terça-feira, 2 de setembro de 2014

Série: "O Fruto & os Dons do Espírito" - PALAVRA DE SABEDORIA



Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria;... (1Co 12:8)

Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante dele. E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo, e dai a metade a uma, e metade a outra. Mas a mulher cujo filho er suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah, meu senhor! dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. A outra, porém, disse: Não será meu, nem teu; dividi-o. Respondeu, então, o rei: Dai à primeira o menino vivo, e de modo nenhum o mateis; ela é sua mãe. E todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça. (1Rs 3:24-28)


Um dos dons do Espírito Santo, A Palavra de Sabedoria (LOGOS SOFIA), é dado PELO Espírito. A palavra usada pelo apóstolo Paulo, para descrever como este Dom se manifestaria nos traz um grande entendimento. É a Palavra “DIA”, que denota que há uma ação do Próprio Espírito, visto que Deus criou tudo o que existe, e sabe e mantém o mecanismo de todas as coisas, então, o que parece insolúvel aos olhos humanos, para Deus, está tudo claro e basta uma palavra para que seja solucionado.

O Rei Salomão, imediatamente após ter pedido um coração Sábio a Deus, depara-se com uma situação muito difícil de lidar. Duas mulheres que eram prostitutas estavam disputando a mesma criança.
Hoje em dia, qualquer um de nós poderia ter a sabedoria de pedir um teste de DNA, de ambas e da criança para solucionar a questão. Naqueles dias, no entanto parecia impossível chegar a uma conclusão sobre este caso... O Rei Salomão então age com uma Sabedoria tão grande, dizendo que ia partir a criança ao meio e dar metade a cada mãe, sendo contestado pela verdadeira mãe, dizendo que deixasse a criança viva, enquanto a mãe que tinha de fato perdido o seu filho, consentiu em que a criança fosse morta, querendo que a mesma dor que sentia, também sua amiga sofresse.

O fato é que O Rei Salomão não sabia, não tinha conhecimento da situação claramente, mas, Deus lhe deu uma direção, ele teve um vislumbre sobre como tal problema poderia ser solucionado. Vemos então que no ponto de vista de Deus, os problemas mais difíceis para nós, estão todos absolutamente resolvidos diante Dele.

A Palavra de Sabedoria, traz um vislumbre, uma solução, uma direção, para situações das nossas vidas, que parecem nos prender, pois nos vemos sem saída, sem a mínima condição de solucionar tal problema.

Quando trouxeram uma mulher pega em adultério, e tentaram a Jesus dizendo: - “Mestre, o que devemos fazer, porque a Lei manda que tal mulher pega em adultério fosse apedrejada”.

Ninguém se importou de fato com a mulher, mas, através desta situação queriam pegar Jesus, como que confrontando a Lei. Jesus não responde segundo a pressão e o desejo do coração daqueles homens, ele ajoelha-se e passa a escrever no chão.... Nós nunca saberemos o que Jesus escreveu ali, mas, um a um, todos foram sentindo-se culpados, já que Jesus lhes disse: - “Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra”

A Ação do Espírito Santo, na Palavra de Sabedoria, vem de alguém que olha um quebra-cabeças, um labirinto, um emaranhado de fios, e com absoluta clareza sabe como resolver esta dificuldade apontando um caminho, numa ação, que se seguida, há de trazer solução completa para o problema.

Há tantas situações difíceis, pelas quais passamos, bem como as pessoas que buscam a Deus, e nenhuma destas dificuldades amedronta a Deus, ou o põe de insônia.... Na verdade, eis que NÃO COCHILA E NEM DORME, O Guarda de Israel.

Quando os santos estão reunidos, é preciso crer que para situações que parecem não haver saída, HÁ EM DEUS UMA RESPOSTA!!!!

Infelizmente, quando se trata da nossa liturgia, de no final de um culto pessoas virem à frente para receber oração, muitas vezes, as pessoas que vão orar, não sabem dos problemas que tais pessoas enfrentam, e é claro, que Deus pode numa Palavra liberada, que o cristão que está orando não tem ideia do que tal palavra significa, para quem está recebendo oração, e está passando por um grande problema, pode ser a solução tão desejada!

Agora, se nos habituássemos, a compartilhar nossas lutas, dificuldades, problemas, uns com os outros, e em oração buscássemos solução do Céus para determinada situação, a resposta seria muito mais objetiva e muito mais comum seria a manifestação deste Dom do Espírito que está em nós.

Assim como aquelas mulheres buscaram o Rei, para obterem uma solução para seus problemas, apresente suas dificuldades a Deus. Exponha tais situações a outras pessoas que possam orar por você. Creiam que diante de Deus, está tudo claro, e que é necessário apenas agir... A PALAVRA DE SABEDORIA É UMA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, que se inicia com a verbalização, e mediante nossa obediência em realizar o que Deus nos disse, termina com a solução daquela situação difícil, já que é Deus quem opera em nós, tanto o QUERER quanto o REALIZAR.

Há problemas conjugais que parecem insolúveis; dificuldades profissionais onde já se esgotaram as possibilidades; há casos que as pessoas estão sem conseguir imaginar como poderão sair de situações em que se meteram.... DEUS TEM UMA RESPOSTA PARA NÓS!

Alguém pode ser o próximo C.O. de uma grande Multinacional; ou o próximo Ministro de Estado de nosso governo, como foi José do Egito, que sabendo da crise que viria sobre O Egito, viu que poupando 1/5 da Produção nos anos de abastança, poderia haver suprimento nos tempos de seca e fome... HÁ SABEDORIA EM DEUS PARA O SEU POVO! Ore, busque, permita que a CRIATIVIDADE de Deus, O PENSAR FORA DO QUADRADO, O VER DE CIMA, A HABILIDADE PARA RESOLVER, PARA ALCAÇAR, PARA SUPERAR, venha sobre você, e sobre nosso povo, quando juntos buscarmos a Deus em oração, expondo nossas necessidades, e esperando Dele, Sabedoria...

Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa,... (Tgo 1:5-7)

Precisamos pedir, A LOGOS SOFIA, Precisamos nos expor... É uma prática pouco comum no nosso meio, e portanto não temos visto o fluir deste dom com a intensidade que Deus através de Seu Espírito nos deu. Está na hora de crer, pedir sem duvidar, e receber!

Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. (Tgo 3:17)


MINISTÉRIO PASTORAL

IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário