segunda-feira, 23 de março de 2015

Série: Restauração - "A Restauração do Relacionamento com Deus"






“Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.” (At. 16:25)

A Bíblia nos conta que depois da queda do homem, Abel fez um sacrifício de sangue, entregou o melhor animal de seus rebanhos, e este sacrifício tornou-se um padrão de Adoração pelo qual o homem podia ter acesso a Deus, semelhante àquele que O Próprio Deus fez, para que com a pele de um animal fosse coberta a vergonha do pecado do homem e de sua mulher.

A Bíblia declara que “todos pecaram e destituídos foram da Glória de Deus” e que “O Salário do pecado é a morte”. Portanto, para que o homem possa se aproximar, possa ser aceito, possa chamar a atenção do Deus Vivo e Santo, os sacrifícios de sangue, apontaram um caminho, já que em suma, todos eles apontavam para o que Jesus Cristo faria pela humanidade entregando-se Santo, na Cruz do Calvário, para a Remissão dos nossos pecados, e purificação de toda Iniquidade.

Este tipo de Adoração; de maneira de chamar a atenção de Deus persistiu por séculos, sendo a única maneira do homem chegar-se a Deus.

Depois do Dilúvio; Jó em tempos tão remotos; também Abrão quando chega na Terra Prometida; da mesma forma quando o Patriarca volta do Egito e quando seu neto Jacó foge de seu irmão Esaú, todos estes adoraram a Deus apenas com sacrifícios feitos com o sangue derramado sobre um Altar e depois queimando tais sacrifícios até que se tornasse cinzas.
Foi só depois de peregrinarem por 400 anos, que Deus para cumprir a promessa a Abraão, estendeu seu Braço Forte e Sua Mão Poderosa, para arrancar os filhos de Israel, do Egito e da Casa da servidão, para conduzi-los à Terra que Deus lhe havia prometido para seus descendentes.

Ao cruzarem o Mar Vermelho, Moisés, pela primeira vez na história da humanidade dá a Deus, um tipo de adoração diferente da que foi estabelecida por Abel. Adoração com música composta, tocada, cantada e dançada.... Um novo padrão, assim como estabelecido por Abel é estabelecido agora por Moisés e este novo padrão junto com aquele passará também a ser perpetuado...

O Cântico de Moisés, será entoado ao Nosso Deus, juntamente com o Cântico do Cordeiro, naquele Glorioso Dia que nos encontrarmos ante O Trono do Deus Todo Poderoso, nós o Seu Povo.

Estas duas maneiras de Adorar, de se relacionar com Deus, de entrar em Sua Presença, estavam juntas presentes por exemplo no Tabernáculo, um Santuário que Deus ordenou que fosse construído no deserto.
Havia um altar de Bronze, onde sacrifícios eram realizados Diante de Deus e outro Altar, onde apenas incenso era queimado, representando o tipo de Adoração estabelecida por Moisés e que também subia até a Presença de Deus.

Desde os dias de Saul, a Arca da Aliança, Lugar do Encontro de Deus com o seu povo, foi tirada do Santo dos Santos, e para lá jamais voltou, até que O Templo construído por Salomão fosse edificado.

Quando David, percebeu que Deus havia confirmado o seu reinado, trouxe para perto de si a Arca da Aliança, e em meio a milhares de sacrifícios, que eram realizados, ainda no local onde estava o antigo Santuário, mas, também ali diante da Arca da Aliança.

Também neste tempo David, como que tendo uma visão celestial, dos seres viventes que ininterruptamente estão ao Redor do Trono do Nosso Deus, o Adorando e declarando: SANTO, SANTO, SANTO É O TODO PODEROSO, AQUELE QUE ERA, QUE É E QUE HÁ DE VIR... David, estabelece, 24 turnos sacerdotais, com músicos, cantores e salmistas, que juntamente com os sacrifícios, estariam dando a Deus a Honra e a Glória devidas ao Seu Maravilhoso Nome, semelhante a Junção dos tipos de adoração que estavam no Tabernáculo construído por Moisés... Certamente anunciando o que haveria de vir...

Quando manifesta-se Jesus, O CORDEIRO DE DEUS que tira o pecado do mundo, perceba que os “cordeiros”, usados para os Sacrifícios, em especial o do PÊSSACH, (o tipo de sacrifício que permitiu que os hebreus fossem livres da escravidão do Egito), não nasciam para viver, mas, nascim para MORRER., para serem sacrificados... Foi para isso que Deus, fez Jesus nascer no ventre de uma das virgens de Israel, para que sem pecado algum, fosse oferecido, como SACRIFÍCIO PERFEITO, de uma vez por todas, para cobrir nossos pecados e iniquidades e para de novo, nos dar acesso ao PAI....

Se você se esforçar para lembrar, perceberá que pouco, muito pouco se viu nos dias de Jesus, O Pai sendo adorado com músicas, com salmos... Certamente havia este tipo de adoração que nunca deixou de existir, mas, neste momento, em que toda as sombras que o Egito e a Libertação dos escravos judeus apontavam para a Grande Obra de Cristo, agora que estes sinais proféticos ganhavam o seu cumprimento, a sua verdadeira realização, não mais da libertação de um sofrimento terreno, mas, no tocante à Vida Eterna....

A Bíblia cita por exemplo, que depois de Cear, com os seus discípulos, na noite em que Jesus foi traído, eles cantaram um hino, e saíram para orar no Monte das Oliveiras.... A Bíblia não cita que hino cantaram, mas, sim que havia adoração a Deus também com música naqueles dias, mas, tudo convergia, tudo apontava, para o que Cristo, que viveu toda a sua vida, sem jamais pecar, em absoluta comunhão com O Pai, estava por fazer, entregando-se para se fazer PECADO, ENFERMIDADE E MALDIÇÃO em nosso lugar.

O Sacrifício perfeito, foi oferecido, porque Deus, não tem prazer na morte dos ímpios. Isso quer dizer que se algum homem morresse pela humanidade, não haveria benefício algum, porque todos pecaram e por isso tal morte não devolveria a comunhão com O Todo Poderoso... Mas, como diz as Escrituras: “Deus tem prazer na morte dos justos”, e O Justo Jesus, entregou-se para que tenhamos Vida e vida em abundância...

A ADORAÇÃO COM CANTO E A COMUNHÃO NAS ORAÇÕES, AGORA PODE SER ACEITA PORQUE O SACRIFÍCIO PERFEITO JÁ FOI ENTREGUE! EM CRISTO ESTAMOS DO OUTRO LADO DO MAR VERMELHO! O EGITO NA NOSSA VIDA FICOU PARA TRÁS!!!!

Como no texto de Atos, que lemos acima, Paulo e Silas, haviam recebido muitos açoites, e estavam com os pés presos a um Tronco, e à MEIA-NOITE, oravam e cantavam hinos ao Nosso Deus....

O que eles oravam? Nunca saberemos! Era certamente a respeito daquele momento, da honra de sofrer pelo Nome de Jesus, no clamor para que todo o propósito de Deus fosse cumprido na vida deles, e para que querendo O Senhor eles fossem livres daquelas cadeias para voltarem a pregar sobre O SACRIFÍFIO PERFEITO DE DEUS...

É curioso, que diz a Palavra que “os presos escutavam”... Parece que os únicos presos eram os que não estavam adorando e orando. Os únicos que estavam sem expectativas eram os que não gozavam da COMUNHÃO com Deus através das Orações e da Adoração...

Em Apocalipse, está escrito que foi visto no Céu, um anjo com um incensário com MUITO INCENSO, que conduzia as orações dos Santos: “Veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono.” (Apo 8:3)

Assim como no Santuário feito por Moisés, havia o Altar de Ouro, onde Incenso era colocado, o Apóstolo João em Apocalipse nos explica que o Incenso, símbolo da Adoração é o Condutor das ORAÇÕES, e enquanto Paulo e Silas, ofereciam a Deus a Sua Adoração, suas orações chegaram diante do SENHOR DE TODA A TERRA, e assim como há uma resposta em Apocalipse, Um Terremoto abala as estruturas da Prisão e todos se veem livres: “Depois o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o lançou sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.” - (Apo 8:5)

O Incensário (O TEU CORAÇÃO), foi cheio de Fogo do Altar de Deus, e na mesma medida que muito incenso subiu, muito fogo caiu e a Resposta de Deus na Terra abalou o que estava prendendo Paulo e Silas e isso trouxe um impacto para a vida de muitos outros que ali se encontravam.

Adoração, Oração e a Leitura da Bíblia

Poderíamos simplesmente ter dito a você que para se ter comunhão com Deus é preciso Orar: FALAR COM ELE; é necessário: Adorar: PRESTAR CULTO AO NOSSO DEUS; e é preciso Ler a Bíblia: CONHECER A SUA VONTADE. Mas, isso é tão pouco, tão distante do que é realmente relacionar-se com Deus.

O Relacionamento com Deus é uma VIA DE DUAS MÃOS. Você fala e Ele te ouve e te responde. Ele fala, você O ouve e O obedece.

Jacó, viu uma Escada que subia até os Céus, por onde anjos subiam e desciam; Quando Natanael, foi chamado para ser um dos discípulos de Jesus, ele ouviu do Mestre, que ele veria os Céus abertos e anjos subindo e descendo sobre o Filho do homem (a saber: Jesus). Estas figuras de anjos subindo e descendo num lugar de Encontro, (num Lugar como o Monte Moriah, onde seria estabelecido O Tempo); sobre Jesus (O Emanuel - Deus conosco); são figuras de que o Relacionamento quando se dá, permite uma interação entre os Céus e a Terra, entre você e O CRIADOR DO UNIVERSO.

Na Oração, não apenas você vai falar, você vai ouvir, ver, entender, ser curado, tocado, abençoado.... Na adoração, conhecerá a Deus, descobrirá quem você é, conhecerá a Intimidade de Deus, seus segredos, seus anseios, seus alvos para tua vida e para tua geração e como você pode participar disto.... Na Leitura da Bíblia, saberá, quem Deus é, o que Ele pensa, o que Ele gosta, o que Ele não gosta e PRINCIPALMENTE: O QUANTO ELE TE AMA...

Se alguém dissesse: Casar é: Morar na mesma casa; Dar bom dia pela manhã e dormir na mesma cama à noite – Você que não é casado, não teria ideia do quanto estas três condições presentes num casamento são rasas comparadas com a profundidade de se tornar uma só carne com sua esposa ou marido...

Da mesma forma, Deus está nos convidando a nos relacionarmos com Ele, a conhecermos O Seu Coração, a sermos livres mesmo em momentos difíceis, a Buscá-lO ainda enquanto podemos achá-lO.
  
No final só restará isso

Depois que você atender seu último telefonema; de enviar a sua última mensagem no whatsapp; de dar sua última opinião sobre algum assunto; de sorrir pela última vez ouvindo a voz dos seus filhos; de dar o último beijo em sua esposa ou marido; de assistir pela última vez o noticiário; de rir pela última vez com seus amigos; de comer pela última vez sua sobremesa preferida; de participar pela última vez de um culto em sua igreja; de realizar pela última vez algo profissional; depois de você pela última vez escovar seus dentes e deitar em sua cama, pela última vez.... SÓ RESTARÁ VOCÊ E DEUS...

Se você não construir um relacionamento com Ele, naquele dia, vocês serão dois estranhos um para o outro, e não haverá mais tempo de se iniciar uma amizade.
  
No dia do seu sepultamento, ninguém dirá, o quanto você era um ótimo empresário; o quanto você pregava bem; o quanto você era pontual em seus compromissos... As pessoas que realmente se importam com você e que tiveram um relacionamento contigo dirão: Que você era um bom pai, um bom marido, um bom amigo.... Elas vão se lembrar do tempo que você dedicou para relacionar-se com elas....

No dia que seus olhos se fecharem para este mundo e se abrirem para a Eternidade, só o teu relacionamento com Deus, possível apenas pelo SANGUE DE JESUS, pelo SACRIFÍCIO PERFEITO, só o tempo dedicado à falar com Deus, a ouví-lo, a adorá-lo, a cumprir os seus propósitos, te darão oportunidade de viver a Eternidade com Ele...

Comece hoje!

Já é Meia-noite! Estamos no momento mais terrível de toda a história, ou você é livre, ou está preso. Ou você o Adora e Ora, para que Deus possa responder dos Céus e abalar toda a estrutura que te prende e oprime, ou talvez não haja mais saída para você...

É Meia-noite pra todos! Há quem nesta hora, por livre estar, que está Adorando e Orando, e por causa de seu Clamor, os Céus estão para responder e até você pode ser beneficiado pela Resposta de Deus, mas, você vai ser coadjuvante nesta cena e depender do Clamor dos outros, ou até que enfim vai decidir ser PROTAGONISTA na tua vida e vai CLAMAR, até que O Nosso Deus responda?

Quais músicas Paulo e Silas cantavam? Nunca vamos saber!
O que eles oravam? Rssss Tão pouco!

ADORE com todas as canções que conhecer e depois que elas acabarem, comece a cantar cânticos novos....
ORE e fale até se esgotarem as tuas Palavras e depois como namorados que não querem desligar o Telefone, comece a dizer que você O Ama, e não pare de perguntar se Ele ainda está do outro lado da linha....

O Nosso Deus, não cochila e nem dorme... Tenha certeza que Ele vai te responder:


MEU GRANDE AMOR, EU AINDA ESTOU AQUI!


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário