quarta-feira, 25 de junho de 2014

Série: "O Espírito Santo" - O ESPÍRITO SANTO E A CADEIRA


Depois de Jesus ter voltado do deserto NO PODER DO ESPÍRITO SANTO, Ele volta para o lugar onde foi criado, onde morava, e como em toda a sua vida, aos Shabats Jesus ia à Sinagoga, pois os que moravam longe de Jerusalém, reuniam-se para adorar a Deus, para lerem a Palavra, neste lugar de congregação de comunhão... Mas, naquele Shabat, algo extraordinário aconteceu....

Numa Sinagoga, ainda hoje, há uma linda Arca, onde estão guardadas as Torahs, os Livros dos Profetas, e em determinado momento do Culto, a Arca é aberta, A Torah é tirada, e todos os homens dançam com a Torah, a beijam, e se inicia então um momento muito especial, quando a Palavra de Deus vai ser lida.

Naquele Shabat especial, tudo aconteceu como de costume, abriram a Arca, dançaram com a Torah, leram A Palavra de Deus, e em seguida, Jesus subiu até a BIMAH (Uma mesa, como se fosse um Púlpito voltado justamente para a Arca de onde a Torah é retirada), e então deram para ele o Livro do Profeta Isaías para ser lido... Jesus achou o seguinte texto:

Is. 61 - "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado...." E o texto continua...

Lucas dos que escreveram os evangelhos é o único que conta esta história, veja como ele descreve aquele dia: "Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor." (Lc. 4:16-19)

É curioso que a descrição do texto de Lucas é diferente do que está escrito na Bíblia em Isaías... Calma! Você não achou um erro na Bíblia! A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS E TODA A PALAVRA DE DEUS É VERDADE E NÃO HÁ NADA DE ERRADO NELA! ALELUIA!!!!

Lucas, não conheceu Jesus, ele não era judeu, foi um discípulo do Apóstolo Paulo, e quando este esteve preso em Jerusalém e depois em Cesaréia de Philipo por dois anos, aproveitou para fazer algumas pesquisas, certamente entrevistou pessoas como Maria, mãe de Jesus, Pedro, João, já que o relato de Lucas, que era um médico, um homem culto, aborda alguns aspectos que outros não valorizaram tanto quanto o Dr. Lucas... Por exemplo: Foi o único que relatou que do lado de Jesus, quando foi transpassado por uma lança depois de morto saiu Sangue e Água... Uma observação do relato da crucificação, cuja importância passou desapercebida por todos, mas, Lucas trás um significado muito especial, já que também foi do lado do Adão que Deus sacou sua companheira, foi do Lado de Jesus, que Deus sacou a Igreja... Bem, vamos voltar à Sinagoga de Nazaré...

Lucas, não estava presente no dia que aconteceram aqueles fatos, do que as pessoas contaram a ele, temos este relato, e do texto que está escrito em Isaías, percebemos que Lucas faz uma interpretação e algumas explicações do que estava no texto do profeta, que começaram desde aquele dia a se cumprirem em Jesus.

Porém, algo é muito importante, pois Lucas descreve, que quando Jesus passou a ler, de repente Ele pára. Todos na Sinagoga então ficam olhando para Ele... Porque? 

Porque o texto era longo e tinha que ser lido até o fim, como de costume... E Jesus, não leu até o fim!

Ele começa lendo que "O Espírito do Eterno Deus está sobre Ele" e entre outras coisas Ele veio para Anunciar "O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR", o texto em Isaías continua dizendo assim: "," (VÍRGULA), "E o dia da Vingança do Nosso Deus" e continua... 

Pois Jesus tira esta vírgula e põe um PONTO.

O texto do Profeta falava da completa obra de Cristo, como Salvador, mas, também como Juiz e como Rei, porém, quando Jesus veio neste mundo em carne, não o fez como Juiz, mas, como O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Não veio naquele tempo para trazer O JUÍZO de Deus... Isso ocorrerá, mas, ainda não era hora... O texto era lido constantemente, todos o conheciam decor... Desde crianças alguns anciãos o ouviam e liam, e por isso, quando Jesus, tirou a VÍRGULA e colocou no lugar um PONTO... Todos arregalaram os olhos e ficaram olhando para Ele...

Jesus então vai até uma cadeira e se senta...

Há uma palavra grega que usamos bastante que é CÁTEDRA, e que quer dizer CADEIRA. Desta palavra vem as CATEDRAIS, OS CATEDRÁTICOS, etc. A palavra Cátedra neste sentido, fala de um lugar de autoridade conquistada através do conhecimento, dos méritos, títulos alcançados, por alguém que tem condições de se sentar num lugar como que manifestando com este gesto autoridade.

Numa Universidade os Catedráticos, são os Professores Mestres e Doutores, responsáveis por Cadeiras (Cátedras), em vários ramos do saber... E a Plataforma, onde geralmente está uma mesa e a CADEIRA é chamada de Cátedra. Porque isso? Porque O Professor, Mestre, Doutor Catedrático, tem autoridade para destacar-se dos demais, passando a ser uma referência no ensino de determinada matéria.

POIS FOI O QUE JESUS FEZ! Ele depois de ter lido aquele texto, sentou-se numa cadeira, e como O MAIOR CATEDRÁTICO DO UNIVERSO DISSE:

Hoje cumpriu-se esta profecia que vocês acabaram de ouvir! 

Jesus, que desde O Jordão, tinha sido cheio da Plenitude do Espírito Santo, foi levado pelo Espírito ao deserto, e depois de por 40 dias ter desfrutado da Companhia do Pai, pelejou com Satanás, e o venceu pelo Poder da Palavra Viva, através do Espírito que Nele estava, e então, volta para o lugar onde cresceu, onde vivia, onde seu pai (José), o ensinou tanto a profissão de carpinteiro, quanto o ensinou sobre a Palavra de Deus, fazendo de Jesus, um Rabino respeitado em toda a nação. Jesus então neste dia disse do que estava acontecendo ali, diante dos olhos de seus concidadãos... Pessoas que o viram crescer e alguns que certamente eram seus amigos desde pequenos ouviram: "O ESPÍRITO DO SENHOR DEUS ESTÁ SOBRE MIM!!!!!!"

Jesus sentado naquela cadeira está dizendo: EU ME ASSENTO, porque tenho autoridade para fazê-lo! O que acabaram de ouvir, cumpriu-se em mim! Eu tenho autoridade para arrancar os cativos das mãos do Diabo, porque o acabei de vencer no deserto! Tenho autoridade para abrir os olhos dos cegos que foram cegados pelo príncipe deste século. Tenho autoridade para curar os humildes, os de coração quebrantado, os cativos, os feridos, e para ANUNCIAR, GRITAR, BRADAR, FAZER CONHECIDO, PROCLAMAR, que chegou a hora que O Pai tanto esperava! CHEGOU A HORA DA SALVAÇÃO NESTE MUNDO!

O juízo certamente virá, mas, agora é a Época de manifestar A GRAÇA! A ESPERANÇA DO PAI é a minha palavra, é a minha direção para este mundo doente, ferido e perdido!

Pois saiba você, e creia! Está na hora de nos batizarmos no Verdadeiro Arrependimento de vivermos longe da Vontade de Deus; está na hora de sermos Cheio do Espírito Santo. Está na hora de nos deixarmos guiar pelo Espírito para o deserto para termos Comunhão com O Pai, para o lugar onde Ele fala e nós ouvimos! Está na hora de derrotarmos o mal dizendo: ESTÁ ESCRITO!

Está na hora de nos darmos conta de que O mesmo Espírito Santo que gerou Jesus no ventre de Maria, e que O Ressuscitou dentre os mortos está sobre nós. Está na hora de sentarmos em nossa casa, com nossa família, no emprego, profissão ou empresa que temos, no meio de nossos amigos, na rua, bairro, cidade ou nação onde Deus nos colocou... Está na hora de tomarmos a CADEIRA e sentarmos nela! ESTÁ NA HORA DE DIZER COM TODAS AS LETRAS: 

HOJE SE CUMPRIU TODA A PALAVRA DE DEUS A MEU RESPEITO! 
HOJE EU TOMO A AUTORIDADE QUE CRISTO ME DEU NESTE LUGAR!
HOJE EU ME SENTO COMO AUTORIDADE PRA DIZER QUE NÃO CABE MAIA AQUI EU E SATANÁS E ALGUÉM VAI TER QUE SAIR DAQUI!

E EU EM NOME DE JESUS CRISTO DECIDO QUE QUEM VAI TER QUE SAIR NÃO SOU EU! É ele.

HOJE EU DECLARO QUE O ESPÍRITO DO SENHOR DEUS ESTÁ SOBRE MIM, E ESTÁ COM UM PROPÓSITO, E ESTE PROPÓSITO É MANIFESTAR A ESPERANÇA DE DEUS EM MINHA GERAÇÃO!

HOJE! 

VOU GRITAR, BRADAR, TECLAR, FAZER CONHECIDO, ANUNCIAR QUE CHEGOU A HORA! CHEGOU A HORA QUE DEUS ESTAVA ESPERANDO... 

ESTA É A HORA DE DEUS PRA NÓS!


Ministério Pastoral
Igreja Apostólica Betehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário