quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Série: Parábolas: "Um presente de Deus"


UM PRESENTE DE DEUS

Escutai o meu ensino, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei a minha boca numa parábola; proporei enigmas da antigüidade, coisas que temos ouvido e sabido, e que nossos pais nos têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, cantaremos às gerações vindouras os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que tem feito. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, as quais coisas ordenou aos nossos pais que as ensinassem a seus filhos; para que as soubesse a geração vindoura, os filhos que houvesse de nascer, os quais se levantassem e as contassem a seus filhos, a fim de que pusessem em Deus a sua esperança, e não se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos;” (Slm 78:1-7)

Todas estas coisas falou Jesus às multidões por parábolas, e sem parábolas nada lhes falava; para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo. (Mat 13:34-35)

Jesus, O Cumprimento das Profecias e da Lei de Deus, diz ser a manifestação da Graça e da Bênção de Deus de falar das coisas do Reino dos Céus, das coisas que são Invisíveis aos nossos olhos e Eternas, enquanto tudo o que vemos é passageiro e temporal.
Falar de uma forma simples, falar usando exemplos e figuras conhecidas pelos homens, para que pudéssemos entender as Maravilhas do Criador de todas as coisas, e compreendêssemos O Seu Reino de Amor. Falar de uma forma a entender como manifestar e instaurar um Novo Reino a este Mundo, fazer com que O Mundo Invisível, O Reino do Nosso Deus se manifestasse nesta Terra. Nós os agentes formados à Imagem e Semelhança de Deus, criados, de forma natural, habitantes deste Mundo, mas, gerados também pelo Sopro de Deus, temos um espírito e por isso pelo Espírito Santo temos acesso a Deus, e somos os Portais de Sua Glória para este Mundo.

O mundo natural é um reflexo então do Espiritual, e por isso uma PARÁBOLA, algo visível, tangível, que manifesta de forma Natural O Mundo Espíritual.

As Parábolas, os Provérbios são uma forma, um Presente de Deus, para que pudéssemos compreender as Coisas celestiais e legá-las às futuras gerações. Como disse Jesus, tomando as Palavras proféticas do Salmista: “PUBLICAREI COISAS OCULTAS DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO!” Que coisa mais linda e preciosa.


Embora no Antigo Testamento tenhamos algumas poucas referências deste meio de linguagem, como quando O profeta Natan, conta um PARÁBOLA ao Rei David, sobre um homem que tinha uma única ovelha e mesmo assim foi roubado por alguém que tinha muitos bens, na Verdade isso falava do pecado que o próprio Rei David, havia cometido contra Urias, adulterando com Bat Sheva.
O Antigo Testamento é cheio de figuras como a Celebração do Pêssach que apontava para O Sacrifício de Jesus; como O Tabernáculo, um Santuário para que Deus pudesse habitar entre o povo, com o povo, como uma alusão ao próprio Jesus, O Emanuel, em seu Caráter, Ministério, e Função. E ainda o Incenso que era feito de uma maneira a exemplificar como Deus esperava que a Adoração se desse entre os homens com seus muitos talentos misturados de forma equilibrada.

Porém é o Rei Salomão que é reconhecido como aquele que deu início à utilização desta forma fácil de se comunicar para se compreender os grandes Mistérios de Deus.

Os primeiros capítulos dos MISHLEI (Provérbios – Parábolas) de Salomão, O Sábio Rei, gasta alguns capítulos falando da importância desta forma de linguagem, da necessidade em se adquirir sabedoria e entendimento para a compreensão dos Mistérios de Deus, e da Recompensa em Conhecer O Eterno e prosseguir O Conhecendo mais e mais a cada dia....

CONVITE AO BANQUETE: FAÇA SUA ESCOLHA!

Pv. 9: 1 a 12 “A sabedoria construiu e decorou sua casa, e já fez os entalhes em suas Sete Colunas.
O banquete está pronto para ser servido: a mesa arrumada, o cordeiro assado, vinhos selecionados.
A sabedoria deu ordens a seus servos, que foram ao centro da cidade fazer o convite: "Vocês, que tem dificuldade de adquirir entendimento, que vivem uma vida confusa, venham comigo! Sim, venham ao meu banquete!
Preparei uma comida deliciosa: pão tirado do forno, cordeiro assado e vinhos selecionados.
Abandonem essa vida confusa! Tenham bom senso! Venham conhecer a vida que faz sentido".
Quem discutir com um arrogante será desprezado, quem tentar repreender seu mau comportamento só terá insulto.
Não perca tempo com o zombador! Tudo que vai conseguir é aborrecimento! Mas, se corrigir o que tem entendimento, a história será diferente: ele passará a amá-lo! Guarde o conselho para o sábio, e ele se tornará ainda mais sábio. Ensine gente sensata, aí, sim, pois farão bom proveito. O Temor do ETERNO é o princípio da Sabedoria; e o entendimento vem do conhecimento do Deus Santo. Eu, a sabedoria, torno cada momento da sua vida mais proveitoso, e cada instante da sua existência valerá a pena. Faça sua escolha: viva com sabedoria e viva bem; ou zombe da vida e a vida zombará de você.”


Salomão, (que no lugar de pedir a Deus, riquezas ou poder contra seus inimigos, pediu ao Eterno SABEDORIA), ele nos ensina através desta PARÁBOLA, deste PROVÉRBIO, O CAMINHO para se adquirir A Sabedoria e O Entendimento. Com Sabedoria e Entendimento, Deus falará conosco e nós entenderemos.

1º Deus fala;
2º Deus quer que a gente ouça;
3º Deus quer que a gente entenda o que Ele quis dizer;
4º Deus quer que a gente faça o que nós entendemos acerca do que Ele nos falou.




Como se adquirir Sabedoria?

- Temendo a Deus: Temor é diferente de Medo. Temer é Respeitar profundamente; Amar, considerar, depender, reconhecer, não testar os limites, confiar, saber esperar.

 Pedindo com fé (sem duvidar), como Tiago, irmão de Jesus, nos ensina – “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.” (Tgo 1:5-6)

Como adquirir Entendimento?

 -  Conhecendo a Deus: Conhecer vem do Relacionamento; Se Deus é um estranho para você, apresente-se a Ele; Fale quem você é, quais são seus temores, suas dores, seus anseios, seus sonhos, na verdade Ele sabe de tudo isso, mas, gostaria de ouvir tais coisas da tua própria boca.
Ouça a Deus: Você perceberá que Deus fala, que Ele sofre por nós, que Ele quer se comunicar conosco, mas, precisa que a gente queira ouví-lo.

Peça a Deus Sabedoria; Tema a Deus, fale com Ele. Deseje saber o que Deus pensa. Leia a Bíblia, e em algum tempo você verá que o que Deus tomou a iniciativa de fazer conosco, abrirá oportunidades para nós que talvez você nunca jamais sonhou até este momento de sua vida.

Nestes próximos meses, vamos rever coisas que Jesus nos quis ensinar sobre O Reino de Deus, sobre O Mundo Espíritual, Sobre a Salvação, sobre os Sinais dos Tempos.

Para muitos podem ser apenas estórias, para você serão Mistérios Antigos sendo compartilhados pelo Espirito Santo.


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário