terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Série: Parábolas - "Porque esta noite é diferente de todas as outras noites?"



(Joh 13:1)  Assim, pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo de Deus, em que partiria deste mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. (Joh 13:2)  Durante o final da ceia, quando já o Diabo incutira no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que deveria trair a Jesus...(Joh 13:4)  levantou-se da mesa, tirou a capa e colocou uma toalha em volta da cintura. (Joh 13:5)  Em seguida, derramou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que estava em sua cintura... (Joh 13:7)  Respondeu-lhe Jesus: "O que faço agora, não podes compreender, todavia o compreenderás mais tarde."...  (Joh 13:12)  Após haver lavado os pés dos seus discípulos, tornou a vestir sua capa, voltou a sentar-se à mesa e lhes indagou: "Compreendeis o que vos fiz? ... (Joh 13:14)..., se de vós Eu Sou Senhor e Mestre e ainda assim vos lavei os pés, igualmente vós deveis lavar os pés uns dos outros. (Joh 13:15)  Dei-vos um exemplo para que, como Eu vos fiz, também vós o façais. (Joh 13:16)  Em verdade, em verdade vos afirmo que nenhum escravo é maior do que seu senhor, como também nenhum enviado é maior do que aquele que o enviou. (Joh 13:17)  Portanto, se vós compreenderdes esse ensinamento e o praticardes, abençoados sereis.

Quando celebramos O PÊSSACH, há um momento em que uma criança faz a seguinte pergunta: MA NISHTANÁ HALAILA HAZÊ? Porque esta noite é diferente (de todas as outras noites)?

O Apóstolo João narra os momentos que viveu com O Senhor já no ocaso de sua vida, décadas depois dos escritos de João Marcos, Lucas e Mateus. João conta coisas, a respeito de momentos da vida de Jesus, encontros que O Senhor teve com certas pessoas e que tiveram algumas das mais profundas revelações acerca do Reino de Deus.
A partir do Capítulo 7 João passa a descrever os momentos mais importantes nos últimos 6 meses do Ministério de Jesus neste mundo. Desde a Última Festa de Tabernáculos em que Jesus fala do Espírito Santo, algumas das mais profundas revelações e milagres de Jesus começam a ser realizados e ministrados, como se Jesus ficasse estes três meses em Jerusalém, logo depois na época da Festa de Hanuká, Jesus vai para o outro lado do Jordão onde inicialmente João Batista batizava, e talvez passado o mais rigoroso do  inverno, Jesus, quando se aproxima da Páscoa em que seria entregue por amor de nós volta à região de Jerusalém (Betânia) para Ressuscitar a Lázaro que havia morrido, e quando ouve que querem mata-lo, refugia-se num lugarejo chamado Efraim, para então no último Shabat antes da crucificação, subir novamente a Betânia, onde havia ressuscitado a Lázaro indo logo em seguinda para Jerusalém, quando a multidão estarrecida pelos sinais de que Jesus era O Messias Glorioso de Israel, passaram a proclama-lo Rei, quando ele vêm montado sobre um jumentinho até a cidade do grande Rei.

Uma noite antes do Pêssach, Jesus, pede que seus discípulos preparem O SEDER (O jantar cerimonial de PÊSSACH), eles fazem isso, uma noite antes de Toda Israel celebrar, pois na noite seguinte, toda nação comeria da Carne e beberia do Sangue do Cordeiro. (Quem entende que falo por parábola – DÊ UM GLÓRIA A DEUS!!!!)

Nesta noite, a NOITE MAIS IMPORTANTE DE TODAS AS NOITES...
O Universo estava para ser decidido dentro de 4 paredes...
O lugar (creio eu – Paulo de Tarso), era a casa da mãe de João Marcos, um sobrado, que na parte de cima tinha como que uma área coberta, um grande Salão, onde Jesus encontrou-se com seus discípulos... Ali estava A SALVAÇÃO DO MUNDO; os Apóstolos do Cordeiro; aquele que trairia Jesus.
O Pai estava de olhos fixos naquela sala, porque a partir daquela noite Glorificaria O Filho. Satanás, estava naquela Sala pronto para manifestar-se em Judas... Os talvez TRILHÕES DE ANJOS DE DEUS, com as Asas Abertas e com as mãos em suas espadas estavam prontos para UMA ORDEM DA PARTE DO PAI... Os Demônios todos que caíram com a Serpente estavam ali, todos, buscando uma brecha para intervir no Plano de Deus... PORÉM NINGUÉM SABIA, O QUE O PAI ESTAVA POR FAZER ATRAVÉS DE JESUS... NINGUÉM!

Cada Palavra, cada conversa, um UNIVERSO DE REVELAÇÃO... Em nossa pobreza conseguimos arranhar tão pouco do que O Pai e Jesus nos deram naquela noite, mas, o que temos isso compartilhamos:

O Grande Amor de Jesus por Judas: (O Pão molhado no vinho)

(Joh 13:26 e 27)  Respondeu-lhe Jesus: "É aquele a quem Eu der este pedaço de pão molhado no prato." E tendo molhado o pedaço de pão, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão.  Assim que Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. Então disse-lhe Jesus: "O que tens para fazer, faze-o logo."

Assim como um dia Boaz, molhou um pedaço de pão no vinho de seu copo e o deu a Rute, para demonstrar que ela era a pessoa mais importante daquela ocasião, Jesus, mesmo sabendo que Judas o trairia, com esta PARÁBOLA, molhando O Pão no vinho como dissesse a Judas: “eu continuo amando você, mesmo sabendo o que está para fazer. Para mim, você é a pessoa mais importante que está aqui, pois para pessoas como você é que eu vim a este mundo”. A PROFUNDIDADE DO AMOR DE DEUS é mostrada neste momento, e Satanás não suportando tanto Amor, manifesta-se, entrando em Judas! É muito comum, quando há alguém perturbado por demônios, quando se manifesta a autoridade e o poder de Deus, o mal manifesta-se, como querendo resistir e impedir que este poder livre a pessoa... O próprio Satanás, entra em Judas, porque NÃO HÁ MAIOR AMOR DO QUE ESTE NO UNIVERSO.


O Caminho, A Verdade e A Vida

(Joh 14:5)  Indagou-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; e como poderemos conhecer o caminho?"(Joh 14:6)  Assegurou-lhes Jesus: "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (Joh 14:15)  Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

No Santuário que Deus mandara Moisés construir no deserto, havia três portas: Uma que levava ao Átrio onde estava o Altar do Sacrifício; outra que levava ao Lugar Santo, onde estavam a Mesa dos pães, o Altar de Ouro e a Menorah e a Última Porta que levava à Santidade das Santidades, onde estava a Arca da Aliança, O Lugar do Encontro com Deus. O Eterno ordenou que aquele Santuário fosse construído, para que Ele pudesse Habitar ENTRE O SEU POVO. Agora estava ali, diante de seus discípulos O EMANUEL (Deus conosco – Deus pertinho – Tradução Paulo de Tarso Fernandes), e Ele diz: ANI HADERECH, HAEMET VEHACHAIM (Eu sou O Caminho, A Verdade e A Vida), e ninguém pode vem ao Pai, chega ao Santo dos Santos senão POR MIM... A Parábola de 1500 anos atrás, agora ali, diante deles revelada...

O Espírito Santo um Outro  PARÁCLETOS - Consolador (Advogado, Ajudador, Intercessor) – através de quem podemos dizer: ABA – O ESPÍRITO DA ADOÇÃO.

(Joh 14:16 a 18)  E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.  a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós...
(Joh 14:26)  Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.

Jesus!!!! Ele era O EMANUEL – Jesus estava com eles, habitava com eles, mas, O OUTRO CONSOLADOR estará EM VÓS... Vai morar dentro de vocês! Este é O Espírito da Verdade, que os guiará à Toda Verdade; lhes lembrará das coisas que Eu lhes ensinei; falará de coisas que não puderam compreender antes; falará de mim, glorificará a mim (JESUS)...

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!” (Rom 8:15)
“E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” (Gal 4:6)


A Videira Verdadeira

Joh 15:1-5  Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor.  (2)  Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto.  (3)  Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.  (4)  Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.  (5)  Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Uma folhinha recém arrancada de uma árvore, ainda está verdinha e viçosa, mas, está morta, pois a seiva não mais lhe está nutrindo. Assim, somos nós, se nos desligamos da Igreja de Cristo, representada pela Videira que é Jesus, nós fazemos parte do Corpo de Cristo, somos as Varas (os galhos), desta Videira, se estamos desligados, como pessoas, como família, como congregação, como religião, estamos mortos... O MAIOR SINAL QUE HÁ UMA SEITA QUE ABANDONOU A VERDADE se dá quando um grupo se comporta acima da Igreja, melhor do que a Igreja, quando alguém acha que estão todos errados e só ele (ou o grupo dirigido por ele certo). A Vara não pode dar fruto de si só... Só damos frutos se estivermos ligados a ELE. Cristo... Por tanto, quando vemos alguns podados, LOUVEMOS A DEUS... SÃO AMADOS, SÃO FRUTÍFEROS E ESTÃO SENDO PODADOS PARA QUE POSSAM DAR MAIS FRUTO... Quando alguém abandona  O Corpo porque crê que pode dar fruto por si mesmo... A morte já entrou.
Em pouco tempo estará amarelado e seco.

Quem disse que é democracia?

Joh 15:12-17  O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.  (13)  Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.  (14)  Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.  (15)  Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.  (16)  Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.  (17)  Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

São meus amigos se fizerem o que EU MANDO! Jesus, fala em não deixar os seus discípulos órfãos... Isso é coisa de Pai. Pois é esta a dimensão da conversa aqui. Há muitos piratas à deriva no Corpo de Cristo. Gente ferida, que porque infelizmente tiveram um péssimo exemplo de Paternidade em suas vidas naturais, que não conseguem ver que estas figuras, eram apenas uma PARÁBOLA para que pudessem entender a Deus. Pois ainda hoje O NOSSO PAI ETERNO, está a levantar pessoas para que tal distorção seja curada e para que haja restauração, pois antes do Grande e terrível Dia do Senhor, Deus ainda converterá o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais.
O que Jesus declara, é o mesmo o que disse em seus ensinos na Galiléia: “um filho quando pequeno não difere nada do servo, mas, quando cresce, O pai lhe pede conselhos” – TORNA-SE AMIGO! Pois VOCÊS SÃO MEUS AMIGOS SE FIZEREM O QUE EU MANDO! PONTO!

(Foi com esta Palavra que o Apóstolo Paulo de Tarso Fernandes voltou a Cristo) – “Não foram vocês que me escolheram a mim, mas, EU vos escolhi, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça”

Não decidimos servir a Deus, apenas correspondemos A Tão GRANDE AMOR!

“A FIM DE TUDO QUANTO PEDIRDES AO PAI EM MEU NOME, ELE VO-LO CONCEDA.”

Fingimos que isso não está escrito na Bíblia, porque não cremos que possa ser verdade! Que quando filhos maduros, amigos, porque OBEDECEMOS A VONTADE DE CRISTO, TUDO O QUE PEDIRMOS RECEBEREMOS...

Que ordem é destacada? QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS... (QUE MISTÉRIO?!)
Não é fácil servir a Deus, mas, ao mesmo tempo é GLORIOSO

Joh 15:18-20  Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.  (18)  Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.  (19)  Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.  (20)  Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa.

A Amizade do mundo é inimizade para com Deus. Há uma praga no meio cristão que é a tentativa de sermos aceitos pelo mundo, compreendidos em nossa fé, aceitos como pessoas normais. Há um desejo secreto nisto de querer poder usar o mesmo tipo de roupa que todos usam, praticar o mesmo tipo de obra que todos praticam; ter o mesmo tipo de lazer que todos tem; gozar dos mesmos tipos de prazeres que todos gozam; e ser amados pelo mundo, como pessoas politicamente corretas, pessoas que não são radicais... O PADRÃO DE DEUS É QUE O MUNDO NOS ODEIE, porque odiaram a Cristo... NÃO SE ENGANE!!!

Mas, creia, que se mesmo odiando Jesus, por Seu Amor, Sua Autoridade, Seu Poder, Seu Testemunho, muitos o ouviram e creram, também, mesmo com lutas e sendo necessário abrir mão de muitas coisas, permanecer em Cristo nos trará um prêmio: As pessoas também, nos ouvirão. No início hão de nos odiar, mas, muitos, muitos, no final, vão tornar-se como nós... Por isso é preciso permanecer.. EM CRISTO, E NO AMOR para que aqueles que ainda não são de Cristo, tornem-se os que em breve também tornar-se-ão os perseguidos por Amor do Seu Glorioso Nome.

A Hora do Parto é chegada

Joh 16:19-25  Percebeu Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis?  (20)  Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, porém a vossa tristeza se converterá em alegria.  (21)  A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo gozo de haver um homem nascido ao mundo.  (22)  Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.  (23)  Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome.  (24)  Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo.  (25)  Disse-vos estas coisas por figuras; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por figuras, mas abertamente vos falarei acerca do Pai.

Assim como quando uma pessoa começa a sofrer da doença através da qual ela vai acabar morrendo; assim como a mulher quando entra em trabalho de parto, começa a sentir as contrações que cada vez ficam mais intensas e dolorosas, lhe causando grande desconforto e angústia; assim como há a hora do plantio em que temos que abrir mão da semente que é lançada de nossas mãos para perecer no chão; assim como há um tempo de sombras em que entendemos tudo figurativamente...
Quando alguém abre os olhos no Reino do Nosso Pai, não se lembra mais dos sofrimentos do Vale da Sombra e da Morte; Quando a criança é colocada no colo da mãe, esta não se lembra mais das dores do parto; quando chega a hora da colheita da espiga cheia, não há mais lembranã da pequena semente que tivemos que abrir mão; Quando O Conhecimento do Eterno encher esta Terra como as Águas cobrem o Mar, não lembraremos mais do tempo das parábolas, porque tudo compreenderemos claramente... Não temos PEDIDO EM NOME DE JESUS, porque ainda vemos como se isso fosse estórias, bonitas estórias, mas, que não  podem ocorrer conosco... Quando deixarmos O Natural (a forma de pensar deste mundo, as prisões deste mundo; as limitações deste mundo), compreenderemos o que Jesus disse: “O Reino de Deus está dentro de vós”.

É CHEGADA A GRAÇA SOBRE VOCÊS

Joh 16:29-33  Disseram os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não por figura alguma.  (30)  Agora conhecemos que sabes todas as coisas, e não necessitas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.  (31)  Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?  (32)  Eis que vem a hora, e já é chegada, em que vós sereis dispersos cada um para o seu lado, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.  (33)  Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Não mais desenhos, Parábolas, Provérbios, Fábulas... A Verdade clara como ela é. Sabendo de todas estas coisas, entendendo o que Jesus nos tem falado, ainda que dizemos: AGORA ENTENDO, AGORA CREIO, AGORA VEJO... Haverão dias em que nós, cada um de nós, estará sozinho e vai ter que por em prática, o que entendeu, o que aprendeu, o que creu... Neste dia, o dia da adversidade, o dia da aparente solidão, o dia da prova... ANIMEM-SE! Eu venci O Mundo! Estar Nele; ligados a Ele, é a Nossa Alegria Indizível, e a Chave de nossa Vida. Porque Ele está conosco, porque Ele está em nós; porque O Pai está em nós, através Dele; Porque O Pai, está em nós através do Espírito de Cristo; Porque Cristo está em nós através do Espírito do Pai, Porque esta massa que se mistura e tão distinta se faz homogênea, Cristo em Nós; Nós Nele; O Pai Nele; Ele no Pai; O Espírito em Cristo; Nós unidos uns aos outros; nós todos num só Corpo; tendo Um só Deus; Um só Espírito manifesto em todos nós; Em Cristo os Céus e a Terra se tornam Um. Judeus e não judeus Um só povo... O Pai, O Filho e O Espírito UM. SHEMÁ ISRAEL, ADONAI ELOHEINU ADONAI ECHAD – Ouvi Israel, O ETERNO Nosso Deus é UM! ALELUIA!!!!!!!

A intimidade entre Jesus e O Pai, então torna-se revelada aos seus discípuls. Desta vez, Jesus não sobe a um Monte para orar. Neste momento, Jesus, fala ali, ao Pai, na maior intimidade, com a maior liberdade, sem nenhum formalismo... Ali ele orou por nós... Receba a Resposta do Pai, à oração de Jesus sobre a tua vida hoje! Receba!!!!

JESUS FALA AO PAI NA PRESENÇA DE SEUS DISCÍPULOS

Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique; assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra. Agora sabem que tudo quanto me deste provém de ti; porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus; todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado. Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos. Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade. E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço; conheceram que tu me enviaste; e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja. (Joh 17:1-26)

AMÉM!

Tendo Jesus dito isto, saiu com seus discípulos para o outro lado do ribeiro de Cedrom, onde havia um jardim, e com eles ali entrou. (Joh 18:1)


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário