quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Série: Parábolas - "O Bom Pastor e a Festa de Chanuká"



Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora. Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz; mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim,  entrará e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. Por causa dessas palavras, houve outra dissensão entre os judeus. E muitos deles diziam: Tem demônio, e perdeu o juízo; por que o escutais? Diziam outros: Essas palavras não são de quem está endemoninhado; pode porventura um demônio abrir os olhos aos cegos? Celebrava-se então em Jerusalém a festa da dedicação. E era inverno. Andava Jesus passeando no templo, no pórtico de Salomão. Rodearam-no, pois, os judeus e lhe perguntavam: Até quando nos deixarás perplexos? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um. (Jo. 10:1-30)

Uma das figuras bíblicas mais conhecidas em todo mundo é a figura do Pastor de Ovelhas, como uma referência, ao relacionamento de Deus para conosco. Sem dúvidas, nesta parábola contada por Jesus em que Ele se apresenta como O Bom Pastor, fez desta figura a mais notória entre os ministérios do Cordeiro e facilita como poucas o entendimento sobre a dependência nossa de Deus.

As ovelhas, animaizinhos domésticos, indefesos,  não possuem garras, dentes afiados, sua visão é pequena e se não os chifres dos carneiros adultos, não há nada que possa afugentar possíveis predadores.

Por outro lado é curioso perceber que alguns dos homens mais usados por Deus na história, antes de exercerem ou de cumprirem o Chamado de Deus em suas vidas, eram pastores de ovelhas, a saber: Jacó, José, Moisés e David, antes de tornarem-se Israel; O Governador do Egito; O Libertador de Israel e o Rei segundo O Coração de Deus.

Deus usa os profetas para confrontar os líderes do povo que tratam as pessoas como lobos devoradores que destroem o rebanho, ou como mercenáros que não dão a vida para proteger as ovelhas, como se espera de pastores como David que lutou contra um Urso e contra um Leão para defender as ovelhas de seu pai, Jessé...

É bem neste aspecto que se vê características do Pastorado segundo Deus. Assim como David, para obedecer seu pai, ao levar comida a seus irmãos que estavam no campo de batalha, não vai enquanto não deixa as ovelhas que pertenciam ao seu próprio pai, sob os cuidados de alguém que as pudesse proteger de qualquer tipo de ataque. O Zelo pelas ovelhas que pertencem a outros, zelo tão grande a ponto de dar sua vida, para protegê-las, é o exemplo do que Cristo fez por nós, é o que Deus espera daqueles que são chamados para o Pastorado.

Uma das maiores dores do Corpo de Cristo, é o zelo dos pastores que às vezes se corrompem num domínio sobre as ovelhas. Parece que a distância entre fazer a Vontade de Deus, e corromper-se tornando-se um DOMINADOR daqueles que lhe foram confiados, é muito pequena e tênue ao ser observada, pois, justamente é esta a explicação que se dá quando a manipulação e domínio são vistos na vida de um líder que prende e conduz pessoas sob peso de desconfiança, palavras de maldição e feridas desnecessárias...

Quando Jesus quis saber se realmente Pedro o amava, Jesus por três vezes demonstra que O Amar é CUIDAR (PASTOREAR) as OVELHAS DE CRISTO.

Pedro entendendo a lição, pouco antes de sua morte, vendo-se e identificando-se como um IRMÃO MAIS VELHO nosso, (um Presbítero), nos dá o seguinte conselho:

“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.” (1Pe 5:2-3)

As ovelhas identificam-se com os pastores, confiam neles, é como se o vissem como uma delas, mas, a líder delas todas, a OVELHA, ou O Cordeiro “ALFA”, O Líder, Aquele que tem o poder de conduzí-las ao alimento, às águas, e mantê-las em segurança, livres de todo predador...

Quando João vê Jesus no Trono no Céu, vê O Cordeiro, que fora morto, mas, que havia ressuscitado, e que ao mesmo tempo é O Leão, O Leão da Tribo de Judá.

Esta é a temática da parábola que Jesus conta, cerca de três meses antes de sua morte e ressurreição, no último inverno que passou neste mundo... Durante a Festa de Chanuká, três meses depois da Festa de Tabernáculos, em que Jesus falou sobre O Grande Derramar do Espírito Santo que viria, Jesus permanece em Jerusalém, até este momento.

A Bíblia diz que quando Jesus nasceu, os pastores que estavam nos campos de Betlehem, pastoreando as ovelhas nas vígilias da noite, foram surpreendidos pelos anjos que se manifestaram adorando a Deus, e anunciando o nascimento de Cristo, O BOM PASTOR...

Aprendemos muito com isso, que a melhor hora pra se pastorear as ovelhas são nas vigílias da noite, naturalmente quando elas estão quietas e dormindo, hora preciosa para aqueles que foram chamados para pastorear, orando, apresentando as ovelhas, diante do Verdadeiro Pastor, aquele que deu Sua Vida por cada uma delas.

Neste último inverno de Jesus neste mundo, época em que as ovelhas, são levadas aos apriscos, para serem guardadas do frio, O BOM PASTOR está em Jerusalém, no Templo, no pórtico de Salomão.

A Casa de Seu Pai, era O Aprisco onde Ele esperava poder guardar o seu rebanho. Jesus começa a contar esta parábola, dizendo que Este Aprisco tem uma Porta. Jesus se declara esta PORTA, A PORTA DAS OVELHAS.

Quem não entra por esta Porta que é Cristo, não é Pastor, é ladrão e salteador... Quem entra pela Porta das Ovelhas? OVELHAS!!!

Jesus assim, “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, declara a identificação necessária entre as ovelhas de Deus, os que são dependentes de Deus e por isso cuidados por Ele, através daqueles que O Nosso Deus levantará para os cuidar... Quem não é OVELHA, quem não é pastoreável, quem não se submete, quem é juiz da sua própria cabeça, quem não se identifica com Jesus, MANSO, HUMILDE DE CORAÇÃO, SUBMISSO EM TODAS AS COISAS AO PAI, QUE LHE ENVIOU,... é Ladrão e Salteador... Fuja de pessoas assim!!!

Toda ovelha sabe disso, todo servo de Deus sabe, percebe quando alguém surge com uma voz diferente, com palavras que parecem boas, mas, que destoam daquilo que Deus vem tratando ali, aonde a pessoa vive, aonde ela se alimenta... Há no exato momento em que este tipo de voz surge, um alerta no coração das ovelhas, mas, a astúcia do Satanás, quer com disfarces, (lobos vorazes disfarçados de ovelhas), quer arrebatar o rebanho... Se este sinal que Jesus demonstrou, fosse visto como um verdadeiro ALERTA por todos, quantas vidas seriam salvas...

Quando alguém vê uma pessoa se levantar, contra seus líderes, quando disfarçado de ovelha, fala de rebeldia, de mágoa, de amor mas, exala insubmissão, logo se vê: Não há Cristo aí... Esta voz que seduziu 1/3 dos anjos de Deus, é poderosamente sedutora, e quando ao ouví-la não se foge dela, o fim é morte...

JESUS É A PORTA DAS OVELHAS... Quem entra pela porta das ovelhas é ovelha, identifica-se com Cristo, O Cordeiro de Deus, e este será livre, terá acesso incondicional, adqiriu a confiança do BOM PASTOR, este é submisso, age como filho, não precisa ser vigiado, porque sobre si está a primogenitura... ESTE ENTRARÁ SAIRÁ E ACHARÁ PASTAGEM

Não há pastor sem rebanho, e não há rebanho sem pasto... O alimento, é GARANTIDO, para aqueles que se identificarem com Cristo...

O que eu vou pregar? O que eu vou falar nesta ou naquela situação? São as dúvidas, de todo jovem ministro do Evangelho... Pois dependendo de Deus, como O Salmista David se declara: “O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ”. Quem passa pela Porta das Ovelhas que é Cristo, entrará, sairá e achará pastagem.... NADA LHE FALTARÁ nem de conselho, nem de Palavra, nem de Unção, nem de Autoridade, nem de Revelação, nem de Provisão... NADA LHE FALTARÁ!!!

O lobo, o ladrão, o destruidor, Satanás, vem para ROUBAR, PARA MATAR E PARA DESTRUIR...
(PROBLEMA DELE!!!!), pois no mesmo versículo está escrito!!!!!

Jesus disse: “EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA”.

Não importa o mal, quando estamos com Jesus; Não importa as trevas se temos a Luz.

JESUS É O BOM PASTOR

Conheci pastores e ando no meio de pastores por toda a minha vida. Mas, O Único que morreu, e cuja morte trouxe benefícios para minha vida e para O Mundo todo foi Jesus. Por mais maravilhoso que seja este ou aquele pastor, Foi a Vida que Jesus derramou na Cruz, até a última gota de seu sangue, até bradar: Pai está Consumado! Que garantiu para nós, VIDA, VIDA EM ABUNDÂNCIA!!!!

Ele é O Bom Pastor, assim como David, não era o dono das ovelhas, mas, seu pai Jessé o era;
Nós somos pastores, que cooperam com a maravilhosa obra de Cristo; Somos cooperadores, coadjuvantes na sua Lavoura, na sua Edificação, no seu Aprisco... A proeminência é DELE!!!!

O Mercenário, o que negocia, o que só se preocupa consigo mesmo, foge... Jesus nos conhece, assim como Ele é conhecido pelo Pai, sabe quem são as suas ovelhas. As ovelhas de Jesus conhecem a sua Voz, sabem quem Ele é; Quem é muito amado não sofre de ciúmes.... Quem é muito amado ajuda no trabalho daquele que tanto o amou...

O filho primogênito sabe quem é e ajuda a cuidar de seus irmãos mais novos; Deus espera que possamos nos portar como filhos maduros, como primogênitos, sabendo que sempre haverá outros que ainda precisam ser alcançados, cuidados, tratados, fortalecidos e despertados para obra que Deus sonhou. Jesus nos advertiu que há outras ovelhas que precisam ser alcançadas, e os que entraram pela Porta das Ovelhas que é Cristo, simplesmente se alegram disto, e vão também ajudar neste trabalho tão maravilhoso de ver o Mundo aos pés do Nosso Senhor, pois esta obra toda ele concretizou, na Cruz do Calvário, quando deu a Sua Vida pelas ovelhas, para depois retomá-la...

Tão difícil compreender isso, naqueles dias e agora... O perder para ganhar; o dar para rebecer; o se submeter para ser respeitado; o servir para adquirir autoridade... o morrer para viver...

As pessoas levantaram-se contra Jesus, porque não eram dele, porque não eram suas ovelhas, porque não ouviram a Sua Voz. Da mesma forma, hoje, muitas pessoas, podem achar piegas este discurso da Cruz, do arrependimento, do recunciar ao pecado, e viver para Deus, entendendo que precisamos da Mídia, e precisamos ser como o mundo, e precisamos ser mais influentes na sociedade, e precisamos ser melhor aceitos pelas pessoas e por isso, não precisamos ter este discurso que parece sempre pesado, cheio de ranso e triste... Precisamos de palavras de auto-ajuda, e de motivação para que as pessoas enfrentem melhor os seus desafios profissionais, pessoais, etc.... MAIS DO MESMO...
Quem não entra pela Porta das Ovelhas, que É Cristo, é Ladrão e Salteador... FUJA DELE!!!

“Se tu és o Cristo, diga logo abertamente!” – Já disse, e vocês, não creram!

Agora... “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que deu elas para mim, Ele é Maior do que todos, e ninguém pode arrebatá-los da mão de Meu Pai. EU e O PAI, somos UM!”

“SHEMA ISRAEL ADONAI ELOHEINU, ADONAI ECHAD”
Ouvi, Oh Israel, O Eterno nosso DEUS É UM!


Paulo de Tarso, Pastor e Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

Um comentário: