quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Série: "Cristo em nós" - SANTIFICAÇÃO



SANTIFICAÇÃO

Romanos 6: 15 a 23 – “E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

LIBERTOS DO PECADO

A Justificação que nos deu Jesus Cristo, na Cruz do Calvário, tomando na morte o nosso lugar, quebrou o poder do Pecado, que nos escravizava, pois olhando para trás só víamos pecados em nossas vidas, de nossos pais e antepassados. Não que nos importássemos com isso, mas, isso ainda que invisível aos olhos de quem está no Pecado, nos levava para Morte, cada vez nos degenerando mais com todo tipo de abominação, depravação moral e falta de amor, mas, quando conhecemos a Jesus Cristo, coisas que não tinham sentido para nós passaram a ser reais, e a Maior delas, é que nos envergonhamos de muitíssimas coisas que fizemos no passado, mas, a Principal delas é como vivemos tanto tempo sem se importar com a Vontade de Deus.  Como pudemos?

Pois em Jesus Cristo, nosso Senhor, fomos libertos DO PECADO, DA OFENSA, DA REBELDIA, assumindo em nosso coração através do Espírito Santo, a Vida de Cristo. Ele morando em nós, nos conduzindo a uma vida totalmente diferente, onde O Pecado não opera mais em nós, isto é, não tem mais domínio sobre nós, porque fomos vivificados no Espirito, para vivermos como dependentes de Deus. Nos fizemos nós mesmos escravos de Cristo, depois de experimentar tamanho amor, a ponto de não querermos mais ceder às paixões e pecados, porque amamos a Deus. E não só porque O Amamos, como se isso dependesse de nós, mas, porque O AMOR passou a habitar em nós, através do Espírito de Cristo. Porque antes éramos inimigos de Deus, mas, agora, pelo ESPÍRITO SANTO, O Chamamos de ABA.

Se a Justificação nos livrou da Condenação do Pecado, a SANTIFICAÇÃO nos livra do Poder do Pecado. Esta influência maligna que quer nos levar a viver escravizados em práticas que vão nos destruir, que vão ferir pessoas, destruir relacionamentos, e confrontar A VERDADE de que fomos Salvos, Libertos e Sarados, por meio de Jesus Cristo.

Uma grande batalha se trava em nossa própria mente, porque sentimos o cheiro bom da tentação, mas, experimentamos todas as vezes o sabor amargo do pecado que fica em nós, quando pecamos contra O SENHOR, em pecados que praticamos contra as pessoas, contra nós mesmos e contra o próprio Deus. Porque somos selados por Deus por seu Espírito Santo, e quando nos vemos cair numa tentação, nos sentimos de toda fracassados, e O Espírito que nos convence do Pecado, da Justiça e do Juízo, que lutou para que não caíssemos, agora vai falar no mais interior de nós que DE FATO PECAMOS, mas, que Jesus Cristo tomou o nosso lugar na Cruz e no Inferno, e por isso temos redenção e condições de tomar a Vida de Cristo em todos os seus aspectos sobre nós.

FOMOS TRANSFORMADOS EM SERVOS DE DEUS

Isso é muito glorioso. Houve uma METAMORFOSE. Éramos Pecadores, afastados de Deus e sem Salvação neste mundo e agora FOMOS FEITOS FILHOS DE DEUS. O que um servo faz? Obedece a seu SENHOR!

Talvez muitos já tenham ouvido dos sofrimentos dos escravos que eram obrigados a trabalharem em serviços pesados e desumanos, e se não o fizessem eram punidos até com a morte. Muitos resistiam a esta escravidão, mas, eram dobrados pelos açoites, e todo tipo de opressão.

Quando nos deparamos com Cristo, que nos livrou da escravidão do pecado, nos fazemos servos Dele, mas, tratamos desta escravidão, Por Amor, de uma forma bastante equivocada.

Quantas vezes nos esforçamos, buscamos métodos, aconselhamentos, marcamos data para vencer algo; e traçamos muitas estratégias, para nunca mais pecarmos em tal área. E o que acontece quando pecamos?

Nos sentimos afastados de Deus, nos sentimos acusados e com mais intensidade ainda vamos nos esforçar para vencer aquela prática pecaminosa. Acreditamos que por nossa disposição mental, pelo nosso positivismo, vamos vencer porque decidimos agora ser crentes, todo o mal que quiser nos fazer cair... vamos resistir, e o resultado disso? Queda e frustração.

TRANSFORMADOS em servos de Cristo, há em nós uma nova natureza; uma nova criação, uma nova possibilidade, uma nova capacidade...

Isso está em Cristo, e Ele está em nós. Quanto mais espaço para Ele, quanto mais entrega e gratidão, O SOBRENATURAL que foi feito em nós há de manifestar em nossos corpos mortais a SANTIDADE DE CRISTO.

I Cor. 6: 9 a 11 – “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

TENDES O VOSSO FRUTO

Por Jesus Cristo, O Espírito de Deus habita em nós, e O FRUTO DO ESPÍRITO, há de nos mudar a forma de viver. Antes vivíamos presos no Pecado, que nos escravizava, e a cada proibição e a cada não, a força do Pecado que habita os nossos corpos mortais, mais nos dominava a romper os limites e a manifestar a morte em nós. Mas, através do Espírito Santo, o nosso espírito que quer a Deus e a Sua Justiça, vai nos impulsionar a vencer esta inclinação, porque é Deus quem está operando em nós,  não o nosso braço, ou a nossa determinação, como que dizendo: “De que agora vou fazer o certo”. A Força para isso, não está em nós, como vindo de nós ou da nossa carne, mas, Nele, que agora habita em nós, e há de nos fazer caminhar em SANTIDADE, se de fato, nos entregarmos totalmente a Ele.

Quando um computador avisa que a bateria está acabando, você precisa conectá-lo à uma fonte de energia. Se demorar muito para fazê-lo, invariavelmente ele vai desligar e talvez você perca todo o trabalho que estava realizando. Se pelo contrário ao menos sinal de que nossa bateria está chegando num nível de alerta, nós imediatamente nos conectarmos em Deus, e entendermos que dependemos totalmente Dele. De fato temos experiências marcantes, somos fortalecidos por seu Poder, mas, desconectados da Fonte, vamos nos esvaziando até quase apagar... Estar ligados Nele, teremos forças para viver e vencer...

O Fim da Santificação é a Vida Eterna. Vida que já está em nós, e a cada dia vai se manifestando. Cada dia mais, Cristo vai sendo gerado em nossas vidas... A VIDA ETERNA é um Presente que Deus pela Graça nos deu em Jesus. Seremos Glorificados e nunca mais O Pecado que já foi condenado em Jesus Cristo, que não exerce mais Poder em nós em Jesus Cristo, será pra sempre Eliminado e afastado de nós por Jesus Cristo, nosso Senhor. A Ele a Glória Eternamente! Amém.


Ministério Pastoral,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário