quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Série: "Cristo em nós" - ASSIM NA TERRA COMO NOS CÉUS


ASSIM NA TERRA COMO NOS CÉUS

Ef. 4: 17 a 29 – “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”

Ef. 5: 22 a 6: 9 – “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.
Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.
Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas.”



O RESUMO DO QUE PAULO ESCREVE AO EFÉSIOS

- Nos apresenta quem é O Pai, a Obra de Jesus Cristo e do Espírito Santo...
- Ora por nós... Para que os olhos do nosso entendimento sejam abertos.
- Nos fala sobre a Nossa atual posição em Cristo Jesus e da Graça de Deus que nos constituiu para vivermos esta realidade.
- Nos explica o mistério que outrora esteve oculto no Coração de Deus em fazer judeus e não judeus, um só povo. Usar da Salvação pela Graça, mediante a Fé, o Único caminho para nos justificar a todos...
- Ora por nós, novamente.... para que possamos conhecer pessoalmente as INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO... Coisa que ele não tenta explicar o que é, por estar acima da sua capacidade humana, poder descrever, para que cada um de nós não nos prendamos nos seus relatos, mas, nas experiências pessoais que venhamos ter em Deus, nosso Senhor.
- Nos incita à Unidade, por sermos um só Corpo e fala dos Dons (dos Ministérios) que JESUS deu à Sua igreja, para que possamos edificar uma família para Deus, ajudar a cada santo ocupar o espaço para o qual Deus o designou, bem como para levar a Igreja à Maturidade, à Estatura do Varão Perfeito...
- Ele então passa a nos desafiar a andar, a viver, a aplicar em nossa vida cotidiana as experiências adquiridas em Deus.

·      Assim na Terra como nos Céus

o  A pureza pessoal,

o  A conduta dos REVESTIDOS DE CRISTO

o  O Convívio social

o  Os frutos do nosso homem-interior

o  Esposas e maridos;

o  pais e filhos;

o  servos e senhores (patrões e empregados);...

Perseverai pois isso é uma guerra!!!!
Para viver assim é necessário uma ARMADURA...

Ef. 6: 10 a 20 – “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.”

1.  A VERDADE
2.  A JUSTIÇA
3.  O EVANGELHO DA PAZ
4. 
5.  A SALVAÇÃO
6.  A PALAVRA DE DEUS
7.  ORAÇÃO - (CLAMOR (SÚPLICAS) – ORAÇÃO NO ESPÍRITOINTERCESSÃO (PELOS SANTOS E POR MIM).



Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário