terça-feira, 16 de setembro de 2014

Série: "O Fruto & os Dons do Espírito" - ALEGRIA



ALEGRIA

“...porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito.” (Rom 14:17)

A Alegria, que é parte do Fruto do Espírito Santo em nós, é característica das pessoas que verdadeiramente conhecem O Senhor. Não é algo externo, produzido por um fato, ou momentâneo, ou restrito a um grupo de pessoas mais afortunado do que outros, mas, um sinal da Presença de Deus em nós.

É muito comum a confusão de ideias entre o que é ser feliz e o humor e a graça produzida pelos humoristas, como se dar uma gargalhada fosse sinônimo de ser alegre.

A Alegria provinda de Deus, independe de impulsos externos, e não é momentânea. Está acompanhada de outras características do próprio Fruto do Espírito como a Paz, e não é como uma montanha russa, como altos e baixos, ou como alguém que toma remédios contra depressão e ora está eufórico, ora depressivo. A Alegria do Espírito Santo está ligada à uma sensação de SATISFAÇÃO, de Plenitude, de Segurança de sermos cuidados pelo próprio DEUS, mesmo em momentos difíceis que todos enfrentam há quem zela por nossa vida e por nossos amados, e por isso compreendemos que há sim momentos de choro, mas, que serão sucedidos pela Alegria de Deus. Há momentos em que estamos entristecidos, mas, como diz a Bíblia: “porém, sempre alegres”.

É comum pessoas que não conhecem a Deus dizerem que não há uma Felicidade Absoluta, mas, apenas momentos felizes, e isso é verdade para o seu tipo de vida. A Alegria segundo o mundo é efêmera, passageira, dependente de ações e atitudes externas, muitas vezes está no que os outros fazem por você e não vem de dentro como uma fonte...

“...Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte. Até no riso terá dor o coração; e o fim da alegria é tristeza...” (Pv 14:12-13)

O Apóstolo Paulo a escrever para os Coríntios, fala dos que são chamados por Deus e que enfrentam todo o tipo de luta, como ele mesmo e Silas, que apanharam e ficaram presos à cadeias num tronco e durante toda uma noite não pararam de cantar cânticos de louvores ao Nosso Deus... Enquanto cantavam, um terremoto se deu naquela prisão e todos os presos juntamente com eles foram soltos...

Há um poder na ALEGRIA que vem do Nosso Deus... Há um poder  capaz de gerar um abalo, um terremoto, que vai atingir a vida de todos os que estão ao nosso redor.... Que creiam ou não, A ALEGRIA DE DEUS EM NÓS GERA LIBERTAÇÃO, primeiro para nós mesmos e depois para os que nos cercam...

“...O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo...” (Sl 30:5)

Há situações em nossas vidas que querem nos enclausurar, através da tristeza, da falta de esperança, do desespero, mas, HÁ UMA FONTE FLUINDO DENTRO DE NÓS, por onde flui A ALEGRIA que vem do Nosso Deus.

Talvez há pedras que estão obstruindo este fluir da Alegria, mas, se você tirar estas Pedras, a Fonte voltará a jorrar, porque na Verdade, ela jorra para Vida Eterna...

O Rei David, depois do fruto de seu pecado, por ter adulterado, mentido e ser o responsável pela morte de Urias, viu o filho que nasceu deste pecado definhar até a morte, e David, definhou juntamente com a criança, e numa confissão de pecados histórica, como o Salmo 51, ele reconhece que seu pecado é a razão de seu sofrimento, e depois de confessá-lo diante de Deus, pede que O Eterno lhe RESTITUA A ALEGRIA DA SALVAÇÃO, e O SEU ESPÍRITO VOLUNTÁRIO... Estas duas coisas são a Manifestação da Alegria, como parte do Fruto do Espírito em nossas vidas.

O “remover as Pedras” pode ser em sua vida, o reconhecimento de que o abatimento, a tristeza profunda, a sensação de falta de interesse em servir a Deus e de estar com os irmãos, a consequência de erros que uma vez confessados e deixados, podem permitir que O Rio da Alegria da parte de Deus volte a fluir de nossas vidas. A palavra Salvação em hebraico é o Nome de Jesus: YESHUA! Peça ao Nosso Deus, com fé: Deus restitui a Alegria da Tua Salvação em minha vida, a Alegria de Jesus em meu coração. Restitui o desejo de eu te servir e estar com meus irmãos e servi-los.

Quando Jesus estava para ser levado para a morte, disse a seus discípulos que eles ficariam entristecidos, mas, que a Alegria lhes seria restituída, quando O vissem novamente. Está ligado à VER JESUS em nossa Vida, A ALEGRIA que vem da parte de Deus para nós...

“...Assim também agora vós tendes tristeza; mas, outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa Alegria ninguém poderá tirar,...” (Jo.16:22)

Um motivo real de alegria em nossos corações é termos a certeza que estamos servindo a Deus e mesmo assim enfrentando todo tipo de oposição, dificuldade, acusação, perseguição.... Quantas pessoas enfrentam coisas assim quando se convertem a Cristo no meio de seus familiares e amigos.... Mas, permita que o Rio da Alegria flua do teu coração quando enfrentar momentos assim, pois está escrito: “...Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.” (I Pe.4:12 e 13)

TUDO O QUE PRECISA É A PRESENÇA DE DEUS, E A ALEGRIA QUE É PARTE DO FRUTO DO ESPÍRITO ESTARÁ PLENAMENTE MANIFESTA EM SUA VIDA. CHAME POR ELE!!!

“Tu me farás ver os caminhos da vida; na Tua Presença há Plenitude de Alegria, e na Tua Mão Direita, delícias perpetuamente” – (Sl. 16:11)

No momento mais difícil em sua prisão em Roma, o Apóstolo Paulo escreve aos Filipenses o que ficou conhecido como a Epístola da Alegria, e no ápice desta Carta ele diz aos irmãos de Filipos:

“Alegrai-vos, sempre, no SENHOR; outra vez vos digo: Alegrai-vos.” (Fp. 4:4)

MINISTÉRIO PASTORAL

IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário