quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Série: "Cristo em nós" - A COMUNHÃO COM DEUS ATRAVÉS DA PALAVRA




A COMUNHÃO COM DEUS ATRAVÉS DA PALAVRA

Jo. 1: 1 A 14 – “No princípio era o Verbo (Logos – A Palavra), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem. O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”

O Evangelho de João inicia-se mostrando que a Palavra de Deus, revelada a nós pela Bíblia Sagrada, toda ela fala de uma só pessoa, na verdade é a manifestação de uma pessoa, que é Jesus Cristo. A palavra usada por João para escrever isso, foi a Palavra “Logos”, que pode ser interpretada pela Palavra de uma forma Global, abrangente, como se alguém mostrasse uma Bíblia e dissesse: Este é O “Logos”, a Bíblia manifestou-se neste mundo como uma pessoa: Jesus Cristo.

Quando Deus diz: Haja Luz (A Palavra proferida), houve luz! O Pai, falou; Jesus é A Palavra de Deus, e O Espírito Santo, que pairava sobre a Face do Abismo, fez com que as trevas fossem subjugadas.

João termina a apresentação do seu Evangelho dizendo que A Palavra (O Logos), se fez carne e habitou entre nós. Em outras palavras: “A Palavra de Deus” encarnou-se no ventre de Maria, através da Semente do Espírito, gerando Jesus. Há uma Palavra também usada para e traduzida como uma expressão para a Bíblia, ou para a Palavra de Deus que é a Palavra Rhema. Uma Palavra Rhema, para a nossa vida, se manifesta, quando lemos a Bíblia e determinado texto das Escrituras, torna-se uma resposta para nós, uma explicação para uma dúvida, uma cura pela compreensão de algo, ou seja, quando A Palavra de Deus ganha sentido para nós, da Palavra de Deus (O Logos – O Todo), manifesta-se como Um Rhema, (Uma Palavra Revelada), uma Palavra específica de Deus para nós. A palavra tornar-se carne para nós também, quando através da Bíblia Sagrada, Deus comunica-se conosco, e revela a nós O seu coração. A Palavra de Deus por condução do Espírito Santo, foi escrita através de homens de muitas gerações. A Bíblia, As Escrituras, são o “Grafo” de Deus, a Palavra escrita e ajuntada num só volume como a temos hoje, como um código celestial de tal forma perfeitamente organizada pelo Todo Poderoso, que todos os livros juntos compõe a Linda História de Amor, que Deus planejou para nos resgatar.

II Tim. 3:16 – “Toda a Escritura(Grafo) é inspirada por Deus”

Leia, ore por isso! Etenda você vai conhecer a Deus, saber o que lhe agrada, o que ele não gosta, mas, principalemtne o quanto Ele te Ama.

Sugiro: Estamos numa época tão importante, vamos todos  para as  Escrituras? Inicie pelo Evangelho de Marcos; Ou leia os quatro Evangelhos ou inicie em Gênesis se você quiser! Leia tudo sobre um personagem, o que você quiser, mas, leia!

Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Série: "Cristo em nós" - ARREPENDIMENTO


ARREPENDIMENTO

At. 2: 36 a 38 – “Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”

Logo depois que O Espírito Santo veio sobre aqueles quase 120 homens e mulheres, na manhã de Pentecostes, Pedro, cheio do Espírito Santo, é usado por Deus de uma maneira maravilhosa. Em sua pregação para milhares de pessoas que estavam sem entender o que estava acontecendo, e como, pessoas simples, muitos galileus, estavam falando em diversos idiomas conhecidos das Maravilhas de Deus...

Pedro declara com todas as letras, que os Sacerdotes, os escribas, os religiosos, todo o povo de Israel, juntamente com Pilatos, e com os soldados romanos (ou seja: todos), todos mataram a Jesus. Neste grupo estão contemplados todas as classes de judeus e também os não judeus. Todos participaram da Crucificação de Jesus e de seu sofrimento, porque aquele grupo de pessoas que estavam em Jerusalém naqueles dias é uma figura de cada um de nós.

Cada um entende que injustamente entregaram Jesus à morte, eles que estavam presos por tantos pecados, condenaram O Justo Jesus,  e então uma TRISTEZA PROFUNDA bate no coração de cada uma daquelas pessoas... “COMPUNGIU-SE-LHES O CORAÇÃO”, sem esta TRISTEZA PROFUNDA não pode haver ARREPENDIMENTO. Esta Tristeza é Uma obra do Espírito Santo, no coração de cada pessoa que permite o agir de Deus. Mas, então o que é arrependimento?

A palavra para arrependimento em hebraico é TESHUVA que fala em voltar atrás, voltar às origens, voltar à situação anterior à ofensa ou ao pecado cometido. Em grego a palavra é METANÓIA, que fala de uma mudança de mente e de comportamento. É o sentimento de que as suas ações causaram um mal tão grande a alguém, que o arrependido, decide nunca mais praticar aquela mesma ação que provocou tamanho mal.

Em nossas Biblias em Português, há uma certa confusão, porque a Palavra ARREPENDIMENTO é usada para expressar duas coisas diferentes. Alguns dicionários, ou definições que você possa buscar para Arrependimento podem conter o mesmo equívoco de misturar o Sentimento de Tristeza com a Atitude de Arrependimento.

Em português nossas bíblias mostram Deus se arrependendo de algumas coisas:

 "Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração (Gên 6:6)
 "Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e clamou ao Senhor a noite toda. (1Sm 15:11)
 "Se de boa mente habitardes nesta terra, então vos edificarei, e não vos derrubarei; e vos plantarei, e não vos arrancarei; porque estou arrependido do mal que vos tenho feito. (Jer 42:10)

Em nenhuma destas passagens em que nossa Bíblia em Português, fala que Deus ARREPENDEU-SE, a Palavra usada é TESHUVA, ARREPENDIMENTO. Mas, a Palavra usada em todos os casos é NAHAM:

– Deixar de Alegrar-se; Entristecer-se; ter Compaixão.

   "Se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação, e acerca dum reino, para arrancar, para derribar e para destruir, e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe. E se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação e acerca dum reino, para edificar e para plantar, se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que lhe intentava fazer." (Jer 18:7-10)

  "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?" (Núm 23:19)

Até o texto que diz que Deus não se arrepende, porque O Eterno não é “filho do homem”, a Palavra é NAHAM. Entenda: Se Deus falar que vai destruir uma nação, ou se Deus falar que vai levantar uma nação, a atitude de humildade, ou de orgulho daquele povo pode gerar COMPAIXÃO, ou pode levar A Deus A DEIXAR DE SE ALEGRAR.

DEUS NÃO SE ARREPENDE!!!! E isso no sentido de voltar atrás de uma posição errada, pecaminosa, equivocada que teve, DEUS NUNCA SE ARREPENDE!!!! PORQUE EM DEUS NÃO HÁ TREVA ALGUMA!!!! DEUS NUNCA PECA!!! NUNCA DEIXA DE SER SANTO...

Ou seja, naturalmente TESHUVA não se aplica a Deus. TESHUVA só se aplica aos homens.

  “...: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, o achareis; mas se o deixardes, ele vos deixará. Ora, por muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. Quando, porém, na sua angústia voltaram para o Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, o acharam. (2Cr 15:2-4)

O povo de Judá, nos dias do rei Asa, estava sem O Verdadeiro Deus e sem a Verdadeira Palavra de Deus, mas, angustiados (entristecidos, com os corações compungidos), eles VOLTARAM PARA DEUS (ARREPENDERAM-SE), então O BUSCARAM E O ACHARAM.

As duas coisas precisam estar juntas: A Tristeza segundo Deus, e a Atitude de voltar para Deus.

A Tristeza sem uma Atitude de voltar a Deus, é REMORSO, e isso levou Judas ao suicídio...

A Tristeza segundo Deus, levou Pedro que tinha negado a Jesus,...

  Mat. 26: 75 “Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.”

   Jo.: 21:7 – “Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar;”

Ao perceber que era O Mestre lançou-se nas águas, sem se lembrar, sem se importar com o que tinha feito, porque sabia, que Nele, EM DEUS, estava a solução para sua dor, seus problemas, seus medos, seus erros...

II Cor. 7:10 - "Porque a tristeza segundo Deus ("NAHAM"), produz arrependimento ("SHUV"), para a salvação ("YESHUA"), que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte."


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem