organizar e direcionar o que todos deveriam fazer, porque desprezaram a Voz de Deus e encontrar-se com Deus lá no Monte Sinai. Mesmo assim, Deus lhes dando a Sua Palavra, A Torah, o povo de Israel não fez segundo o que Deus lhes designou... Um rei conseguiria fazer isso?

Tomara que sim! Tomara que quem elegemos para ser o interlocutor entre Deus e nós seja realmente de Deus, porque se não for... ESTAMOS PERDIDOS!

Deus quer falar a cada um de nós, através de Seu Espírito. Deus nos tem dado a Sua Palavra para cada um de nós saber como devemos andar... Mas, se queremos um rei... Ele nos dá um Saul!

O Rei Saul :
“ Havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, benjamita, homem de bens (na E.C. forte e corajoso). Tinha ele um filho cujo nome era Saul, moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo.  Extraviaram-se as jumentas de Quis, pai de Saul. Disse Quis a Saul, seu filho: Toma agora contigo um dos moços, dispõe-te e vai procurar as jumentas.  Então, atravessando a região montanhosa de Efraim e a terra de Salisa, não as acharam; depois, passaram à terra de Saalim; porém elas não estavam ali; passaram ainda à terra de Benjamim; todavia, não as acharam.  Vindo eles, então, à terra de Zufe, Saul disse para o seu moço, com quem ele ia: Vem, e voltemos; não suceda que meu pai deixe de preocupar-se com as jumentas e se aflija por causa de nós.” (1 Samuel 9:1-5 RA)
Veja as qualidades que são enumeradas a respeito de Saul, no primeiro momento em que ele é descrito na Bíblia:
1º Rico, Forte e Corajoso
2º Bonito, mais do que todos os outros. Alto, acima de todos os outros;
3º Obediente ao seu pai (Seu pai o manda ir procurar as jumentas e ele imediatamente vai);
4º Preocupado com seu pai (Não queria que seu pai se afligisse preocupado com ele).
Resumindo: Um homem de ótima aparência, caráter e submisso ao seu pai (autoridade sobre sua vida). Não nos parece uma tremenda escolha de Deus?
Em outros textos vemos que Saul também era: Humilde, buscava a direção de Deus através dos profetas; desejou honrar o profeta de Deus, não para comprá-lo, mas, por entender que “a quem honra, honra!”; Deus fala com o profeta sobre ele e não deixa dúvidas que era a pessoa que Deus estava dando para o seu povo como rei. Saul demonstrou ser um homem de fé, confiando nas palavras proféticas, mesmo assim realça sua humildade lembrando de sua pequena família, membro da pequena tribo de Benjamim de Israel.
“ Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura, o SENHOR por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel?” (1 Samuel 10:1)
“ Sucedeu, pois, que, virando-se ele para despedir-se de Samuel, Deus lhe mudou o coração; e todos esses sinais se deram naquele mesmo dia.  Chegando eles a Gibeá, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; o Espírito de Deus se apossou de Saul, e ele profetizou no meio deles.” (1 Samuel 10:9-10 RA)
E agora então? Saul, Ungido de Deus, cheio do Espírito Santo e profetizando... Que rei hein?!
Vamos ser sinceros: Bonito, forte e corajoso, alto com porte atlético, humilde, obediente ao pai, submisso às autoridades espirituais, ungido e cheio do Espírito Santo. Você não gostaria de um homem destes como presidente da República, ou Diretor da tua empresa, ou Pastor da tua Igreja?
Por incrível que possa parecer tem mais...
Saul a partir daí não se demonstrou soberbo, até se esconde bem na hora que seria reconhecido diante de todos como rei. Saul não reivindica um exército, palácio, cavalos ou coisas assim, mas, simplesmente foi para a sua casa, uma família pequena, de uma das menores tribos de Israel.
Espontaneamente alguns guerreiros o seguiram, motivados por Deus formaram a guarda pessoal de Saul. Quando alguns homens malignos zombaram do novo rei, ele se fez de surdo, não se importando com o que pensavam dele. 
Quando tem notícias do terrível sofrimento e ameaças do seu povo ele demonstra coragem e liderança e simplesmente despedaça o exército dos Amonitas que vieram para humilhar os homens de Jabes-Gileade. Depois desta vitória o povo queria matar os que se levantaram contra Saul, mas, o rei de Israel demonstrou-se benevolente e perdoou a todos, sendo confirmado como rei de Israel.
Aonde foi que Saul errou?
Não foi Saul apenas quem errou. O povo de Israel errou primeiro e o fruto do seu erro foi Saul.
Saul talvez tenha acreditado nas palavras de todos, tenha se olhado no espelho em algum momento e tenha dito: “É verdade, como eu sou lindo, que forte, que humilde que sou,... xiiiii... Isso acabou muito mal!
Porque o povo (em votação indireta), quis a DEMOCRACIA (O governo do povo, pelo povo e para o povo), rejeitaram a Deus, e o seu governante era igualzinho ao povo... Saul, passou a se importar com o que o povo pensava, com as reações que tinham diante de batalhas e grande inimigos; Saul passou a falar coisas que pareciam espirituais, mas, não tinham a menor direção de Deus a ponto de amaldiçoar à morte quem não jejuasse (mesmo no meio a uma batalha), até a noite, sem saber que seu próprio filho sem saber cairia debaixo daquela maldição.
Saul, toma “atitudes espirituais”, para que o povo veja que ele é de Deus, porém não se importa com DEUS... ISSO É TOTAL E MERA RELIGIÃO VAZIA E DESPROVIDA DE DEUS...
Saul então, logo de cara é desprezado por Deus... 
O rei que o povo pediu e recebeu, demonstrou-se não se importar com Deus e simplesmente foi rejeitado pelo ETERNO.
Continuou rei, continuou com a coroa, continuou a ser honrado pelas pessoas, tornou-se cada vez mais rico, mas, as lutas contra os seus inimigos eram cada vez piores até a gota d’água...
Deus ordena que os Amalequitas que agiram covardemente matando os velhos, mulheres grávidas e crianças durante a peregrinação no deserto, fossem eliminados todos, bem como seus rebanhos e tudo o que lhes dissesse respeito...
Saul poupa a vida do rei de Amaleque (Hagague – cujo descendente Haman quis exterminar o povo judeu nos dias da rainha Ester), e permite que o povo tome como despojos o melhor do gado dos amalequitas, mesmo Deus tendo ordenado que tudo fosse destruído.
Saul não se importava com Deus, porque tinha sido levantado pelo desejo das pessoas. Ele se importava com o que as pessoas pensavam, com o que elas pensavam dele. Ele não queria desagradá-las. Uma pessoa totalmente carnal. Um líder segundo o coração e o desejo das pessoas.
“Resposta de Samuel a Saul, um dos textos mais conhecidos da Bíblia: “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.  Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”  (I Sam. 15: 22 e 23)
Por incrível que pareça, Saul continua não se importando com a Palavra de Deus, como se acreditasse que ele se fez rei por acaso, como se tivesse a sorte de ter sido ungido rei, sendo ele tão forte e bonito, e capaz, talvez a rejeição de Deus (pela boca do Profeta Samuel), não fosse algo tão verdadeiro assim... Será que estas coisas ocorrem mesmo? Será que não é fruto da minha cabeça ou do acaso, crer em Deus, nestas coisas espirituais e religiosas? Será?”
Saul passa a chamar Deus, de Deus de Samuel. Não é mais o “nosso Deus” é o teu Deus. Saul chega ao ridículo de pedir que Samuel não o deixe para que ele não fique numa posição vergonhosa diante dos anciãos de Israel e pede que Samuel saia com ele para honrá-lo... Samuel, ante a mediocridade daquele líder caído, lhe dá mais alguns segundos de fama, diante da ruína que se transformara a sua vida, simplesmente porque Ele se via como o rei daquele povo e não como o ungido de Deus.
AH! SAMUEL ESTRALHOU A HAGAGUE, mostrando a Saul e ao povo de Israel, com que gana e firmeza se cumpre a Palavra do NOSSO DEUS. Nunca mais Saul viu a Samuel em toda a sua pobre vida.
“ Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava.” (1 Samuel 16:14)
DAVID – AMADO.
A palavra DAVID é escita com as mesmas letras da palavra DOD em hebraico (דוד – דוד– exatamente igual). A Palavra DOD quer dizer amado, palavra usada para “Tio – irmão de nosso pai ou mãe)...
Os nomes são a maneira pela qual somos chamados. David foi chamado por Deus, porque ele foi, era: AMADO!
Deus tem misericórdia de quem Ele quer ter misericórdia. Ele é DEUS!!!!

“Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o betlemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei. Disse Samuel: Como irei eu? Pois Saul o saberá e me matará. Então, disse o SENHOR: Toma contigo um novilho e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR. Convidarás Jessé para o sacrifício; eu te mostrarei o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem Eu te designar. Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR e veio a Betlehem. Saíram-lhe ao encontro os anciãos da cidade, tremendo, e perguntaram: É de paz a tua vinda? Respondeu ele: É de paz; vim sacrificar ao SENHOR. Santificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. Santificou ele a Jessé e os seus filhos e os convidou para o sacrifício. Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. Então, chamou Jessé a Abinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este escolheu o SENHOR. Então, Jessé fez passar a Samá, porém Samuel disse: Tampouco a este escolheu o SENHOR. Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes. Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá. (I Sam. 16: 1 a 13)
Algumas lições importantes...
1º Para sermos obedientes ao Senhor devemos prestar atenção em tudo o que ele nos ordena fazer, e não apenas naquilo que nos parece bom ou nos interessa;
2º Toda a Glória é para Deus, não podemos querer ficar com um pouquinho que seja da Glória. Não importa muito como começamos e sim como terminamos, portanto devemos vigiar a motivação do nosso coração, quando somos desconhecidos, quando começamos a ser conhecidos e principalmente, quando Deus nos levanta, para que toda a Glória pertença exclusivamente ao Senhor;
3º Deus não vê aparência e sim o nosso coração, ou seja a nossa real MOTIVAÇÃO;
4º Devemos reconhecer quando erramos e somos confrontados, e jamais devemos colocar a nossa culpa sobre os outros;
5º Muito sacrifício X pouca obediência: Muito trabalho, muita coisa para fazer, agenda cheia, muitos compromissos, muitas pessoas dependendo da gente X O que realmente Deus nos pediu para fazer? Muito arrependimento; muito Jesus e pouco eu.
6º Cuidado com o arrependimento falso, só para acabar com a discussão; Cuidado com o pedido de perdão para as pessoas te aprovarem ou pior, para pararem de te confrontar e arrependa-se de verdade diante de Deus;
7º O Final de quem se desvia de Deus é triste
 Se não queremos que ao invés de admiração as pessoas tenham pena de nós, e muito pior, que O Espírito de Deus nos abandone e sejamos escravos de demônios, e enlaçados para uma morte eterna, já que alcançamos a graça de Deus, é melhor honrarmos a Deus em todos os seus desígnios; 
8º Há três tipos de pessoas: O que nunca aprende, o que aprende errando, e o que aprende identificando os erros dos outros e cuida de não repeti-los. 
Deus achou a David, ou o escolheu?

Se Deus está procurando por você, como está o teu coração para com Ele, já que entendeu que na verdade Ele nos escolheu e num destes dias nos achará?
Como você hoje, sabendo de toda a verdade bíblica começa a se posicionar para com a Vontade de Deus e com a responsabilidade que Deus tem para a tua vida e que um dia talvez seja sobre cententas de pessoas, sobre quem sabe uma nação inteira... Comece cuidando bem de seus pais, de seus irmãos, de seus amigos, de seus colegas de ministérios, de pessoas em situação de pobreza, de alguma necessidade física, cuide de pessoas oprimidas e manifeste misericórdia pelos discriminados, pelos esquecidos, pelos que são difíceis de abraçar...
Lembre-se David, cuidava das ovelhas de seu pai, quando Deus o achou!


Paulo de Tarso, apóstolo

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário