terça-feira, 25 de agosto de 2015

Série: Parábolas - "Os olhos"


A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! (Mat 6:22-23)

Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste. Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam. Como afluíssem as multidões, começou ele a dizer: Geração perversa é esta; ela pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o de Jonas; porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, também o Filho do homem o será para esta geração. A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e eis, aqui quem é maior do que Salomão. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas; e eis aqui quem é maior do que Jonas. Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz. A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso. Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma em trevas, será inteiramente luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor. (Luc 11:27-36)

E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mat 7:3-5)

E propôs-lhes também uma parábola: Pode porventura um cego guiar outro cego? não cairão ambos no barranco? Não é o discípulo mais do que o seu mestre; mas todo o que for bem instruído será como o seu mestre. Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. Porque não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. (Luc 6:39-45)

E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Negebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas; e os cananeus habitam junto do mar, e ao longo do rio Jordão. Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos. Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos. Então toda a congregação levantou a voz e gritou; e o povo chorou naquela noite. E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e Arão; e toda a congregação lhes disse: Antes tivéssemos morrido na terra do Egito, ou tivéssemos morrido neste deserto! Por que nos traz o Senhor a esta terra para cairmos à espada? Nossas mulheres e nossos pequeninos serão por presa. Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Constituamos um por chefe o voltemos para o Egito. Então Moisés e Arão caíram com os rostos por terra perante toda a assembléia da congregação dos filhos de Israel. E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes; e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra, pela qual passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão. Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais. Mas toda a congregação disse que fossem apedrejados. Nisso a glória do Senhor apareceu na tenda da revelação a todos os filhos de Israel. Disse então o Senhor a Moisés: Até quando me desprezará este povo e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que tenho feito no meio dele? (Núm 14:1-11)

Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. (Gên 3:4-7)


Jesus A Luz do Mundo, nos chama também de Luz do Mundo, nos comparando a Candeias (Lâmpadas, lamparinas, luzes artificiais), que são acesas durante o período da noite (das trevas), para iluminar. Nesta parábola, no entanto, fica claro que enquanto Deus nos chamou para sermos LUZES, neste Mundo Tenebroso, os Nossos OLHOS, são as lâmpadas, as Candeias, do nosso Corpo. O que trará luz para as nossas vidas, para que possamos iluminar a nós mesmo primeiro, a fim de que Deus possa nos usar para iluminar a outros.
O Livro de Mateus escrito por alguém que ouviu Jesus falar todas as coisas pois era um de seus discípulos, cita tal passagem tão tremenda, mas, vemos que Lucas, alguém que escreve o Evangelho baseado nos relatos de outras pessoas que presenciaram os fatos narrados, dá interpretação, usando outras coisas que Jesus disse, para que o nosso entendimento seja maior.
Jesus aparentemente bravo com a palavra lisonjeira de uma mulher que diz que bem aventurado o ventre que te deu a Luz e quem te amamentou, Jesus a resiste dizendo que antes, são bem aventurados os que o ouvem e praticam seus ensinos, vivem a Sua Palavra... Seguindo por este caminho, Jesus critica duramente pessoas que pedem sinais, sendo que não enxergavam em Milagres como ressuscitar mortos, multiplicar pães, como Sinais da Presença entre eles do Messias.
Jesus demonstra claramente que se não se consegue ver com Olhos Purificados, quem realmente Jesus é e o que Deus quer e está fazendo conosco, esta pessoa será uma TREVA, e ela levará TREVA no lugar de Luz para os outros... Em outras palavras, se pessoas não permitem que O Ensino de Jesus, lhe purifique o seu interior, e a maneira de ver O Mundo e encarar as coisas, tal pessoa é como alguém que ouve as Parábolas e para ele são apenas histórias... Nada muda, tal pessoa está em trevas, e ela não terá como iluminar ninguém... Sua Candeia é de TREVAS e não de Luz... Todo o seu corpo será trevas... (E QUE GRANDE TREVAS SERÁ, dia a Bíblia).

Como alguém conduzir a outros assim? Mas, há quem esteja nesta posição e não VEJA... Se ele não vê o problema que está em sua vida, não achará que está errado ao conduzir pessoas... Um cego guiando outro cego; Alguém que vê que a Janela do vizinho está suja, mas, não percebe que na verdade é a sua que precisa ser limpa... Entende que a maneira do outro ver vai definir quem ele é e no que crê, mas, enquanto aponta o problema no outro, não vê o problema nele mesmo...

Deste mal pode sofrer todos os guias; todos os líderes; todos os espias; todos os que estão em posição de autoridade sobre outros... Maridos podem precisar tirar primeiro o que algo que lhes ofusca de distorce a visão, para depois querer tirar o cisco do olho de suas mulheres (talvez nem aja cisco, seja mesmo apenas o que distorce a visão do que deveria ser LUZ). Assim é com líderes religiosos, assim é entre pais e filhos, assim é com pessoas que conduzem outras, assim é com cada cristão que deveria ser a LUZ DO MUNDO, neste tempo de trevas, pois foi para isso que Cristo nos acendeu, mas, infelizmente muitas vezes, no lugar de iluminarmos o mundo, estamos nós em trevas e não percebemos isso... E nossos comentários, nossa postura diante das pessoas que estão perdidas, não as ajudam a serem livres, pois achamos que elas estão erradas, quando nós, estamos presos na religião ou no pecado, e o que se esperava de cristãos, torna-se um terrível testemunho, ou um grande laço, que levará outros cegos ao mesmo precipício...

É muito curioso, na passagem dos 12 Espias que foram ver a Terra Prometida... Como pessoas que viram a mesma coisa, podem ter tido opiniões tão diversas? Eles eram os Espias, aqueles que foram chamados para conduzir o Povo pelo quer viam. Eles era os Guias; Eles era os Líderes, Eles eram as Candeias... Eles deveriam iluminar....

Mas, a Luz que havia em 10 deles eram TREVAS... Eles se viam como gafanhotos diante dos gigantes.
Outros dois vendo as mesmas coisas, dando o mesmo relato, bradavam ao povo: Eia! Subamos e possuamos a Terra, pois Deus nos tirou do Egito, e nos fará possuir a Terra! O povo blasfemou contra Deus; disseram que queriam voltar para o Egito.... Quiseram apedrejar Moisés, Arão e os espias que falavam segundo a Vontade de Deus... Dois enxergavam segundo Deus... 10 segundo O PECADO que havia neles, segundo a INCREDULIDADE DE SEUS CORAÇÕES... SEGUNDO AS TREVAS QUE HAVIA EM SEUS OLHOS... A multidão ouviu a maioria... Toda aquela multidão morreu naquele deserto em Trevas... Os dois espias cujos olhos eram Luz... Viveram para ser as Candeias que conduziriam uma nova geração para a Conquista daquela Terra Prometida.

Qual a raiz de todo mal? A mulher seduzida pela voz da serpente, é seduzida, leva seu marido à queda, Ele que devia ser a Luz daquela família, se deixa conduzir pelo apelo de sua mulher, e IMEDIATAMENTE depois de comerem eles não se tornam como Deus. Eles já eram criados à Imagem e Semelhança de Deus. Eles se tornam como Satanás... TREVAS!
Qual o primeiro sinal: Seus olhos se abrem para ver a MALDADE, O PECADO, A IMPUREZA... Viram que estavam nus e se envergonharam disto... “TODOS PECARAM, e destituídos foram da Glória de Deus” (Rom. 3:23) O que eles perderam quando pecaram? A GLÓRIA DE DEUS! Do que se vestiam, o que lhes cobria a nudez? A GLÓRIA DE DEUS! Um homem sem a Glória de Deus, é uma vergonha! Um homem, uma mulher com a Glória de Deus é LUZ PARA O MUNDO.
O pecado, a religião, o orgulho, o autoritarismo, a independência de Deus, a falta de fé, vai gerar uma visão carnal, humana, vai medir os limites pelo que se pode contar, medir, perceber pelos sentidos humanos. Se fará conta do que se pode dominar com recursos humanos e se desprezará os recursos celestiais. Como ser Luz para outros, se a sua Vida é uma Treva?
“Do que há em abundância no coração é do que fala o homem” – Há solução pra este grande mal!
Jesus não veio para os sãos, mas, para os enfermos...
Um dos sinais de que Jesus era O Messias é a profecia de Isaias de que Ele abriria os olhos dos cegos. Os cegos vinham até ele, e Ele os curava. Certa vez, um cego veio até ele e Ele cuspindo no chão e tendo feito lodo, passou nos olhos daquele cego e disse: Vá até o Tanque de Siloé (O Tanque do Apóstolo), e lave seus olhos... Quando o cego fez isso, passou a ver...
Um cego tem percepção do mundo por outros sentidos e não pela visão. É muito importante pra um cego querer ver. Um dia Jesus questionou um cego dizendo: _”O que queres que eu te faça?” Aquele cego poderia ter pedido uma esmola, mas, ele disse: “Jesus, que eu possa ver!”.
Permita que Jesus tire a Trave da Religião, do Humanismo, do “eu acho”, do que nossa carnalidade entende e vê... Lave seus olhos no Tanque do Apóstolo do Pai – JESUS CRISTO, na Fonte de Vida e toda a sujeira do pecado, seja tirada de você... Então nós veremos os Gigantes e diremos: “Nós vamos comê-los como pão”; nós vamos receber um diagnóstico e nos lembrar que não tememos más notícias; vamos receber uma Promessa e vamos dizer: ALELUIA! É ISSO QUE EU VOU VIVER!
“Não se tira frutos bons de uma árvore má”
“Não se tirar frutos maus de uma árvore boa”...

Seus olhos são Luz e por isso
a Tua Vida será um Holofote
aceso por Deus nesta geração

  

Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário